quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dicas para ficar em paz no Pediatra

Ir ao médico com o filhote não deve e nem precisa ser uma tortura. Reunimos alguns segredos para promover a paz geral na hora de levar o seu pequeno ao consultório!

Ir ao médico com o filhote não deve e nem precisa ser uma tortura. Reunimos alguns segredos para promover a paz geral na hora de levar o seu pequeno ao consultório e para obter resultados otimizados na consulta. Veja abaixo:

Nas segundas-feiras o tempo de espera é maior
Se você está planejando levar seu filho ao consultório do pediatra logo na segunda-feira de manhã, é melhor planejar tudo novamente. Escolha outro dia da semana se não houver urgência, pois é o dia em que há mais consultas marcadas às pressas, por conta das crianças que ficam doentes no fim de semana.

Segundo a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, as sextas-feiras também costumam ser dias de consultório cheio. O ideal é escolher os outros dias da semana, em que o tempo de espera é menor e o clima na recepção se torna mais agradável, pois não há aquela pressão de correria e atrasos.

Dê preferência, marque a consulta nos primeiros horários, como logo pela manhã ou após o almoço. É comum as pessoas se atrasarem no final da tarde em razão do trânsito --e este é mais um fator de estresse!

A internet pode ser sua melhor amiga
Pesquisar sintomas na internet pode auxiliar na tomada de decisões, como, por exemplo, descobrir quão grave pode ser a situação de seu pequeno. Mas tudo precisa ser feito com muuuita cautela, para não haver pânico de diagnósticos errados e sem uma prévia consultoria médica.

Pesquisas sobre alimentação, sono e funcionamento do intestino são as mais frequentes. Auxiliam também na hora de enumerar os sintomas da criança para o pediatra, facilitando a conversa no consultório.

Lembre-se: não vá achar que é especialista, a internet é útil para eliminar dúvidas rápidas e superficiais. E nada de automedicação!

Você pode agendar uma consulta com maior duração
Se você estiver com dúvidas, ou preocupações em relação à saúde ou desenvolvimento de seu bebê, não perca tempo e tente agendar uma consulta com maior duração.

Não há nada pior do que sair do consultório com dúvidas, então adiante com seu pediatra que você precisa de um tempo extra e esclareça toda e qualquer dúvida.

Os funcionários lembrarão como é seu comportamento
Nós sabemos como é difícil manter o bom humor com um bebê chorando na sala de espera, mas não custa nada tentar manter a calma.

Quanto mais agradável for sua postura, mais ajuda você receberá da equipe de funcionários de seu pediatra. Simpatia e educação são aliadas em qualquer ambiente, principalmente em uma sala de espera.

Você não precisa ficar na sala de espera
A parte mais estressante de uma consulta médica é sobreviver à fila de espera, onde crianças cansadas e doentes se sentem irritadas por estarem naquela situação.

Se a espera for longa, informe à recepcionista que você e seu filho ficarão no corredor ou próximo do consultório. Ela poderá te ligar quando for sua vez ou você mesmo pode conferir de cinco em cinco minutos se já pode entrar na sala do médico.

Você pode levar brinquedos
Os brinquedos da sala de espera de consultórios pediátricos por mais que sejam limpos não conseguem se livrar totalmente de alguns vírus.

Criança quando brinca gosta de descobrir o objeto, e, para isso, muitas vezes colocam o brinquedo na boca --o que pode tanto transmitir doenças. Você pode levar os brinquedos de seu filho, que além de serem mais seguros, garantem a distração do pequeno enquanto vocês esperam a vez.

Desligue o celular
Você pode adorar o toque de seu celular, mas nada mais desagradável do que ouvi-lo durante a consulta, não é verdade? Se você não puder acompanhar seu filho durante a consulta, envie um acompanhante e explique o que o seu filho tem, além do básico histórico médico da criança, sem precisar telefonar de dois em dois minutos. A consulta pode acabar em vão, pois detalhes importantes podem ser perdidos no "telefone sem fio".

“A consulta dura, no mínimo, 45 minutos, é preciso que o médico e o paciente fiquem concentrados e evitem desvios. O ideal é desligar o telefone”, explica Dra. Maria Cristina Senna Duarte.

O remédio custa R$100,00?
Seu pediatra não está preocupado com o valor dos remédios prescritos, mas, sim, com a saúde de seu paciente. Mas, se a situação financeira não está muito boa em casa, não tenha vergonha de perguntar se há opções mais em conta do mesmo medicamento.

“É sempre bom discutir o custo do remédio”, explica Duarte. “Nem sempre partir para o genérico ajuda. Às vezes o medicamento genérico não corresponde ao remédio indicado para o tratamento. O ideal é conversar com o pediatra e avaliar o que é melhor para a saúde da criança”.

Você pode criar uma consulta agradável para seu filhote
Os pediatras adoram quando os pais facilitam a consulta. É normal que as crianças fiquem assustadas ao entrar no consultório. Os pais devem tentar acalmar o filho. Segurar no colo e explicar os procedimentos funciona em boa parte dos casos. Nada melhor do que carinho e uma boa comunicação.

Leve na bolsa
Antecipe a consulta: Você acha que demorará mais do que o usual? Se a resposta for sim, não esqueça de colocar brinquedos e livro na bolsa, para acalmar o pequeno, além de lanchinhos, como suco e bolachas, para aliviar a fome enquanto esperam a vez.

Nenhum comentário: