quarta-feira, 29 de abril de 2009

Colares de tecido lucrativo!!


Foi fazendo flores de tecido para o cabelo que a designer Camila Ferreira, de Campo Grande (MS), encontrou uma "mina de ouro" em agosto do ano passado. Assim que desfilou os primeiros modelos, passou a receber encomendas e, em um mês, já precisava da ajuda de duas amigas para dar conta da produção.

Os enfeites e colares que elas passaram a vender se encaixaram perfeitamente numa brecha de mercado não explorada da capital sul-mato-grossense. "Comecei a confeccionar os acessórios porque simplesmente não encontrava o que queria usar", lembra Camila. "Quando pensamos nos colares, optamos por usar tecidos também para ter um diferencial. Não havia essa oferta aqui e nós a preenchemos", conta.

A idéia vingou. Aproveitando retalhos e sobras de malhas de fábricas da região, as três colegas mataram dois coelhos com uma cajadada só. Ao usarem uma matéria-prima barata - ou grátis, já que a maioria dos tecidos ainda é doada -, não tiveram um custo inicial elevado. Além disso, podem classificar suas peças como ecológicas e ganhar pontos junto às adeptas da moda "verde".
Os colares agora são o carro-chefe do trio, que batizou a marca de Filós - Meninas Arteiras. Além de Camila, o grupo é também formado por Érica Estela e Marcela Manzig. Feitas de malha com detalhes em metal, as peças são volumosas e combinam várias cores. "Temos também uma linha mais "seca", mas a nossa característica é o estilo despojado, com volume", explica Camila.

Como podem ser colocados de diferentes formas em volta do pescoço, os colares acabam conquistando uma clientela ávida por looks de inverno na tórrida Campo Grande. "As pessoas aqui gostam de cachecol, mas faz muito calor. Os colares suprem essa vontade de usar a peça e não esquentam, já que são de malha", explica.

Hoje a produção é de cerca de 500 itens por mês, o que garante uma renda média de R$ 10 mil. Com sete meses de existência, o empreendimento ainda não se tornou atividade principal das três, mas a idéia é transformar a marca em uma loja na cidade.

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