terça-feira, 12 de maio de 2009

Conheça o homem politicamente correto até no banheiro!

A grande vantagem masculina de poder urinar em pé está com os dias contados. Pelo menos no Japão, segundo matéria do Japan Times deste fim-de-semana. No país, famoso por tantas regras e tradições, as mulheres - cansadas de limpar a sujeira alheia -, resolveram dar um basta na respingadinhas em torno do vaso sanitário e passaram a exigir de seus maridos que fizessem xixi sentado.

A Panasonic, que lá fabrica e comercializa toaletes eletrônicas encomendou uma pesquisa em 2007 e viu que 51% dos homens japoneses entre 30 e 60 anos, agora tiram a água do joelho sentadinhos, contra 15% observado em 2004 (a próxima pesquisa é em 2010).

E a bronca das donas de casa orientais é legítima. A Panasonic resolveu estudar o assunto contando os respingos a partir da posição elevada do homem. E viu que dependendo do alvo, o número se altera.

Se o indivíduo mira o centro do vaso, com um jato de 400 mililitros, produz em torno de 85 micro-gotas para fora. Se mirar, porém o fundo da privada, esse número aumenta para 207 gotas e a parte anterior, para 311 gotinhas voando para fora da bacia, diretamente para o chão.

Acessórios, como uma almofada especialmente desenhada para permitir ao homem fazer seu número 1 ajoelhado já está sendo lançada lá com relativo sucesso (tem até a versão "adulta" que emula pernas femininas).

Regra para poupar água

Enquanto isso no Brasil, com muito bom humor, o site "Xixi no banho"(www.xixinobanho.org.br), mantido pela Fundação SOS Mata Atlântica, mostra que esta prática é mais ecologicamente sustentável.

Ao fazer seu número 1 no box, você economiza uma descarga, o que significa usar 12 litros de água a menos por dia. 75% de quem entrou na página da internet já é adepto do ato.

Aos detratores da campanha, que já fazem comentários taxando-a de nojenta, o site lembra que a urina é composta de 95% de água e 5% de uréia, sal e outras substâncias, e a água do banho leva tudo embora (por isso o melhor é fazer o xixi no comecinho da lavagem).

Um comentário:

Sandra Barreto disse...

Essa almofadinha para os homens está um must...ahahahah adorei...imagina se as firmas agregassem a idéia...ahahahah.Muito boa matéria, ri muito!!!Vleu.Bj.