segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que olhamos para cima quando pensamos?

A explicação para este fenômeno é baseada na neurofisiologia. Segundo o Professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, o Doutor Fernandes Cendes, quando queremos nos concentrar em algo usamos esse movimento - que é um dos chamados 'atos reflexo'. "A pessoa vira o olhar para cima para tirar o foco do que estava olhando e focar com mais facilidade no que se está pensando."

Segundo o professor, esse ato reflexo é um movimento natural e automático. "Quando fechamos os olhos, por exemplo, os olhos viram para cima".

Sobre o tema, publicações afirmam, inclusive, que quando você está olhando para cima, você está criando imagens e, dependendo do lado que se olha, diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Segundo essa explicação, se você estiver olhando para cima e para direita está construindo imagens novas, se for para cima e para a esquerda, o cérebro esta recordando imagens.

Mas, segundo o professor, esta explicação ainda é empírica, não tendo real comprovação científica. A base para essa conclusão - ou especulação - se deve ao fato de que o hemisfério direito do cérebro trabalha com imagens e o esquerdo com linguagem e memória.

Um comentário:

Anônimo disse...

pior né... quando estamos matutando mesmo olhamos pra cima, e quando se referimos a deus tbm olhamos pra cima ^^