sábado, 23 de maio de 2009

New York, New York...


"Esquina do mundo". "Capital do mundo". "O segundo lar do mundo". Quando se tenta resumir o que é Nova York, tende-se a esse exagero, encontrado em quase todo canto dessa cidade. Mas essas adjetivações não estão muito longe da realidade. Afinal, quantas cidades do mundo podem se gabar de ser realmente cosmopolitas?

Certamente, Nova York, ao lado de Londres, lidera a lista. Nova York é uma megalópole que abriga representantes de praticamente todas as raças, etnias e nacionalidades do planeta. Escolha um país: Brasil, Itália, França, Rússia, Índia, Irlanda, Cazaquistão, Japão, Inglaterra, Sri Lanka, Irã, Iraque, Israel, Arábia Saudita, Holanda, Alemanha, Bolívia, Cuba, Angola, Finlândia, Congo... Lá tem gente de todos esses lugares.

Gente que foi "fazer a América", e que carregou consigo tradições, costumes, receitas e formas diferentes de enxergar o mundo. Não é sem razão que se pode comer, em Nova York, literalmente, de tudo: das cozinhas exóticas de Ásia e África à gastronomia clássica de França e Itália.

Nova York também é uma cidade musical. É movida a jazz, hip hop, rock 'n' roll, rap, folk, gospel, lounge, techno, bossa nova, samba, salsa, calipso.

Nova York são várias. E é única. Se você gosta dos Estados Unidos, não pode deixar de conhecê-la. Se você não gosta do país, ou do seu povo, mais uma razão para visitá-la. Afinal, ela não é apenas mais uma cidade norte-americana: é a capital do mundo.

Nenhum comentário: