sexta-feira, 10 de junho de 2011

FUMAR - LARGUE ESSA IDÉIA - VEJA ALGUNS MALES


Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine mostra que mulheres fumantes potencializam de forma irreversível as chances de ter uma Doença Arterial Periférica (DAP) sintomática. A recuperação completa não é possível nem mesmo no caso daquelas que fumaram por pouco tempo.

A pesquisa contou com a colaboração de 38.825 mulheres durante pouco mais de 12 anos. Anualmente, elas respondiam questões sobre se continuavam fumando, o número de cigarros que fumavam por dia e os cuidados que tinham com a saúde. Além disso, os cientistas também coletavam possíveis sintomas da DAP.

Os resultados revelaram que fumar aumenta em dez vezes os riscos de ter uma DAP e que mesmo as mulheres que não fumavam há 20 anos não recuperaram a saúde arterial de forma semelhante a alguém que nunca havia fumado.
A DAP é um grave transtorno frequentemente debilitante causado pelo estreitamento das artérias nas extremidades inferiores do corpo. Dentre os sintomas da doença, encontram-se dores e fadiga nos músculos das pernas.

Pare de fumar com a acupuntura
Milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas do consumo de tabaco. Diante desta estatística alarmante, cabe a autoridades e órgãos de saúde não apenas deixar a população a par desses dados como também informar e disponibilizar métodos e tratamentos eficazes contra o tabagismo. Um deles, que deveria ser mais disseminado, é a acupuntura, que tem se revelado uma eficiente combatente da dependência química.

Há mais de cinco mil anos, os chineses a utilizam como meio para a cura e tratamento de diversos males. No caso do tabagismo, ela age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, o método inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas.

O tratamento ainda é potencializado com o uso de adesivos e chicletes de nicotina. Dessa forma, o paciente não sentirá tanto a falta da droga, pois ele estará preparando o seu corpo para largar a dependência química ao mesmo tempo em que recebe doses cada vez menores da droga a qual estava habituado.

Entretanto, o sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles, querer realmente parar de fumar e escolher um profissional bem treinado, geralmente associado a uma instituição de referência.

Nenhum comentário: