quarta-feira, 17 de junho de 2009

Solte a lingua de seu bebê com esses seis passos


1 - Cante, conte histórias e brinque muito. É dessa forma que você estimula o processo de aquisição da linguagem. Pouco a pouco, seu bebê vai se acostumando com essa imensidão de palavras que existem. E tem muita coisa pra se acostumar... Leva tempo mesmo.


2 - Aproveite alguns momentos especiais, como a troca de fralda, a amamentação, ou o banho. São acontecimentos que fazem parte da rotina do bebê e é quando eles estabelecem interações importantes, que rendem bons aprendizados. Uma boa hora para você estimular seu filho a falar e se divertir com as tentativas dele de se expressar.


3 - As crianças aprendem por imitação. Isso vale para quase tudo: quando ela começa a andar, comer com talheres, tomar água no copo, e no aprendizado da fala também. Falar com seu filho é fundamental para que ele se aproxime da linguagem oral e comece a dar seus primeiros passos e tropeções. Tudo bem se ele te olhar com uma cara de “não estou entendendo nada”. Ele está ouvindo, é isso que importa.


4 - Muita gente acredita que, falando com a criança de maneira parecida com a que ela fala, de um jeito infantil, estamos ajudando-a a compreender melhor o que está sendo dito. Pois saiba que isto é um erro. Os adultos são os responsáveis por dar o modelo correto da linguagem. É assim que os pequenos, aos poucos, vão deixar de falar errado. Não fale errado como seu filho, pois ele poderá acreditar que este é o jeito certo e não se esforçar para melhorar sua capacidade oral.


5 - Seu filho aprendeu algumas palavras e você não vê a hora de que ele esteja falando frases completas e batendo altos papos. Calma! Estimular é bom, mas não faça disso um motivo de estresse. Pode ser que a criança não esteja afim de falar naquela hora. Ou então aquela palavra ainda é muito difícil para ela. Ás vezes, o melhor é desencanar e não pressionar seu filho. Além de ser muito chato pra ele, o efeito pode ser inverso. Ele não vai mais falar de birra!


6 - Criança fala errado mesmo. É o maior barato e você ainda vai rir muito das pérolas de seu filho. Tenha isso em mente e controle seu perfeccionismo. Não fique corrigindo a fala da criança quando ela tentar se expressar. Apenas converse com ela de forma correta. E não a obrigue a ficar repetindo mil vezes a tal palavra. Ninguém merece!

2 comentários:

Anônimo disse...

desculpa mas ainda bem que não tenho filho rsrsrsrs e nem quero ser mãe

Yasmin disse...

virei sua seguidora, quando puder
passa no meu???
vlw
parabéns pelo blog
http://yasminmantsoni.blogspot.com/