segunda-feira, 30 de março de 2009

Transporte seu bebê de forma segura!

A partir do dia 1° de abril, o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação - que aumentam a segurança das crianças transportadas em carros -só poderão ser vendidos se apresentarem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). E a lei de trânsito brasileira também deverá ser mais rígida com os pais que abrem mão desse tipo de proteção para os filhos.
A partir de junho de 2010, os pais que não adotarem esses recursos para transportar seus filhos pequenos no trânsito brasileiro serão multados. A infração é considerada gravíssima e pode custar ao motorista descuidado R$191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do carro. Não à toa. De acordo com a ONG Criança Segura, estudos americanos mostram que esses acessórios, quando instalados e usados corretamente nos veículos, diminuem em 71% os riscos de morte das crianças, em caso de acidente.
Apesar das mudanças, algumas regras para carregar bebês no carro já existem - e muitos papais não sabem. De acordo com a Resolução n° 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pequenos até um ano de idade devem utilizar o assento do tipo bebê conforto, também chamados de conversível. As crianças até quatro anos têm de estar sentadas na cadeirinha, e aquelas com até sete anos e meio, no assento de elevação. Vale lembrar que o lugar da garotada de até 10 anos é no banco de trás (com exceção de veículos com apenas banco dianteiro ou quando a quantidade de crianças exceder a capacidade do banco traseiro - nesse caso, a maior do grupo pode ser transportada no dianteiro).
Também não basta comprar os acessórios corretos para cada idade e posicioná-los de qualquer jeito. É preciso ficar atento a alguns detalhes que podem salvar a vida do seu filho após uma batida ou desaceleração repentina.
Confira as dicas da ONG Criança Segura:

Bebê conforto

1 - O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados do bebê conforto e não deve se mover mais que 2 cm para os lados.
2 - Utilize o clipe de segurança, acessório que trava o cinto de segurança do carro, evitando que fique solto.
3 - A criança deve ficar de costas para o sentido que o carro se movimenta.
4 - As tiras devem ficar abaixo do ombro do bebê. Ajuste-as ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Se houver, posicione o clipe peitoral na altura das axilas.
5 - Recline o bebê conforto para que a cabeça da criança possa ficar de forma plana na concha do aparelho. Pode-se colocar embaixo do acessório de segurança uma toalha enrolada para encontrar a inclinação desejada. O ângulo deve ser de, no máximo, 45°.
6 - Nunca coloque nada entre o pequeno e a cadeira.
7 - Tome cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras de proteção. Esses materiais podem comprimir em um acidente e afetar a segurança.
8 - Nunca use o bebê conforto de costas para o movimento onde haja air-bag frontal ou lateral ativado. A força do acessório em formação pode causar ferimentos graves ou levar à morte.
9 - Se a cadeirinha tiver alça, siga as instruções do fabricante. A maioria dos modelos americanos pede que a alça fique para baixo.

Cadeirinha

1 - O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados.
2 - Utilize o clipe de segurança, acessório que trava o cinto de segurança do carro, evitando que fique solto.
3 - A criança deve ficar de frente para o movimento do carro.
4 - Posicione as tiras de segurança da cadeira acima da altura dos ombros. Ajuste-as ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Se houver, posicione o clipe peitoral na altura das axilas.
5 - Nunca coloque nada entre o pequeno e a cadeira.
6 - Tome cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras de proteção. Esses materiais podem comprimir em um acidente e afetar a segurança.

Assento de elevação

1 - Depois de sentar a criança de frente para o movimento do carro no assento de elevação, observe se o cinto de três pontos do veículo passa confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris.
2 - Nunca permita que seu filho coloque o cinto embaixo do braço ou por trás das costas, atitudes que podem causar ferimentos sérios.
3 - A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.
4 - O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de três pontos e se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha esses equipamentos, procure uma concessionária autorizada para instalá-los.

Outras dicas

Além de saber como instalar os acessórios e garantir que a criança esteja segura com eles, é importante tomar outros cuidados para evitar acidentes no trânsito.

Veja a lista da ONG Criança Segura:
1 - Use os acessórios de proteção para transportar crianças no carro até mesmo quando for percorrer pequenas distâncias. Colisões também podem acontecer perto de casa ou em ruas com baixos limites de velocidade.
2 - Nunca deixe uma criança sozinha dentro do carro.
3 - Guarde a chave do carro longe do alcance dos filhos.
4 - Ensine os pequenos a não brincar dentro ou perto de carros.
5 - Mantenha os bancos de trás travados para impedir que a criança entre no porta-malas por dentro do carro.
6 - Se o veículo for de quatro portas, assegure-se de que as traseiras estão travadas pra evitar que a criança as abra.
7 - Em caso de vidro elétrico traseiro, também é importante travar a abertura das janelas.

Nenhum comentário: