terça-feira, 26 de maio de 2009

Praia do Vietnã com 7 km de coqueiros. Conheça!


Uma longa fila de coqueiros acompanha os sete quilômetros da límpida praia de Nha Trang, no litoral sul do Vietnã. Dotada de ambiente tranqüilo, a praia é também favorecida pelo clima: média de 23 °C e dias quentes o ano todo. Não é de se estranhar que o local ocupe um posto de destaque entre as rotas turísticas internacionais.

A imagem de destino perfeito para banho de sol e mar não vem de hoje: foi no século XIX, quando o país estava sob domínio francês, que Nha Trang começou a deixar de ser apenas um conjunto de vilas de pescadores para assumir sua vocação de balneário. A fama aumentou entre os estrangeiros durante a Guerra do Vietnã, quando soldados americanos iam para lá descansar. Em 2008, novamente o mundo voltou seus olhos para as belezas da cidade, dessa vez por causa de outro tipo de disputa: ali se deu a etapa final do Miss Universo, vencida pela venezuelana Dayana Mendonza.

O litoral de Nha Trang é pontilhado por diversas ilhas, como Hon Ter, o que aumenta a oferta de praias. Como se não bastasse essa costa privilegiada, a cidade vietnamita tem ainda outra característica que a deixa ainda mais atrativa: ela é cercada por imponentes silhuetas de montes e montanhas que se destacam a cada pôr-do-sol. As elevações se concentram mais no oeste, mas é no norte do balneário que fica um dos montes mais importantes: Chong.

Nha Trang também se apresenta como cidade histórica que guarda marcas da época em que seu nome era Kauthara. Isso ocorreu entre os séculos VII e XIX, quando a atual região do Vietnã era ocupada pelo reino Cham (formado por descendentes de malaios e polinésios).

Entre os vestígios remanescentes dessa época, chama atenção a torre do templo Po Nagar, construído no século VIII como símbolo de um dos centros políticos do reino. Dedicado à deusa da terra Yan Po Nagar, o templo é formado por rochas esculpidas com desenhos (de anjos, por exemplo) e registros de decisões dos governantes (como as da restauração do templo, em 781, e a da construção de uma estátua de deusa em ouro, em 918).


Um comentário:

! Marcelo Cândido ! disse...

adoro coqueiros
lembro-me de PRAIA GRANDE, lá pelo menos a última vez que fui tinha coqueiros!!!
abraços