terça-feira, 17 de março de 2009

Tomar banho aqui deve ser legal!


O maior campo de gêiseres (jatos de água que saem da terra) do hemisfério sul fica no norte do Chile a 90 quilômetros de San Pedro do Atacama, uma das cidades mais visitadas do deserto. Conhecido como Los Géiseres del Tatio (nome do vulcão da região), o campo está a 4.200 metros de altura e possui 80 crateras que expelem jatos d'água com temperatura superior a 80 graus Celsius.

Entre as 6h00 e as 9h00, El Tatio apresenta o melhor de seu espetáculo: os gêiseres trabalham ao mesmo tempo e, desordenadamente, lançam seus jatos mais altos (a água atinge até seis metros de altura). Isso tudo num cenário composto pelos montes andinos e piscinas naturais com água a 40 graus Celsius.O processo que origina os gêiseres começa com uma infiltração de água no solo. Ela se acumula numa região profunda e é aquecida pelo magma vulcânico, mas a alta pressão do local retarda sua evaporação.

Quando, finalmente, ela entra em ebulição, a temperatura e a pressão são muito elevadas e a expelem violentamente.Fora da terra, o show de El Tatio começa com um vaporzinho. Segue-se uma sessão de jatos que, até as 10h00, perde toda a intensidade. Daí para frente, os gêiseres atiram com mais tranqüilidade e pode-se até caminhar pelo campo, coberto por um pó branco (proveniente do desgaste das rochas e do lançamento de sais do interior da terra).Interessados em acompanhar as águas dançantes em El Tatio devem, portanto, madrugar. Excursões guiadas partem de San Pedro do Atacama entre 4h00 e 5h00.

No caminho até o campo de gêiseres, há estradas mal iluminadas que sobem os Andes, numa paisagem que, de dia, permite ver espécies típicas da região, como vicuñas (parecidas com lhamas) e ñandués (que lembra a ema).

Nenhum comentário: