sábado, 2 de maio de 2009

Jóias extravagantes em exposição


Design diferenciado, texturas e materiais nobres ou alternativos são algumas características das peças selecionadas para a Exposição XXL de Jóias, que vai até 10 de maio. O evento é organizado pela Central de Designers, que convidou 53 artistas premiados da área para mostrar suas criações que fogem do padrão.
Afinal, essa também é a proposta do espaço idealizado pela joalheira e publicitária Cristiane Maradei Lombardi, que exibe criações de designers consagrados e jovens talentos do mercado, sempre com o mote das novas propostas.

Entre os artistas selecionados, estão Adriana da Riva, Adriana Delmaestro, Alfredo Grosso, Amanda Chohfi, Bettina Terepins, Cacau Villas Boas, Camila Lovisaro, Carlos Godoy, Ivete Cattani, Juliana Pellegrini, Letícia Linto, Patrícia Gotthilf, Nami Wakabayashi, Salvador Francisco Neto e Sonia Pasetti.

Segundo a organização, a intenção da exposição é mostrar outra dimensão da jóia e poetizá-la dentro de uma tendência captada no mercado: tamanhos grandes, por isso o nome XXL (sigla para extralarge, em inglês), que define o tamanho extragrande.

"Quando soube do tema da mostra, fiquei muito feliz, já que vai ao encontro do que sempre busquei no meu trabalho", diz o joalheiro Salvador Francisco Neto, 64 anos e 56 de carreira. A maioria de suas joias é feita com aço inox e titânio porque prefere valorizar a arte, e não o material.

"Ouro e prata são nobres, porém recicláveis: você pode desmanchar uma joia para fazer outra", explica ele, que expõe peças grandes, como um anel de pedra trusa e um colar que cobre todo o ombro, "para ser usado por pessoas despojadas", em suas palavras. "Jóias são parte de uma pessoa e não signos de ostentação", conclui.

"Para mim, cada peça da minha coleção é uma obra de arte, e essa é a grande poesia", diz Amanda Chohfi, 33 anos, há nove na área de joalheria. Compartilham desse conceito os artistas e designers que participam da exposição, já que os trabalhos são todos bem pessoais.

"Não pensamos em tendências. Sigo meu estilo baseado na pesquisa de materiais e nas formas simples e diretas", afirma ela, que expõe duas peças - um bracelete e um pingente - feitas com materiais de que gosta, como prata com tratamento de cor, acrílico e diamante.

Serviço

A Exposição XXL de Jóias acontece na Central de Designers, no Shopping Jardim Sul, piso 2, que fica na Av.Giovanni Gronchi, 5819, São Paulo, SP.

Nenhum comentário: