segunda-feira, 29 de março de 2010

A origem do Inglês

Quando falamos em inglês tradicional é comum pensarmos no inglês britânico. Mas a língua inglesa vem de muito antes e sofreu diversas modificações, afinal, por mais que conheçamos Romeu e Julieta, não se fala mais o mesmo inglês que Sheakespeare falava. As línguas se transformam e variam de acordo com a cultura de cada local, por isso muitas vezes temos dialetos, que são variações grandes de uma mesma língua que, no final das contas, acaba parecendo uma nova.

Porém, o inglês que conhecemos hoje nasceu sob influências de vários idiomas, muitos que hoje não se falam mais. Considerando o inglês como uma criança, podemos dizer que seus pais foram três : os Anglo-saxões ( germânicos), os Nórdicos e os Românicos. Você está achando estes nomes esquisitos? Veja quem são eles:

Anglo-Saxões: Povos que invadiram a Grã- Bretanha e lá se estabeleceram depois da saída dos romanos.
Nórdicos: Povos do norte da Europa.
Românicos: Povos vindos da região da Península Itálica.

Muitas palavras características do inglês, portanto bem diferentes das nossas, são de origem anglo-saxônica e germânica. Estes povos estabeleceram-se na Grã-bretanha desde o século V. Muitas pessoas dizem que quando se sabe falar inglês, tem-se mais facilidade de se aprender o alemão. E isto é verdade, visto que a origem destas duas línguas é a mesma, ambas vieram dos anglo-saxões e dos germânicos.

Mas por que, mesmo tendo a mesma raiz, esses idiomas têm muitas diferenças? Isto acontece devido às demais influências que essas línguas receberam. Os Celtas influenciaram na formação do inglês, mas não muito, pois as grandes marcas da língua céltica permaneceram no escocês e no irlandês ( mas não se esqueça de que na Irlanda e na Escócia a língua mais falada é o inglês com seus sotaques característicos).

O Império Romano continuou mantendo contato com a Inglaterra, portanto podemos ver algumas marcas deixadas pelo latim (língua falada pelos romanos). Este idioma é uma das grandes bases da língua portuguesa, sendo assim as palavras em inglês provenientes do latim são freqüentemente familiares para nós. Ex.: liberty (liberdade), martyr ( mártir), angel ( anjo), disciple ( discípulo) etc.

A seguinte influência mais importante foi a dos dinamarqueses e escandinavos que invadiram a Grã-bretanha nos séculos IX e X. Esses dois povos foram chamados, de maneira geral, de Vikings. A influência deles foi maior que a dos celtas e palavras como call (chamar/telefonar), take (levar), leg (perna), bastante usadas até hoje, são fruto desses últimos.

Por volta de 1066, o trono inglês passou para as mãos de normandos que falavam francês e eram católicos. Portanto, vê-se na Inglaterra a volta de uma grande influência das línguas românicas ( basicamente o francês, o italiano, o espanhol, o português e o romeno) que possuem como base o latim, como já foi mencionado. As palavras latinas eram geralmente a respeito de lei e governo ( justice –justiça/ tax- taxa) e de conceitos abstratos como caridade (charity) e conflito ( conflict).

De lá para cá houve muitas idas e vindas das influências de vários idiomas sobre o inglês, afinal a língua varia de acordo com os costumes e a cultura de cada povo. Se muitos idiomas influenciam o inglês, este influencia o português consideravelmente. É muito importante que haja trocas culturais e lingüísticas entre os povos, porém também é necessário que se preserve a língua e as expressões de um povo. Podemos utilizar palavras inglesas no português, mas não devemos nos esquecer de que nossa língua é muito rica e muitas vezes é desnecessário pegar palavras emprestadas de outras, já que conseguimos nos expressar bem e criativamente com o nosso próprio idioma.

terça-feira, 23 de março de 2010

Memória feminina - Estudo diz que é melhor do que a masculina.

As mulheres costumam reclamar que seus parceiros esquecem tudo, principalmente datas comemorativas, como aniversários de namoro e casamento. Alguns homens, em contrapartida, garantem não ser tão esquecidos assim. Pois uma pesquisa inglesa acabou com as dúvidas: afirma que a memória feminina é melhor que a masculina.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas do Instituto de Educação da Universidade de Londres contaram com a participação de 10 mil pessoas aos 50 anos, incluindo escoceses, ingleses e gauleses. Todos fazem parte do estudo National Child Development, que os acompanha desde o nascimento.

Os voluntários ouviram dez palavras e tiveram dois minutos para lembrar o maior número possível delas. Em seguida, precisaram listá-las depois de cinco minutos. As mulheres venceram os homens nos dois testes, com placares 5% melhores no primeiro e 8% no segundo.

Elas foram mais ágeis na terceira etapa. A tarefa era riscar em um minuto mais letras "p" e "w" de um caça-palavras. A próxima atividade era nomear quantos animais conseguissem ao longo de um minuto. Nesse caso, houve empate.

A diretora da pesquisa, Jane Elliott, disse ao jornal Daily Mail que essa diferença é perceptível também quando são controlados dados como quantas pessoas fumam, bebem e que tipo de trabalho fazem. Apesar de ser uma diferença pequena, ela existe, segundo a pesquisadora.

Os resultados sugerem que essa diferença tenha uma causa biológica. Uma teoria é de que esteja relacionada aos níveis do hormônio sexual feminino estrogênio.

Os pesquisadores pretendem retomar os testes nos próximos anos com o intuito de analisar o processo de envelhecimento. Eles esperam que as mulheres se saiam ainda melhor à medida que envelhecem.

Fonte: Terra

quarta-feira, 17 de março de 2010

Conheça o Livemocha

Você já ouviu falar do Livemocha? É a maior comunidade de aprendizagem de idioma do mundo, com cursos online com mais de 35 idiomas e nativos do idioma para lhe ajudar a aprender. O Livemocha é gratuito, é uma ótima maneira de aprender idiomas e conectar-se com pessoas do mundo inteiro.

O Livemocha está oferecendo uma promoção. Se eu encontrar 3 amigos ou mais para participar do Livemocha usando este link, então todos ganharemos um Curso Rápido para Viagem (preço regular de $9.95 USD)!

Você precisa ativar sua conta para ser qualificado para a oferta do Curso Rápido para Viagem, então, não se esqueça de verificar o e-mail de ativação após ter sido registrado. Clique no link abaixo para iniciar!

http://www.livemocha.com/invite/r:AcJq6wcq/e:03bc4667066ace2e12eabd67d85565fd?tok=extinvite&utm_source=livemocha&utm_medium=email&utm_term=new_invite

(Se ao clicar no link e esse não funcionar, tente copiar e colá-lo no navegador da web.)

Beba água logo após acordar.

Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.
 
Beba água com estômago vazio.

Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores.
Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
 
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
 
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
 

Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
 
Método de tratamento:


1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
 
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
 
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
 
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
 
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
 
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.
 A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:

1. Pressão Alta - 30 dias
 
2. Gastrite - 10 dias
 
3. Diabetes - 30 dias
 
4. Obstipação - 10 dias
 
5. Câncer - 180 dias
 
6. Tuberculose - 90 dias
 
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.


Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
 
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
 
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
 
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!
 

Para quem gosta de beber água fria / gelada.
 
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
 
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
 
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.
 
Nota muito grave - perigoso para o coração:
 
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
 
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
 
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
 
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
 
Sejamos cuidadosos e vigilantes.
 
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
 

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicas que amenizam as olheiras

O círculo escuro ao redor dos olhos é uma marca que muitas mulheres carregam pela vida toda. Causadas por um excesso de melanina (pigmento escuro) e congestão vascular na região, as olheiras são geralmente determinadas pela genética.
Mas cansaço e poucas horas de sono também podem causar esse incômodo.

