domingo, 1 de novembro de 2009

Confira as dicas para uma gravidez saudável

Na gravidez, a mulher passa por várias transformações. A cabeça muda, e o corpo também. Por isso, é uma fase de muitos cuidados com a pele, cabelo, alimentação... Veja dez dicas para você passar os nove meses se sentindo linda e recuperar sua antiga forma sem estresse.

1. Anti-envelhecimento: Durante o período gestacional, a mulher pode prevenir sua pele do envelhecimento precoce, realizando tratamentos que restabelecem o equilíbrio alterado pela ação do tempo, mantendo a beleza natural. Limpeza de pele, Peeling de Cristais e Máscaras Antiaging são alguns dos tratamentos que podem ser feitos nesse período. Os cremes mais indicados são aqueles que possuam: grãos de uva e café, que são antioxidantes.

2. Manchas: Na gravidez ocorre aumento da pigmentação da pele, causado pelos altos níveis de estrogênio. Conseqüentemente, algumas áreas do corpo podem ficar mais escuras, como os mamilos, a linha mediana abdominal e a região genital. A pele do rosto também apresenta maior facilidade para manchar, causando o chamado melasma ou cloasma gravídico. Cremes com vitamina C, peeling de cristais e máscaras clareadors a base de turmalina ajudam a clarear.

3. Estrias: Causa de enorme desconforto para as grávidas, as estrias são mais comuns em mulheres de pele branca. Surgem no final da gestação, geralmente na última semana, e são mais freqüente no abdômen, seios, brancos e dorso. Para evitar estrias, é importante hidratar diariamente as áreas mais propensas, além de tratamento específico. Peeling de cristais são indicados tanto na gravidez quanto no período de amamentação para evitar a formação das estrias, já que este é um tratamento com grande potencial para o estímulo de colágeno. Cremes com óleo de amêndoas, óleo de macadâmia, uréia, alantoína e ácido hialurônico são essenciais para manter a pele hidratada.

4. Inchaço: A drenagem linfática é recomendada para grávidas, pois minimiza a retenção de líquidos durante o período e previne o aparecimento da celulite, desde que realizada com movimentos lentos e suaves. Especialistas aconselham a massagem uma vez por semana até o sétimo mês. A partir daí, duas vezes por semana, pois na reta final a retenção hídrica é maior.

5. Acne: Por influência de fatores hormonais, na gravidez podem surgir acnes, sim, principalmente se você não tomar cuidado com a limpeza da pele. Como forma de controlar a acne e a oleosidade, peeling de cristal, limpeza de pele e produtos a base de enxofre e na forma de gel são boas saídas.

6. Rachaduras no mamilo: Alguns especialistas recomendam que, durante o banho, é bom esfregar uma escova de dente ou uma buchinha nos mamilos. Isso vai deixá-los mais resistentes para quando a criança for amamentada. Se a pele estiver mais “grossa”, evitará as rachaduras.

7. Intervenções estéticas: Plásticas e lifting envolvem os mesmos riscos de uma cirurgia e só devem ser feitos após o desmame. O mesmo é aconselhado para produtos que mexam com os músculos. Por isso, é importante evitar cremes que contém DMAE e o uso da toxina botulínica até parar de amamentar.

8. Filtro solar: Como no período gestacional a pele do rosto apresenta maior facilidade para manchar, é importante usar, diariamente, filtro solar com fator de proteção alto (mínimo 30) para se proteger tanto dos raios UVA, quanto os UVB. Além disso, sempre use chapéu ou boné.

9. Cabelos: A tintura é nociva por conter amônia, substância que, em contato com o couro cabeludo materno, é transportada pelo sangue, podendo causar má formação fetal e até aborto. O melhor é usar algo mais natural como a henna, que não entra em contato com todo couro cabeludo.

10. Ácidos e peelings químicos: Evite cremes que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácidos hidroxi e retinóis - especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez. Estas substâncias não são aconselhadas, pois podem ser absorvidos pela sua pele, podendo chegar rapidamente até o bebê em desenvolvimento.

Nenhum comentário: