Apesar de parecerem bem nutridas 2 bilhões de pessoas sofrem de Fome Oculta, em países ricos e pobres. O mundo inteiro está engordando e a má alimentação é a causa da obesidade mundial.
A Doutora em Ciência de Alimentos, Tatiana Pires adverte para um dos males do século XXI. Recentes pesquisas dão conta que os brasileiros estão cada vez mais obesos por conta da má alimentação e mesmo parecerendo "bem nutridas", estas pessoas podem estar sofrendo de um mal frequente no mundo contemporâneo, a fome oculta.
A Dra. Tatiana Pires afirma que a Fome Oculta é uma deficiência mundial na dieta de vitaminas e minerais (micronutrientes essenciais), atingindo mais de 2 bilhões de pessoas. "Este déficit dietário produz drásticas conseqüências na saúde pública dos países, especialmente em gestantes e crianças, uma vez que prejudicam o crescimento. Este mal, muitas vezes, não é clinicamente evidente e por isso recebe o nome de Fome Oculta", revelou a doutora.
De acordo com a especialista, a maior incidência deste mal se dá em regiões de poucos recursos onde os alimentos não são seguros para consumo e as pessoas estão mais vulneráveis. "A pobreza, a falta de acesso à uma alimentação adequada e a alta incidência de doenças infecciosas são fatores chaves", advertiu.
Esta deficiência prejudica a saúde pública e pode representar uma importante barreira no crescimento sócio-econômico de um país, assim como na educação e na produtividade. A cientista lembra que uma sociedade que sofre de baixa imunidade pode contrair doenças com mais facilidade e ter reduzida a capacidade mental e a produção no trabalho.
Combate a Fome Oculta
O combate à Fome Oculta foi o principal tema da Conferência Internacional de Nutrição, realizada em Roma, em 1992, com a presença de 159 países que endossaram esta preocupação num documento, a Declaração Mundial da Nutrição. Naquela ocasião, os participantes se comprometeram a realizar campanhas para eliminar as deficiências de iodo e vitamina A e de outros micronutrientes como o ferro.
Entre as formas viáveis de combate à Fome Oculta estão a fortificação de alimentos, a diversificação na dieta, ações de educação nutricional, prática de exercícios regulares, além da suplementação de vitaminas e minerais. Todavia, não é somente nos países subdesenvolvidos que a Fome Oculta atua. Países com grande oferta de alimentos industrializados também sofrem do mal.
terça-feira, 31 de maio de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Descubra a hora de desistir de um relacionamento

Pergunte às suas amigas. Certamente algumas delas vão dizer que está difícil namorar, encontrar alguém especial.
Até que de repente aparece uma pessoa na sua vida, como se tivesse caído do céu.
Ela é linda, beija bem, é carinhosa. E você, disposta a chutar sua carência para bem longe, entra de cabeça e faz de tudo para que este relacionamento dê frutos, lhe faça feliz. Mas com o passar dos dias, só você liga, só você se preocupa, só você corre atrás.
A frustração chega e a depressão também. E agora: é hora de pressionar o moço ou desistir de vez? "Creio que esta é, sem dúvida, a hora de olhar para nós mesmos e nos respeitarmos, nos valorizarmos e nos amarmos. Se não fizermos isso, a outra pessoa também não fará", afirma Rosana Braga, especialistas em relacionamentos interpessoais, jornalista e escritora.
Quando somente uma das partes quer levar o relacionamento a sério, Rosana lamenta, mas diz que o jeito é colocar um ponto final. "Se insistirmos na relação, a tendência é nos envolvermos mais e mais, dando margem às decorrentes decepções e frustrações", afirma a especialista. "Pode ser que um dia essa pessoa retorne, pronta para levar este relacionamento a sério", acrescenta.
Dar um basta é sempre muito difícil, porque sempre acreditamos que nossos esforços serão reconhecidos, que a pessoa vai acabar cedendo e perceber como é bom estar ao nosso lado. Mas nem sempre é assim. "Há pessoas que nunca mudam, principalmente porque não estão dispostas a isso. Agora quem quer, se deixa transformar, deixa o sentimento entrar", diz Rosana.
Outra atitude que muitas mulheres tomam é deixar a decisão nas mãos do outro. Esta até pode ser uma forma de "dar um tempo para si mesma", fazer uma auto-avaliação e analisar a intensidade dos sentimentos. Só que mais cedo ou mais tarde, a vida vai exigir que você tome uma iniciativa. "Duas pessoas não podem ficar juntas quando uma delas não quer, ou ainda, quando os desejos não estão no mesmo patamar. Mas a decisão de parar ou continuar depende só de você e do seu coração", afirma Rosana.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
O caipira fazendo terapia

Sessão de terapia de grupo.
Quatro pacientes estão reunidos na sala, com o seu terapeuta.
O terapeuta pede que se apresentem, que digam qual é sua atividade, e comentem, porque a exercem.
O primeiro diz:
- Me chamo Francisco, sou médico porque me agrada tratar da saúde e cuidar das pessoas.
O segundo se apresenta:
- Me chamo Angelo. Sou arquiteto porque me preocupa a qualidade de vida das pessoas e como vivem.
A terceira fala:
- Meu nome é Maria e sou lésbica. Sou lésbica porque adoro peitos e bundas femininas e fico louca só de pensar em fazer sexo com mulheres.
O quarto, um mineirinho coça a cabeça, pensa um pouquinho e então diz:
- Sô Tunico, e inté gorinha achava qui era pedrêro, mais cabei de discubrí qui sô é Lésbica...
quinta-feira, 26 de maio de 2011
A resposta masculina às mulheres

MULHERES - Dirigimos melhor...
RESPOSTA DOS HOMENS - Melhor que cegos!
MULHERES - Não ficamos carecas...
RESPOSTA DOS HOMENS - Se cabelo fosse bom não nascia embaixo do braço.
MULHERES - Temos um dia internacional...
RESPOSTA DOS HOMENS - Os outros 364 são nossos!
MULHERES - Temos prioridade em botes salva-vidas....
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós sabemos nadar!
MULHERES - Uma greve de sexo consegue qualquer coisa....
RESPOSTA DOS HOMENS - Inclusive um par de chifre!
MULHERES - A programacão da TV é 90% voltada pra nós...
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós temos DVD (e sabemos usar!)
MULHERES - Somos os primeiros reféns a serem libertados...
RESPOSTA DOS HOMENS - Porque nem sequestradores aguentam vocês!
MULHERES - A idade não atrapalha nosso desempenho sexual...
RESPOSTA DOS HOMENS - Mas atrapalha pra arrumar parceiro sexual!
MULHERES - Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias...
RESPOSTA DOS HOMENS - Caso contrário vocês podem se perder!
MULHERES - Se somos traídas, somos vítimas; se traímos, eles são cornos...
RESPOSTA DOS HOMENS - Se somos traídos elas são putas, se traímos somos garanhões!
MULHERES - Somos capazes de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo....
RESPOSTA DOS HOMENS - Mas incapazes de executar ao menos uma completa de cada vez!
MULHERES - 98% da indústria de cosméticos e 89% da indústria da moda são voltadas pra nós...
RESPOSTA DOS HOMENS - 98% da indústria de cerveja e 89% da indústria automobilística são voltadas para nós!
MULHERES - 99% dos homens não cuidam da aparência pessoal...
RESPOSTA DOS HOMENS - 99% da beleza feminina sai com água e sabão!
MULHERES - Não nos desesperamos em frente a um campo de grama com 1 bola e 22 mulheres...
RESPOSTA DOS HOMENS - Nós não nos desesperamos frente ao pedal da embreagem!
MULHERES - Fazemos tudo o que um homem faz, e de salto alto!...
RESPOSTA DOS HOMENS - Quero ver mijar em pé!
MULHERES - Podemos dormir com nossas amigas sem sermos chamadas de lésbicas...
RESPOSTA DOS HOMENS - Podemos dormir com suas amigas que elas não contam pra vocês!
quarta-feira, 25 de maio de 2011
COMO TRATAR AS PESSOAS GROSSAS E MAL EDUCADAS

Para todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária da GOL.
Destrua um ignorante sendo original, como ela foi.
Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria
ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo quando
teve que lidar com um passageiro que provavelmente, merecia voar junto com a
bagagem...
Um vôo lotado da GOL foi cancelado.
Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de
passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou o bilhete e disse:
- Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na primeira classe!
A funcionária respondeu :
- O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas
pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila.
Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo. O passageiro ficou
irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:
- Você faz alguma idéia de quem eu sou ?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone anunciando:
- Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal).
E continuou:
- Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido...
se alguém é responsável por ele, ou é seu parente, ou então se puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada.
Além das gargalhadas descontroladas de todos ainda levou uma calorosa salva de palmas...
Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
- Eu vou te foder!
Sem recuar, ela sorriu e disse:
- Desculpe meu senhor, mas mesmo para isso, o senhor vai ter de esperar na fila, pois já tem muita gente querendo o mesmo.
Assinar:
Postagens (Atom)