"Algumas têm um componente maior de cor e outras de vasos. E pessoas atópicas (alérgicas) têm uma tendência maior a olheiras", explica a dermatologista Silvia Zimbres, da clínica Doux Dermatologia, de São Paulo. A médica Danielle Macedo Bertino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-SP), lembra que fumo, bebida, álcool, TPM e até rinite e má alimentação também propiciam o aparecimento das olheiras.

Prevenir as que são causadas geneticamente é uma tarefa quase impossível, mas é possível amenizá-las. "Para as olheiras crônicas, o melhor tratamento é a luz intensa pulsada, com respostas de médias a excelentes", diz Silvia. "O laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O de luz pulsada emite um feixe de luz que, atraído pela cor da região escura, causa a fragmentação do pigmento, clareando a pele", explica a nossa colunista e médica dermatologista Daniela Graff.

Já as passageiras, causadas pelo cansaço, por exemplo, podem ser amenizadas com compressas geladas, que podem ser feitas com água boricada ou chá de camomila, em casa mesmo. "Utilizar cremes que diminuam a congestão de vasos e manchas na região também ajudam", garante Danielle.

Esses cremes devem ser à base de substâncias clareadoras e descongestionantes, como os ácidos kójico e glicólico, vitamina K, e lotus rutina. "Com a ajuda da cosmetologia, o processo de clareamento pode mesmo ser mais rápido", declara o cosmetólogo Marcelo Schulman.

Daniela dá mais dicas caseiras para melhorar a aparência das olheiras. "Colocar rodelas finas de batata ou grossas de pepino sobre os olhos por 20 minutos com água fria pode ajudar", garante. Ela ainda indica colocar salsinha fresca picada em gazes, sobre os olhos, na mesma quantidade de tempo. Outra dica é colocar chá de camomila em formas de gelo e, depois, aplicar as pedrinhas (com gaze) sobre cada olho, por 10 minutos.

Um tratamento que pode ajudar a melhorar o aspecto da região é o preenchimento com ácido hialurônico, feito com agulha. "Ele atenua o efeito de sombra que acontece em algumas pessoas, geralmente as que têm a órbita mais profunda e rosto mais alongado", explica Silvia. "Ele traz excelentes resultados para as olheiras que além de escuras são profundas", concorda Danielle.

A carboxiterapia também é eficiente no tratamento às olheiras. "A aplicação de gás carbônico medicinal diretamente na região proporciona vasodilatação, com estímulo da circulação e consequente melhora de fluxo sanguíneo", explica Daniela. O processo é tranquilo e dura cerca de 10 minutos. "Outro efeito importante é a resposta do organismo ao 'descolamento da pele' provocado pelo gás. O organismo responde formando muito colágeno, proporcionando uma melhora na flacidez e na espessura da pele", garante.

Mulheres que bebem com regularidade engordam menos

Um novo estudo promovido pelo Hospital das Mulheres em Boston apontou um dado surpreendente: mulheres que consomem bebidas alcoólicas regularmente têm 30% menos probabilidade de ganhar peso. Lu Wang, pesquisadora do hospital, entrevistou mais de 19.000 mulheres, acima dos 39 anos, sobre o quanto elas ganharam de peso nos últimos 13 anos e seu consumo de álcool. As respostas comparadas sugeriram que as mulheres que ingeriam 30 gramas de álcool por dia engordaram menos que as outras (embora também tivessem engordado por conta da idade).

O resultado pode estar associado à maneira como o organismo feminino metaboliza o álcool, mais rapidamente do que o dos homens. E constatou também que as mulheres que bebiam mais, consequentemente ingeriam menos carboidratos. O consumo de álcool estaria acelerando o metabolismo dessas mulheres e por isso elas engordariam menos.

Mas não vai usar a notícia como desculpa para comemorar com as amigas e encher a cara! A cientista explicou que a pesquisa baseou-se em quatro grupos de bebidas, vinho tinto, branco, cerveja e licor, sendo o vinho tinto o que apresentou os melhores resultados na relação com o peso. O consumo médio das mulheres estudadas era de 150 ml da bebida, cerca de duas taças. É importantíssimo lembrar que moderação sempre cai bem e beber em excesso pode causar o efeito exatamente contrário.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Conheça o LOCKERZ - Ganhe prêmios na NET

Lockerz é a nova mania da internet, um site em formato de rede social que distribui pontos, chamados de PTZ, por todo tipo de atividade que você faz no site. Um lugar para assistir a vídeos exclusivos, descobrir novas músicas, jogar os jogos mais quentes, interagir com seus amigos e o melhor de tudo: ser recompensados por praticamente tudo que você faz no site.

Troque pontos por: Xbox 360, PlayStation 3, Wii, TV LCD 42", iPod Touch, Macbook Pro, Apple TV e muito mais, leia mais para saber como ser convidado!
Veja aqui como funciona o Lockerz.

Após receber seu convite para o Lockerz e fazer parte da comunidade, você começa a acumular PTZs, a moeda virtual do site. PTZ é a maneira de controlar tudo oque você faz no site. Toda atividade no Lockerz gera uma certa quantidade de PTZ que vão sendo acumulados na sua conta.

Algumas das atividades que geram PTZ:

- Na seção Dailies, você encontra diariamente alguma atividade, uma pergunta que oferece pontos. Ao realizar a atividade você ganha 2 PTZ, ou 4 PTZ se for um membro Z-List.

- Fazendo o login uma vez ao dia você também ganha 2 PTZ, ou 4 PTZ se for um membro Z-List (veja mais abaixo).

- Convide quantos amigos você desejar, via orkut, msn e etc. Cada convidado seu que se cadastrar gera 2 PTZ, ou 4 PTZ se for um membro Z-List (veja mais abaixo). Não existe limites, quantos mais amigos indicados mais PTZ na sua conta.

- Após conseguir 20 indicados que de cadastrarem no site, você se torna um membro VIP denominado Z-List. Ao fazer parte desse grupo, todos os PTZ ganhos são dobrados. E você ainda recebe em sua casa uma camiseta e um adesivo do Lockerz.

- Você ainda poderá acumular PTZ ouvindo músicas, assistindo a vídeos, jogando e, se desejar, fazendo compras no site.

Estes PTZs acumulador podem ser trocados por prêmios sensacionais.

POR SER UM SITE PRIVADO, PEÇA SEU CONVITE ATRAVÉS DO E-MAIL:
proezass.blogspot@gmail.com

Ótimos prêmios pra você também!

terça-feira, 9 de março de 2010

Dentes sensíveis?! Saiba como tratar.

Provar um sorvete ou tomar um golinho de chá quente às vezes é uma experiência dolorosa para você? Escovar ou passar fio dental faz você estremecer de vez em quando? Se a resposta for positiva, você tem um problema chamado "dentes sensíveis".

Cáries dentárias e dentes fraturados podem causar dentes sensíveis. Mas se seu dentista descartou esses problemas, esmalte dental desgastado, dente fissurado ou uma raiz exposta podem ser a causa.

Uma camada de esmalte dentário, que é a substância mais dura do organismo, protege as coroas dos dentes saudáveis. Uma camada chamada de cemento dentário ou cemento radicular protege a raiz dental sob a linha da gengiva. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina dentária, uma parte do dente que é menos densa do que o esmalte e cemento.

A dentina contém túbulos microscópicos, que são tubos ocos ou canais. Quando a dentina perde sua cobertura de proteção, os túbulos permitem que alimentos quentes e frios, ácidos ou pegajosos, estimulem a inervação e as células dentro dos dentes. Isso causa hipersensibilidade e desconforto ocasional. Felizmente, a irritação não causa danos permanentes à polpa. A dentina pode ser exposta quando a gengiva se retrai. O resultado pode ser hipersensibilidade próxima à linha da gengiva.

A higiene bucal adequada é a chave para evitar que a gengiva se retraia e cause dor por dentes sensíveis. Se você escovar os dentes de maneira errada ou mesmo escovar demais, poderão também resultar problemas gengivais. Pergunte ao seu dentista se você tiver dúvidas sobre sua rotina diária de higiene bucal.

Dentes sensíveis podem ser tratados. Seu dentista pode sugerir que você experimente um creme dental dessensibilizante, que contenha compostos que ajudem a bloquear a transmissão da sensação da superfície dental para a inervação. O creme dental dessensibilizante geralmente requer diversas aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida.

Seu dentista também pode recomendar técnicas feitas em consultório envolvendo a aplicação de flúor na forma de gel, que fortalece o esmalte dentário e reduz a transmissão de sensações.



quinta-feira, 4 de março de 2010

Conheça um pouco mais sobre as formigas

Se você acha que as sociedades humanas são complexas e organizadas, talvez seja hora de olhar para os formigueiros. Temos muito o que aprender com eles.
As formigas, andam organizadamente, sem atropelos, trabalhando pelo bem comum."Entre as formigas, ninguém manda em ninguém", afirma a entomologista Deborah Gordon, que, há 17 anos passa o dia observando formiguinhas sob o sol do Arizona.

Há, por exemplo, as que se aventuram para fora do formigueiro. São operárias especializadas em buscar comida.
No caminho, as operárias esfregam a barriga no chão, deixando um rastro com o cheiro da colônia a que pertencem, para que ela mesma e as companheiras não se percam. Formigas não falam, mas os feromônios, que são as substâncias que carregam odores, substituem com eficiência as palavras. No caminho para o formigueiro, a operária pára na frente de outra formiga. As duas esfregam suas sensíveis anteninhas e, pelo cheiro, percebem que são da mesma colônia. Antes de seguir em frente, a operária divide um pouco da folha que leva para casa e avisa, com outro feromônio: "Ali na frente tem algo que nos interessa".

Mas, se você acha que conhece as formigas apenas de olhar as que passeiam por aí, está redondamente enganado. "Apenas 10% da população sai para buscar comida. As outras 90% ficam na colônia o tempo todo", diz a pesquisadora Ana Eugênia de Campos Farinha, do Instituto Biológico de São Paulo. É que, em casa, todas juntas, elas conseguem se defender. Lá fora, espalhadas em frágeis batalhões, as pequenas são presas fáceis para predadores famintos como tamanduás, lagartos e besouros.
Portanto, para entender mesmo como são esses insetos, o ideal é seguir a fila e entrar com uma delas pelo buraco do formigueiro. Logo abaixo do nível do solo há uma multidão de formigas, umas indo, outras vindo. Nenhuma pára para dar passagem, elas simplesmente sobem umas nas outras sem se incomodar em pedir licença (não, não há um feromônio para isso). Começam a surgir bifurcações, ruas mais largas, que dão em grandes buracos, cheios de larvas. Lá há mais funcionárias dedicadas.

Algumas passam o dia lambendo e manipulando, com as patinhas, as larvas das futuras formiguinhas que vão nascer. Também são operárias, mas trabalham como babás: ai de quem chegar perto sem o cheiro certo (que funciona como um crachá). Quando o quarto onde estão os futuros bebês fica muito quente, elas se organizam e abrem novos dutos de ar condicionado, zanzando pelo meio da terra para que o ar circule.
Pois é, temos muito o que aprender com as formigas, não só no que se refere ao trabalho em equipe, mas também em termos de técnicas agrícolas, distribuição da comida, sistema político e cuidados ambientais. Quem sabe, com a ajuda delas, não possamos nos tornar mais civilizados?

Em algumas espécies de formigas, como as saúvas, os berçários são freqüentados também pelas cortadeiras, operárias especializadas em picar as folhinhas que as coletoras trazem. As maiores delas dividem, com as mandíbulas-tesouras, os grandes pedaços de folha em várias pequenas partes. Daí chega uma formiga menor, que corta cada pedaço em pedacinhos. E assim por diante, como se fossem as enzimas do nosso sistema digestivo quebrando os alimentos em pequenos componentes. Uma perfeita linha de (des)montagem. Até que sobram fragmentos vegetais tão minúsculos que podem ser absorvidos pelas larvas.

As folhas picotadas servem também de adubo para os fungos que crescem nos berçários. "As formigas podem ser consideradas as verdadeiras inventoras da agricultura", afirma a ecóloga Flávia Medeiros, especialista em comportamento de formigas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Não é exagero. Há operárias no formigueiro que cultivam uma horta de fungos e depois colhem para alimentar a colônia inteira.
Comida é importante, mas não é tudo. Para que um formigueiro funcione, vários tipos de formigas precisam trabalhar, cada uma fazendo o que sabe sem ambicionar uma promoção ou invejar o emprego alheio. Há, por exemplo, as faxineiras, que alegremente levam cada resíduo de comida ou de larvas para algum porão vazio nas fronteiras do formigueiro, onde as bactérias que o lixo atrai não são ameaça para ninguém. Outras limitam-se à tarefa burocrática de organizar estoques de comida, cuidando para que não falte nada e decidindo o que deve ser consumido antes.

Há algumas ainda mais especializadas: passam a vida a quebrar sementes ou a cavar túneis. "Sozinhas as formigas não são nada. Sua sociedade é o exemplo perfeito de como várias partes simples podem executar tarefas elaboradas juntas", afirma Deborah, que gosta de comparar o formigueiro a um cérebro. Em ambos os casos, um componente isolado - formiga ou neurônio - é incapaz de grandes feitos. Mas o conjunto impressiona pela eficiência e pela complexidade.
O engraçado é que uma única formiga - assim como um único neurônio - não faz idéia de que seja parte de algo tão complicado. "Essa é uma das mais recentes e incríveis descobertas sobre as colônias", diz Deborah. "As formigas só percebem as companheiras mais próximas. Nem sabem o tamanho de seu formigueiro." Ou seja, uma cidadã do maior formigueiro do mundo, que fica na ilha de Hokaido, Japão, e abriga, em seus três quilômetros quadrados, 300 milhões de operárias e 80 000 rainhas, nem imagina que sua casa é diferente de uma colônia do gênero amblyotoni, a menor do mundo com apenas 12 habitantes, encontrada na Austrália.


E NO BRASIL...
E, já que estamos falando de recordes, toque o hino: a maior formiga do planeta é brasileira. Trata-se da tocandira, que habita o Estado de Goiás. Ela mede 4 centímetros e tem uma ferroada tão doída que virou rito de passagem para índios locais: "Quando o menino se tornava um guerreiro, era obrigado a colocar a mão numa luva cheia de tocandiras", diz Ana Eugênia.
Mas tamanho nem sempre é documento. Outra formiga daqui da terrinha, a minúscula lavapé, de 2 milímetros, está entre as mais bem-sucedidas do mundo. Tanto que acabou desembarcando na América do Norte, de carona em algum navio brasileiro na década de 30, e transformou-se numa das mais terríveis pragas dos Estados Unidos, onde não tem inimigos naturais.

Uma das razões de tanto sucesso é a implacável estratégia militar das lavapés. Elas invadem as colônias inimigas e vão espirrando ácido fórmico, um veneno que já matou muita gente de alergia, nos olhos das inimigas. Quando encontram a rainha, seguram-na com a boca e cravam o ferrão no abdome, pela lateral da carcaça. Vencida a batalha, as soldadas copiam o cheiro da rainha morta e, em pouco tempo, são aceitas pelas formigas órfãs. Os biólogos chamam as colônias conquistadas de "escravas".