quarta-feira, 29 de abril de 2009

Melhore a pronúncia de seus filhos com estes dez "Trava Línguas"


Sabe aquele comercial de TV em que o Luciano Huck aparece falando frases que parecem impossíveis de serem ditas? Aquilo se chama trava-língua e é um ótimo exercício para falar corretamente.

A fonoaudióloga e professora da Universidade São Camilo Luciana Bertachini afirma que é possível aprender a articular bem as palavras com brincadeiras. "A mãe pode estimular os filhos na pronúncia correta ao ajudar a criança a colocar um nome difícil numa boneca, por exemplo. Outra maneira é cantar músicas com palavras que tenham bastante consoante", informa. Essa dica impede, por exemplo, que você seja como o Cebolinha, personagem da Turma da Mônica que troca o "r" pelo "l", o que torna o jeito dele de falar "englaçado", porém errado.

E mesmo que alguns adultos achem um charme quando você troca uma letrinha por outra, saiba que esse erro pode lhe trazer problemas no futuro. Não seria no mínimo esquisito se seus pais falassem como alguém de cinco anos? Então, é bom corrigir eventuais falhas na pronúncia desde cedo.Para treinar e ainda se divertir, separamos 10 trava-línguas:

- O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
- Em um ninho de mafagafos havia sete mafagafinhos; quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.
- O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
- O rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.
- Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
- O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.
- O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce.
- Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

Colares de tecido lucrativo!!


Foi fazendo flores de tecido para o cabelo que a designer Camila Ferreira, de Campo Grande (MS), encontrou uma "mina de ouro" em agosto do ano passado. Assim que desfilou os primeiros modelos, passou a receber encomendas e, em um mês, já precisava da ajuda de duas amigas para dar conta da produção.

Os enfeites e colares que elas passaram a vender se encaixaram perfeitamente numa brecha de mercado não explorada da capital sul-mato-grossense. "Comecei a confeccionar os acessórios porque simplesmente não encontrava o que queria usar", lembra Camila. "Quando pensamos nos colares, optamos por usar tecidos também para ter um diferencial. Não havia essa oferta aqui e nós a preenchemos", conta.

A idéia vingou. Aproveitando retalhos e sobras de malhas de fábricas da região, as três colegas mataram dois coelhos com uma cajadada só. Ao usarem uma matéria-prima barata - ou grátis, já que a maioria dos tecidos ainda é doada -, não tiveram um custo inicial elevado. Além disso, podem classificar suas peças como ecológicas e ganhar pontos junto às adeptas da moda "verde".
Os colares agora são o carro-chefe do trio, que batizou a marca de Filós - Meninas Arteiras. Além de Camila, o grupo é também formado por Érica Estela e Marcela Manzig. Feitas de malha com detalhes em metal, as peças são volumosas e combinam várias cores. "Temos também uma linha mais "seca", mas a nossa característica é o estilo despojado, com volume", explica Camila.

Como podem ser colocados de diferentes formas em volta do pescoço, os colares acabam conquistando uma clientela ávida por looks de inverno na tórrida Campo Grande. "As pessoas aqui gostam de cachecol, mas faz muito calor. Os colares suprem essa vontade de usar a peça e não esquentam, já que são de malha", explica.

Hoje a produção é de cerca de 500 itens por mês, o que garante uma renda média de R$ 10 mil. Com sete meses de existência, o empreendimento ainda não se tornou atividade principal das três, mas a idéia é transformar a marca em uma loja na cidade.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Bebês Bilíngues... que gracinha!!


O que se passa na cabeça de um bebê bilíngue, como afeta a maneira de pensar e que benefícios traz? Um estudo publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences pode ajudar a responder essas questões.

Mais do que administrar informações sobre dois idiomas, esse aprendizado acelera o desenvolvimento do processo cognitivo. Isso significa conseguir organizar, planejar, priorizar e alternar atenção entre objetos diferentes. A pesquisa foi realizada pela International School for Advanced Studies, em Trieste, na Itália, pelos médicos Agnes Kovacs e Jacques Mehler.

Quarenta crianças com sete meses, ainda ensaiando suas primeiras palavras, foram submetidas a teste para medir sua capacidade em realizar uma tarefa. Metade delas vivia em ambiente monolíngüe e a outra metade vinha de famílias bilíngues. Os bebês foram expostos a um boneco que aparecia numa tela após o som de palavras sem sentido inventadas pelos próprios pesquisadores. Aí, os sons e a localização dos bonecos eram mudados.

Os bebês monolíngües tiveram dificuldades em perceber as mudanças mesmo quando os pesquisadores davam dicas da nova localização do boneco. Já os bilíngües mudaram o foco de atenção mais facilmente. Monitorar línguas e mantê-las separadas em locais diferentes do cérebro é parte das funções conhecidas pela ciência. Portanto, o estudo sugere que mesmo antes de uma criança falar, o ambiente bilíngüe pode acelerar o desenvolvimento, pois exigiria o uso de mais áreas do cérebro dos bebês.

Dicas para evitar queimaduras em crianças

As queimaduras são uns dos principais acidentes que atingem as crianças. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde entre setembro e outubro do ano passado aponta que a maioria (27,4%) dos atendimentos de emergência por esse problema foi em pequenos de até nove anos. E dentro dessa faixa etária, 91,6% dos casos aconteceu dentro de casa.

Basta um cabo de panela virado para fora do fogão ou materiais inflamáveis ao alcance da garotada para que o pior possa acontecer. "As crianças são mais vulneráveis às queimaduras por terem pele mais fina que adultos e crianças mais velhas. Sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas e mais rapidamente, que atingem maior profundidade e maior superfície do corpo; e têm habilidade reduzida para escapar do perigo", afirma a ONG Criança Segura. Caso o filho se queime, nunca coloque manteiga, clara de ovo ou outras receitas caseiras no machucado.

"Bolhas só podem ser estouradas por um médico no pronto socorro. Se a queimadura for causada por líquidos quentes, resfrie a área queimada imediatamente com água fria e corrente. Se for com agentes químicos, lave a área atingida com grande quantidade de água corrente. Se as vestes ficarem em chamas, deve-se deitar e rolar a criança no chão, além de enrolar a vítima com um pano úmido", recomenda a instituição.

Como o melhor sempre é prevenir, fique atento e siga à risca algumas dicas simples da ONG Criança Segura:

1. Mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.
2. Dê preferência pelas bocas de trás do fogão e deixe os cabos das panelas virados para trás.
3. Evite carregá-las no colo enquanto mexe o conteúdo de panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples café pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.
4. Quando estiver tomando líquidos quentes, fique longe dos pequenos.
5. Não use toalhas compridas ou jogos americanos para evitar que os pequenos puxem, fazendo com que o que estiver em cima os queime.
6. Antes de dar banho no bebê, verifique a temperatura da água com o cotovelo ou o dorso da mão.
7. Não deixe as crianças brincarem por perto quando estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância.
8. Proteja as tomadas com tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.
9. Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance da mão das crianças.
10. Apenas permita que empinem pipas em campos abertos com boa visibilidade, sem a presença de fios e postes de eletricidade. Oriente para não tentar retirar o brinquedo caso se enrosque na rede.
11. Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças.
12. Guarde todos os líquidos inflamáveis fora da casa e trancados longe dos filhos.

domingo, 26 de abril de 2009

Computador que estimula aprendizado


Um computador do tempo dos dinossauros, para seu filho aprender com os amigos pré-históricos em uma versão bem high-tech. O Dinotop, que chegou ao mercado agora, foi feito para ser o primeiro laptop da criança. Além de divertido, incentiva os pequenos a partir de um ano de idade a aprenderem letras, números, formas e cores, tudo em português.

A interação é feita através dos botões, bem funcionais e simples de serem usados. No botão “osso-seletor”, por exemplo, a criança pode ligar e desligar o aparelho, acessar letras e números e a função de formas e cores, além das notas musicais. Já a tecla interrogação estimula o aprendizado, pois lança questionamentos sobre o tema em questão (alfabeto, cor, música etc.).

O bacana é que o laptop encoraja a criança a continuar brincando mesmo em caso de erro. E quando eles acertam, tem elogio, lóóógico. A ideia é mostrar que errar é normal. Porque é mesmo!

Dinotop, Preço sugerido: R$ 79,90, Dican.

sábado, 25 de abril de 2009

Alguns cuidados na gravidez

Se você está grávida e abusa na hora de se alimentar, é melhor deixar de lado esse hábito para garantir a saúde do seu filho. Um estudo apontou que dietas com alto índice glicêmico (IG) durante o terceiro trimestre da gestação podem fazer com que a criança nasça mais pesada e com maior risco de desenvolver obesidade infantil. A conclusão foi publicada no Jornal Britânico de Obstetrícia e Ginecologia.

De acordo com o site Science Daily, para chegar a esse resultado, cientistas do Instituto Conway de Pesquisa Biomolecular e Biomédica da Universidade de Dublin e do Hospital e Maternidade Nacional, ambos na Irlanda, analisaram algumas ovelhas. O animal é usado há cerca de 40 anos para obter informações sobre a relação entre mães e bebês humanos. É que a ovelha apresenta elementos da gravidez parecidos, incluindo função metabólica e transporte de nutrientes, segundo o Science Daily.

Além disso, pesa de 65 a 85 kg, tem média de 17 dias de ciclo reprodutivo e usualmente tem um ou dois filhotes por vez, com período de gestação relativamente longo, de 147 dias. "Pela primeira vez, os resultados mostram que ovelhas alimentadas com comidas de alto índice glicêmico duas vezes ao dia além das refeições normais, durante o último trimestre da gravidez, deram à luz filhotes mais pesados e com crescimento mais rápido", diz um dos autores do estudo, Alex Evans, professor associado de fisiologia animal da Universidade de Dublin.

O índice glicêmico mede como o alimento aumenta os níveis de glicose no sangue. "Representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em comparação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose. Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose", afirma a Sociedade Brasileira de Diabetes. Os alimentos com índices menores que 75 são considerados de baixo IG, enquanto os maiores de 95, de alto. Confira a tabela da Sociedade Brasileira de Diabetes no link acima.

Olha que praia linda na Turquia!!


No sudoeste da Turquia, numa região chamada Lícia, a cidade de Kas reúne praias exuberantes e vestígios de sua história milenar. Bares e restaurantes distribuem-se por ruas estreitas de paralelepípedo contornadas por tumbas cravadas em rochas. O cenário não esconde: Kas ocupa o mesmo espaço da antiga Antiphellos, cidade fundada no século VI antes de Cristo pelos lídios, donos de uma das civilizações que habitaram o Mediterrâneo antes do ano zero, como os gregos e os persas.

Um paredão de montanhas contorna Kas, protegendo-a dos ventos frios que sopram do interior do continente, a partir do altiplano da península de Anatólia. Apesar dessa muralha, o acesso ao local é facilitado por rodovias que partem das cidades de Fethiye e Antália (uma viagem de carro que dura cerca de três horas). À beira do Mediterrâneo vêem-se algumas ruínas. Mas é subindo a colina da cidade que se tem contato com a maior concentração de reminiscências da cultura lídia. Tumbas, arcos e passagem sob as rochas acompanham todo o caminho.

No topo, ainda permanece um teatro construído no século I antes de Cristo com sua arquibancada semicircunferencial muito bem conservada - um ponto privilegiado para observação da praia. Para desfrutar do mar em Kas, o melhor período é entre maio e novembro, quando a temperatura máxima alcança 32 graus Celsius e a mínima gira em torno dos 18.

Além das belas áreas para banhistas, o litoral da cidade tem um pequeno porto de onde partem excursões para localidades vizinhas - como Simena e Patara, também dotadas de ruínas lídias.

A moda da "chapinha" bomba lá fora!!


O Brasil acaba de dar nome a outro tratamento de beleza nos Estados Unidos. Depois de a depilação com cera ser batizada de Brazilian wax, agora uma técnica de alisamento dos cabelos também recebeu o nome de Brazilian e está virando um estilo entre as celebridades.

O hairstylist Andy LeCompte, que ficou conhecido por ser o cabeleireiro de ninguém menos do que Madonna por muito tempo, aponta que essa é a tendência e está na cabeça de personalidades como Nicole Richie, Lindsay Lohan, Ashley Tisdale, Penélope Cruz e Jennifer Connelly, algumas de suas clientes ilustres. "Brazilian é a novidade mais quente em tratamento dos cabelos", disse ao site Female First.

Por aqui, as atrizes Juliana Paes e Carol Castro usam o tratamento.Segundo o profissional, não se trata de uma técnica de alisamento, mas um tratamento que suaviza o volume dos cabelos. Se o cabelo é crespo ou ondulado, essas características serão mantidas, mas como menos volume. E ainda fica mais fácil deixar os fios mais lisos apenas usando secador, sem o uso da escova.

Andy diz que o tratamento dá mais liberdade para quem pratica esportes ou quer ir à praia, pois basta secar rapidamente os cabelos para conseguir um resultado incrível. Aqui no Brasil, a técnica é conhecida como escova inteligente e tem aplicação semelhante à da escova progressiva.

O preço varia de R$150 a R$350. O hair stylist Dempsey, da Casa Mauro Freire, conta que o procedimento leva cerca de uma hora e meia e que não é preciso esperar três dias para lavar os cabelos. Primeiro, os fios são lavados com xampu de limpeza profunda, uma solução é aplicada, é feito uma escova e depois feita chapinha.

Os cabelos são novamente lavados para retirada do produto e seco novamente. O resultado dura cerca de um mês.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cupê CL 500 celebra 100 anos da Mercedes

Aniversários de fabricantes de automóveis sempre inspiram edições de carros em versões comemorativas, e nos 100 anos da Mercedes-Benz não poderia ser diferente. Para celebrar seu centenário, a montadora alemã lançou uma série especial do cupê CL 500. À venda a partir de 132 863 euros (R$ 380 625) na Europa, o modelo tem detalhes exclusivos e motor V8 de 388 cv com um toque da AMG, divisão de alta performance da marca da estrela.

E a festa não para. O pacote esportivo que a AMG criou para o modelo ainda inclui spoilers frontal e traseiro diferenciados e uma arrojada saia lateral. O visual diferenciado traz também rodas de alumínio de 20” que deixam a pinça à mostra e o disco de freio ventilado. Visto de trás, o Mercedes revela duas saídas de escape cromadas também exclusivas da versão.

Para a cabine, a Mercedes-Benz escolheu bancos revestidos de couro na cor que ela batizou de “Areia Suave”, com detalhes cromados nos passadores do cinto de segurança. No console, antigos logotipos que estamparam carros da fabricante alemã no passado simbolizam a história da marca em seu centenário. A versão comemorativa deste CL 500 ainda possui um sistema de áudio e visual altamente versátil. Além das já usuais conexões com USB, iPod e Bluetooth, o modelo vem com disqueteira para até 6 DVDs e plug para SD Card.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ventosaterapia.. você conhece?


Desde os primórdios, quando não existia tecnologia, o homem já buscava formas de combater os males que acometem o organismo, mesmo que os métodos fossem os mais inusitados. Um exemplo é a ventosaterapia, uma técnica com registros de mais de 6 mil anos, mas que hoje ainda tem adeptos.

Para quem não faz idéia do que é, assista ao divertido filme A Dança dos Vampiros (The Fearless Vampire Killers), de 1967, dirigido por Roman Polanski, que também faz o papel do fiel discípulo Alfred. Ele acompanha o professor universitário Abronsius (Jack MacGowran), especialista em vampiros, até a Transilvânia, na Europa Central, para ambos aprenderem sobre vampiros e, se possível, combatê-los. No meio do caminho, há uma cena em que o professor se submete a ventosaterapia.

Segundo Vanessa de Souza Sacomano, biomédica especialista em acupuntura, de São Paulo, a ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento por congestão local por meio do vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos da acupuntura. "Isso estimula o sistema imune e promove a circulação sanguínea", explica.

Portanto, ao estimular os mesmos pontos usados na acupuntura, pode-se aliviar uma série de sintomas de doenças, como resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica, soluços, indigestão, enxaqueca, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo e bursite. Também é usada para tratar doenças como derrame cerebral, prisão de ventre, amidalite, laringite, faringite, gastrite, asma e tendinite, entre outras.

Ventosas

No início, sanguessugas e vários tipos de materiais cortantes eram usados para provocar sangrias, enquanto gomos de bambu e até chifres de boi serviam para puxar ou forçar a saída do sangue impuro e ativar a circulação local. Aprimorada pelos conhecimentos da medicina oriental, a técnica é hoje realizada por meio da pressão com copos de vidro ou de acrílico em áreas do corpo.

A especialista explica que os copos são aplicados nas costas e áreas do corpo com o auxílio de uma bomba de sucção ou válvula pneumática, que se acopla a esses copos por um bico de vedação e, ao puxar o êmbolo, ela se abre deixando o ar ser evacuado para fora do copo. Ao parar de puxar, há sucção imediata, vedando o vácuo no interior da ventosa.

Ao aplicar ventosas, começam as reações homeostáticas do corpo buscando compensar os seus desequilíbrios. À medida que a sucção produz o seu estímulo, há o aparecimento de dilatações capilares e vasculares, incluindo o extravasamento de fluidos do tecido profundo para a superfície da pele, onde o vácuo da ventosa está agindo.

Após alguns segundos, esta concentração de fluidos pode ser vista através da transparência do copo da ventosa como uma forte mancha avermelhada ou arroxeada. Dependendo do caso, podem aparecer manchas de diferentes tons. "Essa resposta pigmentar desaparece após três a quatro dias, e não há necessidade de parar o tratamento", diz Vanessa.

O horário ideal para a aplicação da ventosa é antes de dormir, pois nessa fase do dia a circulação sanguínea se torna mais superficial e a pele e o corpo entram em estado natural de repouso. Pode, inclusive, haver uma leve sonolência momentânea, chamada "fenômeno de fadiga". As ventosas podem ser aplicadas no corpo até uma vez por dia, mas geralmente a especialista indica uma vez por semana, dependendo do caso.

Resistência

Com esse sistema de tratamento, as ventosas atuam no interior do corpo e incentivam o organismo a separar do sangue os resíduos metabólicos e as toxinas residuais assimilados no dia-a-dia. "A pele, livre de resíduos, consegue uma boa resposta microcirculatória, o que resulta em melhor resistência às doenças", completa.

Contraindicação

O tratamento na gravidez, especificamente depois do primeiro trimestre, é contraindicado, principalmente a aplicação de ventosas no baixo ventre. Também deve ser evitado em casos de pacientes com doenças que causam sangramento ou hemorragias.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Feira de tecnologia na Alemanha


Os organizadores fizeram, neste domingo, os últimos ajustes no local que será palco, a partir de amanhã, da maior feira de tecnologia industrial do mundo, em Hannover, na Alemanha. Ao todo, serão cerca de 6.150 expositores de 61 países.

Os principais temas deste ano são automação industrial, tecnologias energéticas e transmissão de energia. Os organizadores do evento elaboraram um plano para tornar o processo de montagem da feira energeticamente eficiente.

O evento ocorre de 20 a 24 de abril.

Vendo aquele robô ali me dá até medo... lembra do "O Exterminador do Futuro"?? Hasta la vista, baby... rsrs

Árbitro dormiu e jogo foi cancelado!! kk

O Alumni de Villa Maria entrou em campo às 11h de domingo para enfrentar o rival local Racing de Córdoba, pela terceira divisão do Campeonato Argentino. Cerca de mil torcedores das duas equipes também estavam no estádio para acompanhar o jogo. Mas todos os atletas envolvidos tiveram que retornar ao vestiário pouco tempo depois. Tudo porque o árbitro escalado para a partida não apareceu: estava dormindo, em casa na cidade de Tucumán, a 600 km do local do confronto.

O acontecimento que marcou o final de semana da terceira divisão do país vizinho se deu por conta de uma falha lastimável da Associação do Futebol Argentino (AFA).

Inicialmente, César Walker fora escalado para apitar a partida, mas a entidade recuou ao se lembrar de que um árbitro não pode dirigir dois jogos seguidos entre dois clubes. Ariel Montero, então, foi designado. Só não foi avisado.

"O bandeirinhas estavam no hotel às 9h e começaram a se preocupar porque o Montero não chegava. Então, ligaram para ele, que não sabia de nada. Estava dormindo e acordou quando o telefone tocou", explicou Guillermo Morelatto, presidente do Alumni. A casa de Montero é em Tucumán, cidade no norte da Argentina, a cerca de 600 km da região cordobense, no centro do país.

Para não evitar um papelão tão grande, o Alumni propôs que o primeiro auxiliar Carlos Boccolini fosse "promovido" a juiz e o quarto árbitro assumisse a bandeira na lateral do campo. Por hora, chegou-se até a pensar que o renomado Hector Baldassi, que estava nas proximidades, fosse convidado. Mas a ousadia não saiu do papel. O Racing, por fim, se recusou a jogar a partida.

sábado, 18 de abril de 2009

Caspa NUNCA MAIS!!

Todo dia é aquela mesma coisa: caspas insistem em sujar a roupa e gritam diante de camisas mais escuras. A saia justa diminui a auto-estima e traz dúvidas na hora de decidir pelo melhor tratamento.

"Caspa, seborréia e oleosidade são a mesma coisa. Há um aumento da produção de óleo pela glândula sebácea e conseqüente descamação do couro cabeludo, o que gera os floquinhos caídos na roupa", diz o tricologista e diretor médico do Instituto do Cabelo, Luciano Barsanti.

O excesso de oleosidade causa, além da descamação, o risco da proliferação de fungos, que piora a caspa. "Os fungos são um agravante e tornam a caspa um problema crônico. Além deles, estresse, alimentação inadequada, com a ingestão de muito açúcar e gordura animal, e água quente durante o banho desencadeiam o problema de quem já tem a genética favorável ao couro cabeludo oleoso", diz o tricologista.

Não adianta correr para uma loja de xampus e procurar versões especiais para combater a caspa. "OS xampus disponíveis ressecam o couro cabeludo e estimulam a produção de mais óleo. Isso cria um círculo vicioso", alerta o médico.

A chave do sucesso no tratamento está em conseguir uma sebo-regulagem, ou seja, controlar a produção do óleo do couro cabeludo para acabar com a caspa através da análise de um especialista, que vai fazer exames para diagnosticar as causas e a possibilidade da presença de fungos.

"O médico faz dois exames e, a partir dai, determina o tratamento. Se não há fungos, é feito um peeling no couro cabeludo, aplicação de soluções tópicas e o uso do laser, novidade no tratamento contra a caspa porque desinflama a área. Se os fungos estão presentes, além deste tratamento, é feito o uso de fungicidas", diz o médico.

Uma das conseqüências mais indesejáveis da caspa é inflamação do couro cabeludo, a dermatite seborréica, que traz coceira e a temida queda de cabelos. Já imaginou perder seus preciosos fios por causa da oleosidade do cabelo não controlada? O negócio é procurar a ajuda de um profissional se notar que a caspa está se tornando um problema constante.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

É um teclado ou um bolsa de mulher??!!


Enquanto as empresas de computadores pessoais estão transformando notebooks em acessórios de moda, fazendo modelos pequenos que podem ser levados como bolsas tipo carteira, há quem use a inspiração ao contrário.

O designer português João Sabino lançou uma coleção de bolsas feitas com teclados de computadores. A criação recebeu o nome de Keybag, em alusão à palavra keyboard (teclado, em inglês) e pode ser encontrada em quatro cores: vermelho, rosa, preto e branco.

A Key Bag foi criada há cerca de quatro anos, mas só agora chega ao mercado. Cada bolsa é feita com 393 teclas unidas por meio de fios de náilon e mede 30cmX22cmX50cm.

O designer vende para o Brasil e as encomendas podem ser feitas pelo site www.joaosabino.pt. As bolsas nas cores preto e branco custam R$459, cada, e as versões vermelho e rosa, R$503.

O resultado é bem interessante e deve agradar não apenas às workaholics.

Voce compraria??!! Eu não.. rsr

Disfunção erétil? Diálogo entre casais ajuda.

Vergonha. Angústia. Medo de fracassar. Sentimentos como esses fazem o homem com disfunção erétil (DE) evitar a mulher, que encara a distância conjugal como sinal de infidelidade. A falta de diálogo entre os parceiros que passam pela DE norteou uma pesquisa conduzida pelo psicólogo Oswaldo Rodrigues, diretor do Instituto Paulista de Sexualidade. Segundo Rodrigues, muitos homens com DE evitam todo tipo de contato físico com a mulher por temerem que ela queira sexo.

"Ao analisar 200 casais percebi que 85% das mulheres desses pacientes acham que o marido tem outra mulher e por isso já não manifesta desejo por ela", conta. "Até a troca de carinhos durante um filme que se vê a dois desaparece, provocando um distanciamento entre o casal, com grande prejuízo emocional", diz. Outros, de acordo com Rodrigues, depositam na companheira a culpa pelo desempenho insatisfatório. "Muitos acreditam que se a parceira for bonita e jovem o problema desaparecerá, mas isso não é verdade. Cerca de 82% dos homens que procuraram uma nova parceira perceberam que o problema persistia."

Na opinião de Rodrigues, a DE tem uma carga psicológica intensa porque perturba a autoidentificação do paciente com o gênero masculino. "Ele sente-se menos homem, ou meio homem, porque acredita que só será macho se for capaz de cumprir as funções sexuais que acredita estarem designadas ao homem: ereção e penetração. Essa visão tacanha, de que sexo é algo só genital, se aprende desde a infância. É por isso que muitos escondem o problema da DE por anos", explica.

Pressão

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional São Paulo e professor titular de urologia da Unicamp, Ubirajara Ferreira acredita que o embaraço conjugal trazido pela DE - mediado por desconfianças e cobranças - agrava ainda mais a situação. "O homem já está com dificuldades e aparece um problema ainda pior com a esposa. Isso vira uma bola-de-neve, que só melhora quando pedimos que a parceira venha ao consultório. O homem fala muito pouco; falta diálogo com a parceira", analisa.

A pressão conjugal advinda com a dificuldade sexual entra na gama de fatores emocionais que interferem na DE. "Há estudos minuciosos sobre as causas orgânicas da DE, mas na prática diária o que observamos é que os fatores psicológicos também estão associados à piora do quadro. Em 70% dos casos há a influência de um fator psicológico: pode ser o estresse, o receio da crise econômica, a falta de estímulo ou fantasia no relacionamento e até as cobranças por parte da companheira", detalha.

quinta-feira, 16 de abril de 2009


Estudo demonstra que a combinação de insônia e poucas horas de sono é um fator de risco significativo para desenvolver hipertensão. O resultado foi publicado no começo do mês no jornal Sleep, da Associação Americana de Distúrbios do Sono.

A pesquisa aponta que as pessoas com insônia (com sintomas presentes por mais de um ano) e menos de cinco horas diárias de sono têm 500% mais chances de se tornarem hipertensas do que as sem dificuldade de dormir e com sono de mais de seis horas. O risco de apresentar aumento de pressão arterial é 350% maior em quem tem insônia associada a tempo de descanso de cinco a seis horas, quando comparado a alguém com sono normal.

Em compensação, os casos de insônia ligada a tempo de sono normal (de mais de seis horas) ou poucas horas de descanso sem queixa de insônia não foram relacionados a maiores chances de diagnóstico de hipertensão.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 1.741 homens e mulheres da Pensilvânia, com idade média de 49 anos. Por causa da amostra significativa, estima-se que de 8% a 10% da população americana possa ter hipertensão ou outras complicações relacionadas à insônia.

A duração do sono foi medida por meio da polissonografia. "É importante enfatizar que, muitas vezes, a quantidade que pensamos que dormimos é diferente da quantidade real", afirma o responsável pelo estudo, Alexandros N. Vgontzas, diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento do Sono, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia. O médico alerta, segundo o site Science Daily, que os pacientes com insônia devem procurar um médico, porque podem desenvolver até depressão provocada pelo transtorno no sono.

Medicamentos que aumentam o peso

Foram 62 dias internada em função de um problema renal, marcados por uma variação de peso de até 9kg por semana. A rotina de medicamentos de Juliana Lacerda, 30 anos, fez com que a secretária experimentasse o ganho de peso proporcionado pela ingestão diária de doses altas de um antiinflamatório. "Quando eles diminuíam a dose, eu chegava a perder até 4kg em uma semana", relembra. Assim como os derivados do medicamento tomado por ela - o corticóide -, remédios como pílulas anticoncepcionais, antidepressivos e algumas substâncias usadas no combate aos sintomas da menopausa encabeçam o rol das drogas que podem facilitar, e muito, o ganho excessivo de peso.

Antiinflamatório mais eficaz no tratamento de doenças crônicas como dermatite tópica, artrite reumatóide, além de contusões de joelho e problemas alérgicos (a exemplo da asma), o corticóide é o vilão no ganho de peso. "Pacientes que tomam doses altas de corticóide por um tempo prolongado podem ganhar até 20kg em um ano", comenta Ronaldo Jacob, endocrinologista e chefe do Ambulatório de Tireóide e Diabetes do Hospital Brigadeiro.

Esse ganho de peso se deve tanto à retenção de líquidos, como a um desequilíbrio metabólico. "O corticóide estimula o aumento do tecido gorduroso e a redução da massa muscular", explica o endocrinologista Lian Tock. Mas a variação do ponteiro da balança depende diretamente de uma série de fatores. Pré-disposição genética e dose do medicamento ingerida são as principais e mais relevantes. "Eu cheguei a tomar doses cavalares do corticóide, me senti muito inchada, principalmente nos dedos e nos pés. Tivemos de aumentar a carga de fisioterapia para estimular meu organismo", comenta Juliana.

Mas, o ganho de peso proporcionado pelo remédio pode ser sim reversível. Segundo o endocrinologista Jacob, a retirada do tratamento é suficiente para que a pessoa emagreça e tenda a voltar ao peso inicial. "Pode ser que ela não consiga emagrecer tudo o que ganhou sem a ajuda de uma dieta e exercícios físicos", salienta o médico. É que, como o corticóide desequilibra o metabolismo e aumenta o apetite, ele favorece uma deposição de gordura na região do tórax, principalmente. Aí, somente uma boa série de exercícios físicos e uma dieta balanceada para queimar as gordurinhas extras.

Pílula anticoncepcional, menopausa e diabetes
Apesar de ser o campeão no ganho de peso, o corticóide não é o único remédio que pode "destruir" sua silhueta. Ao lado dele, as glitazonas - usadas em pacientes com diabetes - também podem disparar o ponteiro da balança. "É importante frisar que qualquer aumento do peso um função de um remédio depende da predisposição genética. Alguns pacientes podem não engordar nada, enquanto outros engordam muito", reforça Jacob.

O efeito da glitazona está na aceleração da formação da gordura, que fica, em sua maioria, depositada na periferia do corpo: ela diminui a gordura visceral (mais prejudicial ao organismo), e aumenta a gordura subcutânea. Segundo o endocrinologista Lian Tock, isso acontece apenas quando há a ingestão de uma dose superior à indicada ao paciente.

Tock afirma ainda que alguns remédios usados para controlar os sintomas da menopausa (como as famosas ondas súbitas de calor) também favorecem o ganho de peso. "A substância tibolona, por exemplo, aumenta a retenção de líquido e o apetite", explica. O uso contínuo do medicamento pode significar em até 2kg extras por mês - um ganho acumulativo que pode acabar em obesidade.

Já as pílulas anticoncepcionais, por sua vez, favorecem a retenção de líquido. "No primeiro mês a mulher já percebe que está com retenção hídrica e inchada", comenta Tock. De acordo com o médico, a escolha do tipo certo, então, vai na tentativa de acerto e erro. É que apesar de algumas pílulas terem uma dosagem hormonal baixa, elas podem não ser eficientes para algumas mulheres. Daí, deve-se apostar, como última opção, naquelas de dosagem mais alta.

Drogas psicotrópicas
Alguns antidepressivos mais antigos, os chamados triciclos (a exemplo da imipramina, amitriptilina, cloroimipramina e desimiramina), agem diretamente no aumento do apetite do paciente. A comilança, que pode significar em um ganho de até 2,5kg por mês, pode ser controlada com uma dieta regrada e exercícios físicos regulares. "Mas há a opção dos antidepressivos mais modernos, eles raramente causam ganho de peso", explica o endocrinologista Lian Tock.

Alguns medicamentos, no entanto, têm ação variada dependendo da dose ingerida. É o caso da fluoxetina. De acordo com Tock, dosagens de 10 a 20mg por dia podem diminuir a compulsão por doces, colaborando até para a perda de quilinhos extras. Mas quando ingestão diária pula para 60mg, a substância pode aumentar a ansiedade, fazendo com que a pessoa coma mais.

Os antipsicóticos (usados no tratamento da esquizofrenia), os antiepiléticos e a cinarizina (indicada para casos de labirintite) também são sinônimos de uma "fome de leão". "Esses medicamentos interferem na ingestão alimentar, quer por aumentar a fome ou por diminuir a saciedade", complementa Lian Tock.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Parque do Piauí atrai visitantes com desenhos pré históricos

Cenas de sexo e rituais de dança contam um pouco da história da humanidade nas rochas da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí. As imagens foram desenhadas por grupos que viveram na região há, pelo menos, 50 mil anos e, junto aos cânions do Parque Nacional Serra da Capivara, fazem do lugar um dos destinos turísticos mais importantes do Estado.

O território do parque se estende pelos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti, numa região rochosa formada pelo levantamento do fundo do mar há 240 milhões de anos. Até agora, 912 sítios arqueológicos (com esqueletos, artefatos e os desenhos) foram registrados no parque, sendo que 128 podem ser visitados.

Para acessá-los, deve-se caminhar por trilhas que permitem apreciar a paisagem diversificada da região: descampados, planícies, chapadas e depressões contrastam com serras, cavernas e paredões de rocha - todos sobreviventes do processo milenar de erosão que esculpiu as montanhas locais e soterrou os vestígios humanos.

As pinturas registram o cotidiano de diferentes culturas que passaram por ali, separadas no tempo por milênios. Entre as cenas registradas, encontram-se partos, caçadas, animais e diversos tipos de rituais. Desde 1991, as áreas arqueológicas da Serra da Capivara integram a lista de Patrimônios da Humanidade Protegidos pela ONU.

Parque Nacional Serra da Capivara: abre todos os dias, das 7h às 17h e cobra R$ 3 pelo ingresso. Ele é administrado pela Fundação Museu do Homem Americano, que expõe as descobertas arqueológicas da região no Centro Cultural Sérgio Motta (em São Raimundo Nonato, dentro do parque).
Para visitar o acervo os ingressos custam R$ 6 ou R$ 3 (meia-entrada). Mais informações no site: www.fumdham.org.br.

Aproveite a Disney - 15 anos com promoção


Quem vai viajar para Nova York entre 21 de abril e 31 de maio pode aproveitar a promoção da Disney para seus musicais na Broadway. Comprando até 19 de abril - pode ser pela internet -, o ingresso do acompanhante sai por US$15 (cerca de R$33).

A pechincha vale para as três produções da Disney que estão em cartaz em Manhattan: A Pequena Sereia, O Rei Leão e Mary Poppins. Há algumas restrições, que podem ser conferidas no site da empresa (http://offers.disneyonbroadway.com/). Aos sábados à noite - quando as poltronas são mais disputadas -, os descontos não se aplicam, por exemplo.

Ainda assim, há opções em quase todos os dias durante o período de vigência da promoção, e a economia pode ser grande: o preço de um ingresso chega a custar US$121,50 (R$270), dependendo do musical escolhido, do lugar no auditório e do horário.

Com essa campanha, a Disney está comemorando seus 15 anos nos palcos da Broadway. A primeira montagem da companhia foi o musical A Bela e a Fera, que estreou em 1994 e ficou 13 anos em cartaz. Dali, se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2002.
A promoção também visa estimular os americanos a voltarem para as platéias. Apesar de o sucesso das três montagens desde que entraram em cartaz, a crise financeira tem afetado a ocupação dos teatros nos últimos meses.

A Pequena Sereia (The Little Mermaid)
Local: Lunt-Fontanne Theatre, 205 W. 46th Street, Nova York
Preços: de US$51,50 a US$121,50

Mary PoppinsLocal:
New Amsterdam Theatre, 42nd Street com 7th Avenue, Nova York
Preços: de US$31,50 a US$121,50

O Rei Leão (The Lion King)
Local: Minskoff Theatre, 1515 Broadway (com 45th Street), Nova York
Preços: de US$61,50 a S$121,50

domingo, 12 de abril de 2009

Etiqueta para crianças


As cenas são comuns. No restaurante, a criança come de boca aberta, faz barulho ao mastigar, derruba a comida na mesa. Na festinha do amigo, corre entre as mesas onde estão acomodados adultos que tentam conversar e faz escândalo porque quer abrir o presente do aniversariante. Basta uma rápida incursão no mundo infantil para perceber que grande parte das crianças não conhece regras básicas de etiqueta. Para socorrer as famílias, começa a crescer a oferta de cursos de boas maneiras para menores.

Em São Paulo, por exemplo, o Colégio Renovação dá aulas com esse tema como matéria extra para os alunos.

As aulas incluem pontos diversos. Nas destinadas a educar as crianças à mesa, elas aprendem que não devem utilizar a taça antes de limpar a boca com o guardanapo e que não é tão feio assim deixar comida no prato. "O que não gostamos pode ficar no cantinho", diz Cinira Estevam, coordenadora pedagógica do Renovação. "Mas a maior dúvida delas é como lidar com os talheres", diz Lígia Marques, consultora de um dos cursos existentes em São Paulo.

Há orientações também sobre como se comportar em aniversários. Os alunos são informados de que não é educado pegar muitos doces e salgados ao mesmo tempo ou pedir um pedaço do bolo antes de cantar Parabéns. Quando o assunto é o uso de ambientes comuns, os professores dão instruções sobre como utilizar os locais sem incomodar os outros.

À primeira vista, parece inacreditável que aulas como essas sejam necessárias. A maioria dos adultos aprendeu noções básicas de etiqueta em casa. Mas a falta de tempo e, em muitos casos, de disposição dos pais atualmente criou essa demanda. A bióloga Tereza Brittes, mãe de Guilherme, 8 anos, que participou de um dos cursos, sofre com a escassez de horas dedicadas ao filho. "Trabalho o dia inteiro e só o vejo à noite", diz ela.

"Por isso, acho que cursos como esses são importantes." O problema é repassar a responsabilidade, numa espécie de terceirização da educação. "Os pais precisam lembrar que os bons exemplos devem vir de casa", afirma a psicopedagoga Maria Irene Maluf, de São Paulo. "Caso contrário, não há mudança de comportamento."

sábado, 11 de abril de 2009

Tatuagem nos olhos





Adora make, mas não consegue fazer aquele olho perfeito? Bom, uma empresa norte-americana criou produtos para quem sofre exatamente deste problema. O ColorOn Instant Eye Shadow é exatamente o que o nome diz: sombras instantâneas. São adesivos que servem para aplicar a maquiagem sobre os olhos, como se fossem essas tatuagens que saem com a água, sabem? São várias cores e combinações. Que tudo, não é mesmo?
Essa foi em especial para as mulheres!
Feliz Pásco galeraa!

Melhor funcionamento intestinal

É fácil encontrar nos supermercados bebidas e iogurtes com bacilos, lactobacilos, leveduras e outras bactérias benéficas para a flora intestinal. Mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de alimento - conhecido como probiótico - pode ser feito em casa com uma colônia de organismos vivos: o kefir.

Exatamente como faziam as tribos mulçumanas que habitavam as montanhas do Cáucaso, na Ásia Central, no início do século XVIII. Para eles, a bebida era considerada um presente de Alá, devido a seus poderes terapêuticos que previnem e combatem doenças, além de proporcionar sensação de bem-estar.

A forma de obter o produto é conseguir uma pessoa que doe uma parte da colônia cultivada por ela para que se comece outra. Uma busca pela internet mostra pessoas dispostas a doar parte de seu kefir (grãos gelatinosos que contém vários microorganismos).

"Considero os grãos de kefir uma bênção, por isso são doados, jamais são vendidos", diz Carlos Dias Júnior, que conheceu o kefir numa conversa com um dermatologista em 2002, que posteriormente lhe enviou os grãos e desde então ele se beneficia das propriedades do alimento em relação ao trato gastrointestinal.

"Melhora o estado geral da saúde", garante Carlos, que tem autorização para traduzir e publicar um site australiano www.kefir.xpg.com.br. Além disso, ele criou o um grupo de discussão online, onde as pessoas tiram dúvidas e solicitam grãos aos doadores.

Segundo a nutricionista paulista Lara Natacci, bons motivos não faltam para fazer uso dos grãos. Eles possuem um conjunto de probióticos e leveduras (microorganismos que compõem a flora benéfica intestinal), minerais (cálcio, fósforo e magnésio), vitaminas (complexo B e K) e aminoácidos essenciais, como o triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina, que causa sensação de bem-estar orgânico).

Modo de preparo
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite ou em água e armazenando-o em temperatura ambiente. Os lactobacilos e as leveduras se alimentam da lactose contida no leite, fermentando-o. "Esse líquido fermenta por cerca de 24 horas numa temperatura de 18°C a 30°C. Depois deste período de fermentação, ele é coado para separar os grãos de kefir, que podem ser adicionados em seguida em outro leite e assim, sucessivamente, por tempo indeterminado", explica a nutricionista. O kefir pode ser consumido in natura ou incrementado com outros alimentos, como frutas, cereais e mel.

A bebida tem consistência cremosa e um aroma moderado de levedura fresca, parecidos com a coalhada fresca, além de um leve gosto ácido semelhante ao iogurte. Esse probiótico pode conter ainda de 0,08% a 2 % de álcool em sua composição. "Não encontrei contraindicações na literatura de nutrição clínica funcional", diz Lara.

Benefícios
Os benefícios da ingestão do kefir são relacionados às propriedades dos microorganismos probióticos. Confira abaixo:
- Incrementa o valor biológico das proteínas do leite
- Sintetiza o ácido lático, o que diminui a intolerância à lactose e favorece a digestão do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- Sintetiza vitaminas do complexo B
- Aumenta a resistência às infecções
- Ativa o sistema imunológico
- Restabelece e equilibra a flora intestinal
- Regula a flora intestinal - indicado tanto em casos de constipação quanto diarréia
- Diminui o risco de câncer, principalmente de cólon - Diminui a fração ruim do colesterol (LDL)
- Inibe as alergias cutâneas

Cuidados no armazenamento
- Armazene os grãos de kefir em recipientes de vidro, plástico ou aço inox. Evite qualquer outro material
- Lave o recipiente onde os grãos são armazenados com água fervida. Evite cloro, pois destrói o kefir
- Não use os grãos se estiverem com coloração estranha (eles devem ser brancos) ou cheiro duvidoso. Nesse caso, o kefir deve ser descartado
- Com o cultivo, as bactérias se multiplicam. É comum a quantidade de grãos ultrapassar as projeções. O ideal, então, é doar parte a outras pessoas. Afinal, foi desse modo que o kefir se espalhou pelo mundo e, ainda hoje, é seu principal meio de difusão

Ioga com cachorro.. nova moda nos EUA


Em Chicago, Kristyn Caliendo se inclina para frente com um Jack Russel Terrier ao redor de seu pescoço. Em Manhattan, Grace Yang faz a postura do guerreiro enquanto equilibra um Shih-Tzu em sua coxa. E em Seattle, Chantale Stiller-Anderson pratica uma asana, exigindo que ela se estique de lado por cima de um vizsla de 23,5 kg. Chame isso de torção iogue: cachorro invertido não é mais apenas para humanos. Ridículo? Possivelmente. Munição para aqueles que acham que donos de cachorros levaram a ioga longe demais? Talvez. Mas por todos os EUA, as aulas de "doga" - ioga com cachorros, como estão sendo chamadas - estão aumentando em número e popularidade. Desde que Caliendo, instrutora certificada de ioga de Chicago, começou a ensinar doga há menos de um ano, suas aulas dobraram de tamanho.

Nem todo mundo na comunidade da ioga está confortável com isso. "A doga corre o risco de banalizar a ioga, transformando uma prática de 2.500 anos em mania", disse Juli Lawrence, 60 anos, instrutora e proprietária de uma academia em Portland, Oregon. "Viver em harmonia com todos os seres, inclusive os cachorros, é verdadeiramente um princípio iogue. Mas a aula de ioga talvez não seja o lugar mais apropriado para expressar isso."

Apropriado ou não, é assim que funciona: a doga combina massagem e meditação com alongamento suave para cachorros e seus parceiros humanos. Na chaturanga, cachorros se sentam com as patas dianteiras no ar enquanto seus parceiros humanos fornecem apoio. Em uma "postura da pata ascendente", ou saudação ao sol, os donos levantam seus cachorros para ficarem sobre suas patas traseiras. Em uma posição de relaxamento, a pessoa reclina com suas pernas levemente arqueadas sobre o torso do cão, como uma almofada, para aliviar a pressão sobre a coluna.
Os instrutores de doga não precisam de certificação completa, embora existam seminários de treinamento de professores, como o de Brenda Bryan, 43, instrutora de ioga e doga em Seattle, que escreveu um livro sobre o tema. Em geral, os instrutores aprendem informalmente, por meio do compartilhamento de técnicas. Orientando essas técnicas, está uma filosofia mutuamente acordada, embora não oficialmente: como cães são animais sociais, eles são a escolha natural para a ênfase da ioga na união e conexão com outros seres.

Yang, 39, analista financeira de Manhattan, frequenta aulas de doga há mais de um ano. Segundo ela, embora seu Shih-Tzu de 4,5 kg, Sophie, tenha ajudado em seus alongamentos fornecendo um peso extra, a principal razão que a faz ir é a criação de um vínculo com sua cachorrinha. "Sempre saio com um sorriso", disse.

Esses sorrisos pós-doga custam entre US$15 e US$25 por aula. Se é uma pechincha ou um abuso depende de como - e por que - a aula é ministrada. Paula Apro, 40, de Eastford, Connecticut, dona de uma loja virtual de produtos para ioga, experimentou uma aula perto de casa no último verão americano. "Um animal de pelúcia - que nem mesmo era da forma de um cachorro - era usado pelo instrutor", disse. Os donos dos animais de verdade se esforçavam para fazê-los repetir as posturas do de pelúcia, ela disse, e sacos de petiscos eram usados para fazer com que os cachorros mudassem de posição. "Era loucura", lembrou Aprou. "Peanuts, meu greyhound corredor aposentado, nunca cooperava. Ao invés disso, eu fazia o cachorro invertido enquanto ele comia mais petiscos do que nunca em um período de 60 minutos."

Caliendo afirma que essas histórias são exceção. Ela oferece sua aula em parceria com o spa veterinário Royal Treatment de Chicago, que é especializado em cuidados animais holísticos. "A doga não é de forma alguma para ensinar aos cachorros truques bobos", disse. "Os cães nunca são manipulados para ficarem em qualquer tipo de posição."

As aulas de Caliendo se concentram em posturas e massagem para os cães, destinadas a melhorar a digestão e a função cardíaca, e em posturas para pessoas que enfatizam a redução de estresse e melhoria do bem-estar.

Bryan, a escritora de Seattle, disse: "É uma nova área, por isso, pode haver confusão sobre o que é ou não a doga." Suas aulas são flexíveis e repletas de humor. "Quem se importa se todo mundo está na mesma direção e faz exatamente a mesma coisa?", disse. "Além disso, a risada é espiritual."

Bryan disse que algumas de suas primeiras aulas foram um desafio. "Eu era totalmente nova nisso, e em uma aula, tinha um cachorro que não parava de latir", disse. "Então, lá estava eu, tentando desesperadamente parecer tranqüila e calma, mas por dentro mandando ele calar a boca. Esse foi um momento de mudança para mim. Quer dizer, aquilo era um cachorro. Além do mais, ele estava se divertindo como nunca."

Kari Harendorf, 38, ensina doga em Manhattan. "Os empregos estão desaparecendo", ela disse. "Os pagamentos de hipoteca estão avultantes. Tudo está mudando, mas seu cachorro continua leal. Então, por que não passar um tempo juntos?"

Harendorf associa a ioga a reduções nos hormônios do estresse, como cortisol, e pressão sangüínea. "As pessoas sempre me perguntam se cachorros precisam de ioga", disse. "Eu respondo, 'não, você precisa de ioga. Mas seu cão precisa de sua atenção e formar um elo com seu animal de estimação é algo bom para sua saúde'."

Ela está dizendo algo que muitos donos de cachorros já sabem: se não fosse por seus bichos, muitos nunca fariam caminhadas diárias no parque. Por extensão, é fácil entender como levar seu cachorro à doga pode ser uma forma infalível de fazer certas pessoas também praticarem ioga.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A História do chocolate

1. O chocolate surgiu primeiramente como bebida, feita a partir do cacau, na América Central e no México. Vestígios de plantações datadas de 1.100 a 1.400 anos a.C. foram encontradas nas Honduras em 2007.

2. Embora a teoria seja questionada por alguns historiadores, comumente é dito que o nome vem dos astecas, que faziam uma bebida escura chamada xocoatl (água amarga, literalmente), que usavam em cerimoniais e no dia-a-dia, já que combatia o cansaço. Já na época era misturada com baunilha e pimenta.

3. Colombo foi o primeiro europeu a experimentar o chocolate em 1502, mas foram os conquistadores espanhóis que levaram mudas de cacau para a Europa e as presentearam aos reis.

4. O cacau era cultivado em fazendas por escravos e a fabricação de chocolate na Europa era restrita aos monges monastérios, para uso exclusivo da nobreza espanhola. Os religiosos, porém, não conseguiram esconder a novidade por muito tempo.

5. O chocolate chegou à Inglaterra em meados do século XVII e a primeira casa fabricante da iguaria instalou-se lá em 1657. Enquanto na França o governo monopolizava a fabricação do doce, na Grã-Bretanha qualquer um que tivesse dinheiro conseguia comprar o seu.

6. Em 1689, o médico Hans Sloane criou uma bebida com leite e chocolate na Jamaica que vendeu posteriormente para os irmãos Cadbury, famosos produtores e hoje marca mundial.

7. A revolução industrial trouxe a possibilidade das prensas de manteiga de cacau e da produção em massa. Assim o chocolate se popularizou no mundo.

8. No final do século XVIII, foi produzido o primeiro chocolate sólido (ainda não comestível e sim para bebida) em Turim, Itália por Doret e foi comercializado a partir de 1826 por Pierre Paul Caffarel.

9. A primeira fábrica suíça de chocolate foi levantada em 1819 por F. L. Cailler, já em 1828 o holandês Coenraad Johannes van Houten desenvolveu o processo de separar a gordura das sementes de cacau e fazer cacau em pó e manteiga de cacau. Foi ele também que descobriu que ao tratar as sementes com carbonato de sódio ou potássio, era possível retirar seu sabor amargo.

10. Em 1847 Joseph Fry criou o primeiro chocolate comestível, seguido em 1849 pelos irmãos Cadbury.

11. Foi o suíço Daniel Peter que em 1867 começou a usar leite como um dos ingredientes para a fabricação do chocolate. Assistido por seu vizinho e amigo Henri Nestlé, foram capazes de remover a água do leite dando mais consistência e em 1875 levaram o novo produto ao mercado.

12. Já Rodolphe Lindt inventou em 1879 o processo de aquecer e moer o chocolate sólido para depois misturar igualitariamente com a manteiga de cacau e o leite, dando seu sabor característico e mais qualidade ao produto.

13. No Brasil, a primeira empresa de chocolate foi aberta em 1891, em Porto Alegre, pelos irmãos alemães Franz e Max Neugebauer e seu sócio Fritz Gerhardt.

14. Em 1913, outro suíço, Jules Sechaud, desenvolveu o processo de chocolates com diferentes recheios.

15. A Nestlé pôs no mercado em 1938 o Crunch, primeiro chocolate a trazer flocos de arroz em sua composição, provocando uma nova experiência sensorial ao degustar o doce.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conheça a massagem do bamboo


A "Bamboo Massage" ou massagem com bambu foi lançada há pouco tempo no País e já caiu no gosto das brasileiras. A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e além de relaxar ou de despertar a energia, ainda promove uma drenagem linfática. A atriz Ísis Valverde já aderiu a novidade.

A técnica da massagem feita com bambu é originária da França. No Brasil, uma das primeiras clínicas a oferecer a técnica foi a Piú Bella, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo a massoterapeuta da clínica, Deise Freitas Paiva de Castro, a massagem trabalha o corpo todo e a mente.

"A bamboo massage estimula as glândulas e por promover uma drenagem linfática auxilia na diminuição da celulite, e dependendo do trabalho que for feito, pode ajudar da remodelagem da silhueta", explica.

A técnica da massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo.

A massagem associa técnicas de massagens como shiatsu, ayurvédica e drenagem linfática. "Da ayurvédica, que é uma massagem indiana, utilizamos os óleos de acordo com o estado de espírito da pessoa. Por isso, antes de iniciar a massagem ela responde um pequeno questionário que vai identificar o óleo ideal para ser usado na massagem. Por exemplo, se vamos usar um óleo para relaxar ou despertar a energia", especifica.

Uma sessão de Bamboo Massage dura cerca de uma hora. A recomendação é de que a massagem seja feita uma vez por semana. Cada sessão custa R$ 90,00.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Max vence BBB 9!!

Pedro Bial anuncia o grande vencedor da nona edição do Big Brother Brasil: Max. Ele recebe 34,85% dos votos do público e vence a final disputada com Priscila e Francine, que ficam, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. "Hoje não é discurso de eliminação, é discurso de iluminação. O público é o grande líder do Big Brother. Aí o povo se apaixona por um de vocês, e é a paixão assustadora das torcidas de futebol. E como poderia ser de outra forma? Todos os raciocínios, estratégias de jogo se mostram inúteis, porque a substância que a gente trata aqui é imaterial. Max e Pri. Max: Com esse garoto não teve falsa modéstia. Vai encarar? Eu me garanto. Isso dito com gentileza e elegância. Pri: Como disse ontem, o preconceito é rápido. O senso comum é de quem tem preguiça de pensar. Aquela lá é a boazuda, a cachorra que não tem nada na cabeça... Aí, com o tempo, a convivência, o preconceito vai se esfarelando, cai a máscara dos falsos moralistas. E surpresa: ela não tem apenas uma cabeça, mas uma cabeça pensante! Max, que homem! - Diria Francine. Que competidor, que sedutor, e principalmente , que carisma... Se Max é o cara, Pri é a cara desse BBB. Qem venceu, venceu por uma diferença de 24 décimos. E o seu nono campeão vem quebrar tudo, Max!", diz Pedro Bial, ao dar o grande anúncio da noite. Com a vitória, Max leva o prêmio de R$ 1 milhão para casa.

Em sua passagem pelo BBB, Max assumiu declaradamente a posição de jogador e foi criticado por isso por seus colegas de confinamento. Outros participantes, como Ana e Naiá, acusavam o carioca de ser o mentor de estratégias do grupo, formado por ele, Flávio, Milena, Priscila e Fran. Os próprios amigos de lado questionavam sua conduta - Priscila disse que ele tinha mudado e ganho uma frieza ao longo do programa.

Ao deixar as emoções de lado no jogo, o artista plástico emparedou o amigo Ralf, para "testá-lo" na berlinda. O empresário acabou eliminado no paredão contra Ana, fato que fez Max rever sua postura de jogador. "O coração venceu a razão", afirmou o carioca.

Mesmo como estrategista, Max encontrou espaço para um relacionamento amoroso com Francine. No início, os dois trocavam carícias inocentes debaixo do edredom, longe do olhar dos brothers e das câmeras. A gaúcha havia deixado um namorado fora da casa. Longe das cobertas, eles também viviam grudados, mas a ex-miss ABCD constantemente se esquivava dos beijos do artista plástico. Depois de idas e vindas, Max pediu Francine em namoro, ao vivo. A partir daí, os dois assumiram o compromisso, e se tornaram namorados.

O segundo lugar

Priscila recebe o anúncio da segunda colocação no programa ao lado de Max. Ela recebe 34,61% dos votos do público e fica com o prêmio de R$ 100 mil.

Na casa, Priscila rapidamente chamou a atenção pelas belas curvas e pela sensualidade aflorada. Com roupas provocantes e coreografias sensuais, a sul-mato-grossense se destacava nas festas, e era alvo tanto de elogios quanto de críticas dos BBBs. Ela também protagonizou cenas de romance com Emanuel, seu 'paquera' no confinamento.

O corpo, no entanto, não foi o maior aliado da sister. Priscila recebeu constantes elogios dos brothers por ser transparente, equilibrada e inteligente. "Encontrar mulheres bonitas é fácil. Mas uma pessoa inteligente e dedicada como você é, eu acho muito difícil", foram as palavras de Flávio para a morena.

Na penúltima semana de programa, Priscila passou por um desafio temido por todos os confinados: o Quarto Branco. A jornalista ainda foi líder, conseguiu a eliminação de seu indicado, Newton, e encarou três paredões. "Só não fui anjo", disse a morena.

Priscila teve como sua maior confidente no programa a manauara Milena. Quando Ralf, namorado da amazonense, foi eliminado, os laços entre as duas se estreitaram ainda mais.

O terceiro lugar
Francine, que fica em terceiro lugar na disputa, já está fora da casa, aguardando com os demais brothers a saída dos dois últimos finalistas. A professora recebeu o anúncio de sua colocação antes dos demais finalistas e leva R$ 50 mil para casa.

Dicas para começar um treino de corrida


Na correria do cotidiano acaba ficando difícil separar um tempinho para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, abolidas da agenda diária há muito tempo, consomem um tempo impraticável na vida de quem tem uma jornada de trabalho grande pela frente.


As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também como cooper, podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo disponível. "É importante que um médico seja procurado antes do começo do treino, para que seja feita uma avaliação física", explica o médico desportivo Samir Daher. Ele lembra ainda que pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos de saúde na prática do esporte sem uma orientação médica adequada.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte. Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas.

Os benefícios da atividade física

- Lembra do estresse e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue - o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.

Preparando-se para a corrida

- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.

Sugestão de treino para iniciantes

Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2

1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3

1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.

domingo, 5 de abril de 2009

A moda dos filmes dos anos 80


Se você acompanha as notícias de moda já sabe que ombreiras, calças baggy, cintura alta, leggings, polainas, paletós masculinos para as mulheres e várias outras referências dos anos 1980 estão de volta. Mas ,caso você não tenha vivido naquela época, uma boa dica é fazer uma viagem pelo tempo por meio do cinema para ver exatamente como o mundo se vestia naquela década.

Ao contrário dos figurinos atuais, em que os guarda-roupas das atrizes ganham fama por conta de peças de designers e marcas consagradas, as produções oitentistas retratavam exatamente o que estava no guarda-roupa de todos. E caracterizaram também as mudanças de atitude e comportamento nos personagens, refletindo as inquietações sociais, principalmente das mulheres, que começaram a disputar com os homens postos mais altos no mercado de trabalho.

Além da roupa, dá para dar uma olhadinha também nos penteados das atrizes. Rebeldes ou românticas, básicas ou sofisticadas, uma característica comum a todos os visuais era o cabelo com volume, com destaque para os cachos de Jennifer Grey, que viveu a irmã do personagem Ferris Bueller (em Curtindo a Vida Adoidado), e de Jennifer Beals (Flashdance), ou mechas à la Meg Ryan (Harry e Sally) e Madonna (Procura-se Susan Desperadamente).

A redação do Terra selecionou sete filmes para você ver (ou rever) e entender as tendências que já começam a reaparecer nas araras das lojas.

Confira:

Uma Secretária de Futuro(Working Girl, 1988)
No filme, Tess McGill, personagem vivida pela atriz Melanie Griffith, é uma secretária de origem humilde, que toma o lugar da chefe Katharine Parker (Sigourney Weaver), quando esta sofre um acidente numa estação de esqui. Para isso, ela transforma totalmente seu look, deixando o cabelo curto e assumindo uma aparência muito mais sofisticada. Troca roupas e acessórios extravagantes por tailleurs, ternos com paletós mais amplos de ombros largos - essas peças, inclusive com as ombreiras, estão presentes nas passarelas atuais. O figurino da personagem também ficou marcado pelo hábito de ir ao trabalho de tênis, vestindo o escarpim de salto alto apenas quando chegava ao escritório.

A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink, 1986)
Os paletós também são parte do figurino da atriz Molly Ringwald neste filme, mas de um jeito mais descontraído. Parte da roupa usada para ir à escola, combinando chapéu, broches e outros acessórios, era alternada com jaquetas de inspiração esportiva. Tais peças pontuaram a maioria dos recentes desfiles nacionais e internacionais. Aliás, o paletó larguinho, retirado do guarda-roupa masculino, é chamado atualmente de "paletó do namorado" e você pode apostar nele para o próximo inverno.No filme, a personagem Andie Walsh é uma garota pobre que precisa conseguir um vestido para ir ao baile da escola de alto padrão onde estuda e para impressionar o garoto de que gosta. Numa versão do conto de Cinderela, aqui é o vestido pink que faz com que ela ganhe o coração do bonitão. O vestido, todo rosa, com mangas e saias bufantes, hoje só poderia ser usado em baile à fantasia, mas, na época, era a versão exata dos modelos de bailes, casamentos e demais eventos sociais. Fica a dica: inspire-se apenas no pink, que apareceu nas criações de muitas grifes.

Procura-se Susan Deseperadamente (Desperately Seeking Susan, 1985)
A roupa também transforma Rosanna Arquette em Madonna no filme em que a atriz vive uma mulher rica e entediada que decide se passar por uma jovem que está desaparecida. A foto principal do filme é emblemática para a época e para esta temporada também. Dela é possível extrair elementos que foram apresentados nas coleções de muitos dos principais estilistas no Brasil e no mundo: legging, lingerie, jaqueta de couro, muitos colares, cintos e estampas de animal, e, claro, a calça semibaggy.

Harry e Sally (When Harry Met Sally, 1989)
A calça também marca o figurino do filme Harry e Sally (Meg Ryan usa peças largas de cós alto, sejam elas de jeans, sarja ou lã, outra modelagem que tem dado as caras nas passarelas há algumas temporadas. Para combinar, suéteres, camisas, casacos e paletós, todos mais largos, como mandava a silhueta da década. E, nos casacos, as ainda controvertidas ombreiras, uma das principais imagens dos anos 1980.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off, 1986)
Outro filme que marcou a década e é um dos mais exibidos pela TV até hoje conta a história do estudante Ferris Bueller (Matthew Broderick), que arma um superesquema para matar aula com dois amigos. As cenas retratam as misturas de estilos usadas na época e que podem também fazer parte do guarda-roupa atual. Numa década em que várias referências estavam em alta, os personagens principais passeiam por Chicago usando camisa esportiva, jeans, jaqueta de couro estilo motoqueiro e malha com estampa clássica.

Flashdance (Flashdance, 1983)
Como soldadora, usando jeans e jaquetões, ou de colante e polainas, a atriz Jennifer Beals usa roupas que todas as mulheres tiveram em seus guarda-roupas na década. Hoje, as peças têm dado as caras aqui e ali, principalmente as polainas. Sua personagem Alexandra Owens também usa moletom, que volta nesta temporada de inverno remodelado para uso no dia-a-dia.

Xanadu (Xanadu, 1980)
Uma superprodução que marcou o começo da década, esse musical foi inspirado na moda do Roller Disco, patinação ao som de música eletrônica que ficou popular nos anos 1970. O esporte, praticado no filme pela protagonista Olivia Newton-John continuou popular nos anos 1980. O grande sucesso fez com que fossem vendidas roupas inspiradas nas usadas pela estrela na produção, muitas com decotes assimétricos e brilho - outras duas referências da época que pontuaram os últimos desfiles.

sábado, 4 de abril de 2009

17 regras para evitar acidentes domésticos com crianças!

Nada mais natural do que uma criança que mexe em tudo, afinal explorar o ambiente à sua volta faz parte do desenvolvimento. Para que isso não vire uma tragédia, porém, é preciso que pais e responsáveis saibam que muitos dos acidentes na infância ocorrem dentro de casa e poderiam ter sido evitados com medidas simples de segurança. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a maioria das quedas até os 9 anos de idade, por exemplo, se deu no lar doce lar.

Informações coletadas em unidades de urgência do Sistema Único de Saúde (SUS) de 37 cidades brasileiras mostraram que, dos 10.988 atendimentos a crianças nessa faixa etária, 5.540 (50,4%) foram provocados por quedas - sendo que a maioria, 3.838 (69%), dentro da casa das vítimas.

"É muito fácil prevenir, com hábitos que parecem óbvios e simples, mas que podem salvar vidas ou evitar que crianças vivam com sequelas de um acidente", alerta a cirurgiã pediátrica Simone de Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e membro da ONG Criança Segura (www.criancasegura.org.br). Cabe, portanto, ao adulto, garantir um ambiente seguro à criança, que nunca deve ficar sozinha em casa ou ser cuidada por outras crianças.

"Os pequenos aprendem com o exemplo dos pais. São eles que precisam orientar os filhos sobre precauções com a segurança dentro e fora de casa", afirma. Parecem bobos e sem importância, mas os cuidados precisam fazer parte do dia-a-dia de forma preventiva, como uma vacina. Confira as principais orientações:

1. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos.
2. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos.
3. Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, opte por redes ao longo dela.
4. Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas nos postos do SUS, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios.
5. Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer.
6. Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.
7. O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas.
8.Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.
9. Proteja as tomadas com protetores específicos e baratos e facilmente encontrados em home centers, supermercados e lojas de produtos infantis. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte e seqüelas.
10. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.
11. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão.
12. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.
13. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada.
14. Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.
15. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo.
16. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.
17. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.

Carne de cabrito. Já comeu?


Nunca se sabe onde o cabrito nos levará. Quando perguntei ao sorridente açougueiro do Jefferson Market, a loja de alimentos perto do meu apartamento no West Village, se eles tinham carne de cabrito, ele respondeu que não. "Mas tenho uma perna de cordeiro - poderia cortá-la bem fina, para que ficasse com jeito de perna de cabrito." Eu recusei educadamente, e começamos a conversar.


Eu me apanhei contando a ele que "os coreanos acreditam que sopa de cabrito reforça a virilidade, e pode levar a mais animação no sexo". O meu novo amigo respondeu que: "Carne de cordeiro faz mais ou menos isso. Não é algo que se queira comer toda noite, mas quem sabe uma noite a cada duas..." Estendendo a mão para o balcão a fim de embrulhar uma porção de carne moída, ele se deteve e perguntou: "O cabrito é para você?"

Minha história é comum entre as pessoas recentemente convertidas, ainda que eu deva admitir que estou chegando tarde à festa. A carne de cabrito é a mais consumida do planeta, e é alimento básico para, entre outras, as culinárias mexicana, indiana, grega e do sul da Itália. Além disso, já há mais de um ano vem ganhando popularidade entre os yuppies, nas duas costas dos Estados Unidos e até mesmo em lugares como Houston e Des Moines. (Quando a revista New York decretou que a carne de cabrito era "uma pequena tendência", no ano passado, um leitor comentou no site da publicação que "lá vão os brancos de novo, agora como se tivessem inventado a carne de cabrito!!!").

A novidade e o sabor excelente não são os únicos atrativos - a carne de cabrito, além disso, contém menos gordura que a de frango, mas mais proteína que a bovina. Há até mesmo um adorável neologismo para designá-la ("chevon"), para aqueles que preferem que sua comida soe como um Chevrolet compacto ou um grupo vocal feminino dos anos 60.

Eu já havia provado a carne do ruminante barbudo no passado, especialmente em um memorável curry jamaicano em Brooklyn. O sabor da carne, equidistante entre a carne bovina e a de cordeiro, me agradou. Mas quando meus dentes se defrontaram com um pedaço de carne especialmente duro, em forma de escudo, recurvo e com uma textura semelhante à da borracha, minha impressão imediata era a de que estava mastigando o bojo de um pequeno sutiã.

Os cabritos vêm sendo prejudicados há muito por uma reputação baixa e nada merecida. Onívoros, foram acusados injustamente de comer até latas. Suas faces, nada apetitosas, combinam uma certa aparência de estupidez a algo de satânico, como se eles fossem um personagem Disney que oculta um terrível segredo. As barbas que portam são ocasionalmente prodigiosas o bastante para acarpetar o Estado de Montana.

Meu momento de conversão surgiu em fevereiro, quando foi ao Cabrito, um restaurante no West Village, e provei os tacos de cabrito. O elegante restaurante, em estilo de casa de casa de tacos e batizado em homenagem aos filhotes de cabras que costumam ser preparados como assados no Texas e México, deixa sua carne marinando por 24 horas antes de assá-la em um molho de abacaxi, pimenta, cebola e alho. A carne resultante é deliciosa, muito tenra e ao mesmo tempo ligeiramente crocante e caramelada nas bordas. É como cordeiro mas com algo de terra, de escuro. Como cordeiro, mas com um roçar de arbustos. Como... cordeiro da selva.

Imediatamente virei fã da carne de cabrito. Queria pedir pratos que a contivessem no maior número possível de restaurantes. Pouco depois de começar minha epopéia, uma amiga me perguntou se era alguma espécie de carne gay. Confuso, respondi que não tinha nada de gay. Ela explicou: "Não gay, gamy" expressão que designa a carne de caça, conhecida por ser rija.

Ah, isso. Não muito, e a depender de como seja preparada. Dois dos meus pratos de cabrito favoritos em Nova York envolvem preparo que oculta completamente esse aspecto de carne de caça. No Scarpetta, o prato que caracteriza o estilo de Conant, capretto, consiste de fatias de carne de cabrito assadas em molho, flutuando sobre uma coluna de ervilhas e cubos de carne de salmão. O Convivio serve cavatelli assado em um ragu de tomate e cabrito. Ambos os pratos oferecem carne mais suave que um filme de Jennifer Aniston.

Depois de provar muitos pratos à base de cabrito - de um curry apimentado no Dera, em Jackson Heights, Queens, a um paratha de cabrito no Lassi, um restaurante indiano que faz comida para viagem a dois quarteirões de minha casa, decidi que era hora de começar a cozinhar meus pratos de cabrito. Três açougues em meu bairro informaram que, se eu pedisse com entre três dias e uma semana de antecedência, podiam me fornecer carne de cabrito congelada.

"Vocês têm javali, alce, mas não carneiro?", eu ralhei zangadamente com um açougueiro no Citarella; ele retrucou filosoficamente, dizendo que "a vida é assim mesmo". Mas tive mais sorte na feirinha da Union Square, onde duas fazendas, a Patches of Stars e a Lynnhaven, vendem carne de cabrito congelada aos sábados por preços de entre US$28 e US$40 o quilo. (A Lynnhaven também funciona na quarta-feira.) Na Esposito Meat, Nona Avenida número 900, há carne de cabrito disponível todos os dias, por US$11 o quilo. Também há carne fresca de cabrito à venda todos os dias, por US$10 o quilo, no Atlantic Halal, na Atlantic Avenue, Brooklyn. Um

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ovo de cereais na Páscoa!!


A Páscoa evidencia a tentação dos chocolates. Quem não quer sair muito da linha, nem deixar de saborear o doce, pode apostar em um ovo feito à base de barras de cereais com apenas um toque da iguaria de cacau.

De acordo com a Nutrimental, empresa que sugeriu a receita, a opção conta com menos calorias e gorduras que as tradicionais. Cada 100g do produto apresenta 452 calorias, enquanto os ovos de chocolate analisados ficaram acima de 515. São 19g de gordura contra 33,6 de um dos verificados à base do doce.


Para fazer um ovo n° 15, os ingredientes são oito barras de cereais (no exemplo, usamos o sabor banana com 90 calorias cada) e 300g de chocolate ao leite. Quer colocar as mãos na massa? Então, confira os passos:

1º Passo
Rale o chocolate e derreta-o em banho-maria. Depois, mexa com uma espátula fazendo movimentos para frente e para trás até que a massa engrosse. Para saber se está na temperatura ideal para ser colocado na fôrma, encoste um pouco de chocolate nos lábios. O doce tem de estar mais frio que os lábios. No termômetro, a temperatura deve ser entre 28ºC e 29°C.
2º Passo
Derreta as barras de cereais em banho-maria.

3° Passo
Cubra a base da fôrma com as barras de cereais derretidas.

4° Passo
Espalhe uma fina camada de chocolate derretido. Leve ao freezer, espere cerca de cinco minutos e tire o ovo da fôrma.

5° Passo
Há também a opção de usar as barras de cereais como recheio do ovo de chocolate. Nesse caso, espalhe uma fina camada de chocolate na fôrma e coloque no freezer.

Após cinco minutos, espalhe outra camada de chocolate e coloque as barras de cereais derretidas. Leve novamente ao freezer e espere endurecer para tirar da fôrma.

Que deliciaaaa..

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fumante passivo, um problema real

Na cidade de São Paulo, 36% dos cidadãos que convivem com fumantes apresentam concentrações elevadas de monóxido de carbono no organismo. As taxas são semelhantes às de fumantes. O dado faz parte de um estudo da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Segundo a pesquisa, 70% das 1.310 pessoas analisadas mantêm contato com fumantes no ambiente de trabalho. No caso de filhos de fumantes, as crianças podem ter doenças como rinite, sinusite, alergias, entre outros.

Além disso, 18% das pessoas tiveram resultados semelhantes aos de uma pessoa que consome menos de um maço de cigarros por dia.
"Este é um problema de saúde pública", alertou a diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), Luizemir Lago. Segundo ela, o ideal é que os fumantes não acendam cigarros em ambientes fechados.

"Conviver com um fumante no mesmo espaço, seja ele de trabalho ou familiar, é a mesma coisa que estar fumando ativamente".
Por acreditar que vício é "algo particular", a publicitária Vanessa Fette, 39 anos, faz questão de fumar longe dos filhos. "Vou para a varanda", contou.
Quando uma das três crianças se aproxima, ela logo apaga o cigarro. "Não quero prejudicá-los", disse.

A atitude de Vanessa deveria se tornar um padrão, segundo Luizemir Lago. "Não queremos perseguir ninguém e sim conscientizar os usuários de cigarro que os fumantes passivos estão expostos aos mesmos riscos de quem fuma", explicou.

Novo projeto para imigrantes ilegais no Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que anistia imigrantes não-legalizados que vivem no Brasil. O projeto concede anistia aos imigrantes que entraram no país sem registro oficial até o dia 1º de novembro de 2008, o que deve atingir cerca de 50 mil estrangeiros que vivem no Brasil.

Inicialmente, no texto aprovado pela Câmara, o projeto concedia anistia para os imigrantes que entraram no Brasil até o dia 1º de fevereiro de 2009. Como o texto sofreu alterações no Senado, vai retornar para uma nova votação na Câmara.

O relator do texto, senador Romeu Tuma (PTB-SP), disse que o objetivo da matéria é conceder registro provisório aos imigrantes que apresentem carteira de trabalho e atestado de lisura em antecedentes criminais do seu país de origem.

Além disso, os estrangeiros devem comprovar a data que ingressaram no país e apresentar um local de residência fixa. O requerimento de residência provisória deve ser encaminhado ao Ministério da Justiça até 180 dias depois da publicação da lei.

"Estamos fazendo justamente o contrário ao que a Europa está fazendo, criando leis para punir estrangeiros. O governo Lula com isso dá um bom exemplo para o restante do mundo", disse Tuma.

Com o registro provisório, os imigrantes são autorizados a trabalhar no Brasil enquanto não regularizam, em definitivo, a sua situação --processo que demora em torno de dois anos para ser concluído. Os estrangeiros só conquistam registros permanentes se comprovarem vínculos com o Brasil --o que ocorre por meio do casamento com brasileiros ou com a comprovação de um trabalho fixo.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo está disposto a apresentar projeto que anistia os imigrantes ilegais. Lula afirmou que o Brasil deve dar o direito de essas pessoas continuarem no país. "Este país aqui é um país que tem lição a dar ao mundo sobre tratamento de imigrantes', afirmou.

Lula ressaltou que desde 1850 o Brasil recebe, "com respeito", imigrantes de várias nacionalidades, o que não acontece em outros "países ricos europeus".