sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicas que amenizam as olheiras

O círculo escuro ao redor dos olhos é uma marca que muitas mulheres carregam pela vida toda. Causadas por um excesso de melanina (pigmento escuro) e congestão vascular na região, as olheiras são geralmente determinadas pela genética.
Mas cansaço e poucas horas de sono também podem causar esse incômodo.

"Algumas têm um componente maior de cor e outras de vasos. E pessoas atópicas (alérgicas) têm uma tendência maior a olheiras", explica a dermatologista Silvia Zimbres, da clínica Doux Dermatologia, de São Paulo. A médica Danielle Macedo Bertino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-SP), lembra que fumo, bebida, álcool, TPM e até rinite e má alimentação também propiciam o aparecimento das olheiras.

Prevenir as que são causadas geneticamente é uma tarefa quase impossível, mas é possível amenizá-las. "Para as olheiras crônicas, o melhor tratamento é a luz intensa pulsada, com respostas de médias a excelentes", diz Silvia. "O laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O de luz pulsada emite um feixe de luz que, atraído pela cor da região escura, causa a fragmentação do pigmento, clareando a pele", explica a nossa colunista e médica dermatologista Daniela Graff.

Já as passageiras, causadas pelo cansaço, por exemplo, podem ser amenizadas com compressas geladas, que podem ser feitas com água boricada ou chá de camomila, em casa mesmo. "Utilizar cremes que diminuam a congestão de vasos e manchas na região também ajudam", garante Danielle.

Esses cremes devem ser à base de substâncias clareadoras e descongestionantes, como os ácidos kójico e glicólico, vitamina K, e lotus rutina. "Com a ajuda da cosmetologia, o processo de clareamento pode mesmo ser mais rápido", declara o cosmetólogo Marcelo Schulman.

Daniela dá mais dicas caseiras para melhorar a aparência das olheiras. "Colocar rodelas finas de batata ou grossas de pepino sobre os olhos por 20 minutos com água fria pode ajudar", garante. Ela ainda indica colocar salsinha fresca picada em gazes, sobre os olhos, na mesma quantidade de tempo. Outra dica é colocar chá de camomila em formas de gelo e, depois, aplicar as pedrinhas (com gaze) sobre cada olho, por 10 minutos.

Um tratamento que pode ajudar a melhorar o aspecto da região é o preenchimento com ácido hialurônico, feito com agulha. "Ele atenua o efeito de sombra que acontece em algumas pessoas, geralmente as que têm a órbita mais profunda e rosto mais alongado", explica Silvia. "Ele traz excelentes resultados para as olheiras que além de escuras são profundas", concorda Danielle.

A carboxiterapia também é eficiente no tratamento às olheiras. "A aplicação de gás carbônico medicinal diretamente na região proporciona vasodilatação, com estímulo da circulação e consequente melhora de fluxo sanguíneo", explica Daniela. O processo é tranquilo e dura cerca de 10 minutos. "Outro efeito importante é a resposta do organismo ao 'descolamento da pele' provocado pelo gás. O organismo responde formando muito colágeno, proporcionando uma melhora na flacidez e na espessura da pele", garante.

Nenhum comentário: