terça-feira, 5 de maio de 2009

Atletas de fim de semana.. cuidado!!

Nem só os atletas precisam se preocupar com os joelhos. Comum em jogadores profissionais de futebol, por conta da sobrecarga de exercícios, os problemas nessa parte do corpo podem acometer com maior freqüência os esportistas de fim de semana, alertam os especialistas.

São homens que jogam futebol no domingo e mulheres que correm para perder peso no sábado de manhã, por exemplo. O problema é que geralmente essas pessoas não têm condicionamento físico, estão acima do peso e realizam os exercícios de forma inadequada.

Como é o caso do jornalista Wilson Dell'Isolla, 26 anos, de São Paulo, que joga futebol por lazer de uma a duas vezes por semana sem o aquecimento adequado. Em uma das partidas, rompeu o ligamento lateral do joelho esquerdo. "No momento, senti um estalo e, a partir daí, começou a doer", lembra. Depois de dois dias com dor, foi ao médico, que imobilizou sua perna por uma semana.
Resultado: cinco sessões de fisioterapia e quatro meses sem jogar bola.

"Voltei há pouco tempo, mas uso uma joalheira especial, que deixa o joelho mais firme, e não me esforço muito", conta.
Se você também é um atleta de fim de semana, fique de olho nas recomendações de especialistas para realizar sua atividade física de forma segura e evitar lesões.

- É possível praticar atividade física somente nos finais de semana, afinal, é melhor do que nada. No entanto, deve ser feita de forma moderada e nunca um esporte competitivo, pois aumenta o risco de lesões.
- Você pode deixar de ser sedentário praticando 30 minutos de atividade física moderada diariamente. Dance, leve o cachorro para passear, caminhe. Tudo é válido para movimentar-se. Para quem tem mais de 50 anos, a caminhada é o exercício mais indicado e deve ser feito em local plano, sem muito sol e constantemente.

- A escolha do tênis é muito importante. O calçado deve ter um mecanismo de amortecimento, que tira o impacto do calcanhar e do joelho e, ainda, o transforma em impulso. Para cada atividade há um modelo específico. O tênis não pode ser surrado, pois quanto mais velho, menos absorção de impacto. O calçado de quem faz exercício diariamente perde 50% de absorção depois de sete meses de uso.

Exercícios demais

- Abusar da atividade física também pode render lesões nos joelhos. Isso é comum em freqüentadores assíduos de academia ou praticantes de esportes que exigem bom condicionamento físico, que acabam desenvolvendo lesões de cartilagem e tendinite.
- A recomendação dos especialistas é, antes de iniciar qualquer atividade física, fazer condicionamento físico, perder peso e fortalecer a musculatura, com acompanhamento de um profissional. O ritmo deve ser moderado no início e ir aumentando aos poucos.

Problemas mais comuns

- Os praticantes de esportes (geralmente futebol) sofrem mais lesões de menisco e ligamento por traumas. No primeiro caso, o tratamento é sempre cirúrgico e de rápida recuperação (20 dias). Nas lesões de ligamento, o tratamento pode ou não ser cirúrgico, dependendo do caso, e a recuperação é demorada (em média, oito meses).
- Os não-praticantes de esportes geralmente se envolvem em acidentes corriqueiros, como torções em queda. O tratamento pode requerer cirurgia.
- Há ainda os indivíduos que têm atividade física muito intensa, como bailarinos, que fazem movimentos de repetição. Nesses casos, podem surgir tendinite e lesões de cartilagem.

Nenhum comentário: