sábado, 25 de abril de 2009

Alguns cuidados na gravidez

Se você está grávida e abusa na hora de se alimentar, é melhor deixar de lado esse hábito para garantir a saúde do seu filho. Um estudo apontou que dietas com alto índice glicêmico (IG) durante o terceiro trimestre da gestação podem fazer com que a criança nasça mais pesada e com maior risco de desenvolver obesidade infantil. A conclusão foi publicada no Jornal Britânico de Obstetrícia e Ginecologia.

De acordo com o site Science Daily, para chegar a esse resultado, cientistas do Instituto Conway de Pesquisa Biomolecular e Biomédica da Universidade de Dublin e do Hospital e Maternidade Nacional, ambos na Irlanda, analisaram algumas ovelhas. O animal é usado há cerca de 40 anos para obter informações sobre a relação entre mães e bebês humanos. É que a ovelha apresenta elementos da gravidez parecidos, incluindo função metabólica e transporte de nutrientes, segundo o Science Daily.

Além disso, pesa de 65 a 85 kg, tem média de 17 dias de ciclo reprodutivo e usualmente tem um ou dois filhotes por vez, com período de gestação relativamente longo, de 147 dias. "Pela primeira vez, os resultados mostram que ovelhas alimentadas com comidas de alto índice glicêmico duas vezes ao dia além das refeições normais, durante o último trimestre da gravidez, deram à luz filhotes mais pesados e com crescimento mais rápido", diz um dos autores do estudo, Alex Evans, professor associado de fisiologia animal da Universidade de Dublin.

O índice glicêmico mede como o alimento aumenta os níveis de glicose no sangue. "Representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em comparação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose. Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose", afirma a Sociedade Brasileira de Diabetes. Os alimentos com índices menores que 75 são considerados de baixo IG, enquanto os maiores de 95, de alto. Confira a tabela da Sociedade Brasileira de Diabetes no link acima.

Nenhum comentário: