domingo, 5 de julho de 2009

Dicas para trabalhar em casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Ter a possibilidade de organizar seu horário da maneira que bem entender, não precisar aventurar-se no trânsito para ir ao escritório, poder sair no meio do expediente sem que o chefe reclame. Entre outras, são essas algumas das vantagens que enchem os olhos de quem tem que cumprir a risca o que as empresas exigem.

O psicólogo e consultor organizacional Felipe Pierry faz parte do grupo que deixa muitos com inveja. Executa as tarefas na área de seleção e treinamento em sua residência há mais de 20 anos e aprova a experiência.

Ele ressalta que a lista de pontos positivos é realmente grande, mas, para usufruí-la, é preciso superar empecilhos que podem surgir durante a rotina. Adaptar seus horários, deixar de lado os problemas domésticos e manter o networking (rede de contatos) são desafios que normalmente aparecem no meio do caminho. E, caso não sejam superados, podem atrapalhar, e muito, o rendimento.

Quando começou a trabalhar em casa, Pierry esbarrou em alguns desses problemas e conta que é preciso dedicação para driblá-los. "Cheguei a virar a noite trabalhando, mas hoje me organizo bem", exemplifica.

Portanto, quem quer aproveitar as regalias de trabalhar em casa tem que estar preparado para adaptar-se às mudanças e a colocar em prática uma série de detalhes. Está disposto? Então, vamos lá.

1) Seja disciplinado e flexível
Não é porque trabalha no conforto de sua casa que pode abrir mão de prazos. Muito pelo contrário. Os clientes não vão deixar de cobrar o resultado do projeto no fim do período estipulado.

"A maioria dos problemas em relação ao trabalho freelance tem origem no não cumprimento de prazos", afirma Marco Antonio Soraggi, diretor do Catho Negócios, portal voltado para trabalho freelancer da Catho Online.

Portanto, antes de combinar datas, monte um cronograma para desenvolver o trabalho. Só assim terá certeza de quando conseguirá cumprir a meta. Depois, monitore-se constantemente para seguir o planejamento.

Quem exerce sua função em casa tem a possibilidade, vista como privilégio por alguns, de montar seus horários. No entanto, nem sempre conseguirá almoçar ou dedicar-se a alguma atividade específica no exato momento que havia imaginado. Flexibilidade é a solução do problema. "Quando tenho um cliente com certa urgência, preciso mover meus horários de café-da-manhã ou almoço", exemplifica Pierry.

2) Reserve tempo para momentos de lazer
É no momento de analisar quantas horas deve trabalhar por dia que surge mais uma das dúvidas. Qual é o ideal? "Essa resposta envolve a disposição de cada um para o trabalho, assim como a necessidade de renda de cada profissional", diz Soraggi.

O que delimita a questão é a necessidade de reservar um tempo para dedicar-se a você. Afinal, ninguém é de ferro. "Se o cansaço for o seu limite de trabalho, isso é um erro. Não pode chegar ao limite físico, porque tem de ter tempo para outras atividades que goste, como sair, ver televisão, ler um livro", complementa Pierry.

Muitas vezes, a pessoa fica tão compenetrada com a atividade que acaba esquecendo dos horários. O alarme do celular, por exemplo, é uma boa aposta nesses casos. Coloque-o para tocar na hora que gostaria de encerrar o expediente, almoçar, jantar ou sair.

3) Desligue-se dos problemas da casa enquanto trabalha
Para a atividade profissional render, nada de ficar com os problemas domésticos na cabeça. Deixe de lado os irmãos, pais, filhos, marido, esposa, cachorro e, até, o papagaio.

É claro que isso não é tão simples assim. Contar com a compreensão de todos é uma ajuda e tanto. Tem de ficar claro para os outros que precisa de tranquilidade para trabalhar e que o ideal é que não o incomodem a todo instante. Aliás, ressalte que só o interrompam se realmente for urgente.

Outro fator que tira a atenção é o telefone. Uma dica é investir em dois números. "Um somente para contatos comerciais e outro para contatos sociais. Atender o segundo durante o trabalho, nem pensar", indica Soraggi.

4) Invista em um escritório em casa
Ter um espaço próprio, onde o profissional possa se isolar para trabalhar, é fundamental. Também é uma forma de estabelecer limites para outros moradores.

O escritório não precisa ser grande, mas tem de aliar conforto e praticidade. "Deve ser um espaço de trabalho e ser respeitado como tal. Faxina, somente quando não estiver trabalhando lá", ressalta o diretor da Catho Negócios.

Como vai passar boa parte do dia no local, preste atenção nas cadeiras e mesas, para evitar problemas de coluna. Elas devem ser adequadas ao seu tamanho. Os pés precisam ficar apoiados no chão e, o antebraço, na mesa. "Deve-se sentar com a coluna reta, formando um ângulo de 90° com o quadril", explica o professor de ortopedia da Faculdade de Medicina do ABC, Walter Yoshinori Fukushima.

Aposte em prateleiras, gavetas e armários, que garantem espaço para seus materiais. O escritório deve ser bem iluminado para que não force a visão.

Quem se distrai facilmente tem de afastar tudo que desvie seu pensamento. Portanto, rádio e televisão não são bem-vindos no home office.

5) Acostume-se com a nova rotina
Não é difícil encontrar membros da família que achem que executar suas tarefas em casa não é trabalho de verdade. Suzerlei Carvalho, de 47 anos, passa por esse problema.

Ela fica desanimada com a experiência de fazer bordados manuais em seu apartamento por conta da falta compreensão do marido. "Reclama da conta de luz, já que bordo até de noite, do jantar sair um pouco tarde quando tenho muito trabalho ou de eu não estar disponível para alguma outra tarefa de casa, como ir ao mercado".

Nesse caso, a dica é reforçar que é uma fonte de renda como qualquer outra. Agora, se o próprio trabalhador sente-se incomodado com isso, o ideal é seguir alguns detalhes da rotina de quem vai a uma empresa.

Pode até ser mais confortável, mas não fique de pijama o dia inteiro. Faça o que faria se tivesse de sair: tome banho, faça a barba (no caso de homem), se maquie (no caso de mulher), vista uma roupa legal. "Se acha importante marcar ponto, anote em um caderno o horário que entra e sai. Se sente-se bem vestindo um uniforme, coloque-o", recomenda Pierry.

6) Mantenha-se atualizado e não deixe de lado o networking
Trabalhar fora significa mais contato com outros profissionais. É no meio de uma conversa em um corredor que surgem novas ideias, chances de um emprego melhor, dicas de cursos.

A rede de contatos, conhecida como networking, tem de continuar ativa até para quem não sai de casa. Ou não quer conseguir mais clientes e oportunidades interessantes de crescimento profissional?

Para isso, a internet é uma grande aliada. Publique seu portfólio em sites de trabalho e entre em grupos de discussão da sua área. "Eventualmente, ligue para as pessoas com quem trabalhou. Não precisa ter um assunto específico. Pergunte como está, o que tem feito? Mantenha um papo corriqueiro que não precisa ser muito extenso", ensina Pierry.

Estar atualizado é fundamental para qualquer profissão. Por isso, faça cursos e leia revistas, livros e jornais. Converse com amigos e conhecidos, o que também colabora para ter diferentes visões sobre determinados fatos

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Um comentário:

Anônimo disse...

eu hoje faço isso trabalho em casa tem suas responsas mas é otimo