sexta-feira, 12 de março de 2010

Mulheres que bebem com regularidade engordam menos

Um novo estudo promovido pelo Hospital das Mulheres em Boston apontou um dado surpreendente: mulheres que consomem bebidas alcoólicas regularmente têm 30% menos probabilidade de ganhar peso. Lu Wang, pesquisadora do hospital, entrevistou mais de 19.000 mulheres, acima dos 39 anos, sobre o quanto elas ganharam de peso nos últimos 13 anos e seu consumo de álcool. As respostas comparadas sugeriram que as mulheres que ingeriam 30 gramas de álcool por dia engordaram menos que as outras (embora também tivessem engordado por conta da idade).

O resultado pode estar associado à maneira como o organismo feminino metaboliza o álcool, mais rapidamente do que o dos homens. E constatou também que as mulheres que bebiam mais, consequentemente ingeriam menos carboidratos. O consumo de álcool estaria acelerando o metabolismo dessas mulheres e por isso elas engordariam menos.

Mas não vai usar a notícia como desculpa para comemorar com as amigas e encher a cara! A cientista explicou que a pesquisa baseou-se em quatro grupos de bebidas, vinho tinto, branco, cerveja e licor, sendo o vinho tinto o que apresentou os melhores resultados na relação com o peso. O consumo médio das mulheres estudadas era de 150 ml da bebida, cerca de duas taças. É importantíssimo lembrar que moderação sempre cai bem e beber em excesso pode causar o efeito exatamente contrário.

Nenhum comentário: