quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Provável cura da AIDS é anunciada

Ainda é tudo muito preliminar e os próprios cientistas estão com um pé atrás, mas um grupo alemão acredita ter evidências de cura de um paciente norte-americano com Aids utilizando células-tronco adultas.

Timothy Ray Brown, 44, que vive em Berlim, tinha também leucemia, e por isso recebeu as células-tronco, retiradas da medula óssea de um doador.

O doador das células que Brown recebeu no transplante tinha uma mutação: não produzia a proteína CCR5, fundamental para a multiplicação do vírus HIV no organismo humano.

Após o transplante em 2007, o paciente foi acompanhado pelos pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim.

Em 2009, eles publicaram um artigo científico que falava no "sumiço" do vírus HIV. Agora, na revista científica "Blood", já falam de "evidência de cura".

Os pesquisadores lembram que, como o estudo envolve somente um paciente, é necessário ter cautela antes de dizer com certeza que se chegou a uma cura para a Aids. É necessário repetir o trabalho muitas vezes ainda para que se tenha conclusões mais concretas.

Além disso, transplantes de medula são arriscados. Brown, por ter leucemia, teria de fazer um de qualquer jeito, mas submeter pacientes com Aids ao tratamento seria perigoso, ainda mais sabendo que hoje é possível sobreviver muitos anos sendo portador de HIV.

 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Universidade tem curso sobre Lady Gaga

"Lady Gaga e a Sociologia da Fama" é o nome da cadeira lecionada por um professor fã da estrela pop na Universidade da Carolina do Sul

O curso deverá abrir na primavera do próximo ano, partindo da análise de Lady Gaga como "um evento social", nas palavras do professor Mathieu Deflem, sociólogo belga e grande fã da cantora, que já a viu em 30 concertos.

"Portanto não é sobre a pessoa, não é sobre a música. É sobre esta coisa de ter 10 milhões de seguidores no Facebook e 6 milhões no Twitter. É um fenómeno social", justifica o professor.

Ao longo das aulas, os alunos analisarão as "dimensões sociologicamente relevantes da fama de Lady Gaga", para as estratégias de marketing, o papel dos media, os temas políticos, religiosos e relacionados com a sexualidade.

Deflem diz que pensou chamar ao curso "Sociologia da Fama" e usar Lady Gaga como exemplo. Mas depois pensou: "Oh, caramba, vamos fazer o curso todo sobre Lady Gaga e a sua ascensão para a fama".



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Curso de Educação de Jovens e Adultos

APENAS
R$45,00
Sem mensalidades
Indicado a Professores e Educadores. Como atuar na Educação de Jovens e Adultos.
70 horas • Início imediato
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um segmento destinado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de completar os estudos da Educação Básica na idade correta.

Indicado a professores, profissionais de educação e todos aqueles que tenham interesse na capacitação para a Educação de Jovens e Adultos, o curso aborda técnicas de alfabetização, mostra como adaptar-se à realidade dos alunos e ensinar de forma prática e didática.

Com a crescente concorrência por vagas no mercado de trabalho, cada vez mais jovens e adultos estão aproveitando para concluir seus estudos, gerando uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar com EJA.

A proposta deste curso online é, através de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, trazer elementos que possam auxiliar o profissional de educação – seja ele atuante com Educação de Jovens e Adultos ou no Ensino Fundamental e Médio, desenvolvendo habilidades para uma melhor interação com os seus alunos.
• Aprenda práticas educativas para lidar com diferentes faixas etárias
• Ajude, através de seu trabalho, pessoas com dificuldades de aprendizado
• Desenvolva técnicas de organização e aproveitamento do espaço da sala de aula
• Saiba como utilizar novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem que ampliem a visão dos alunos
Além das vídeo-aulas, o curso conta também com apostilas que podem ser impressas e o apoio de um professor para tirar quaisquer dúvidas. Ao final, você recebe o certificado de conclusão em casa, sem custo adicional.

Matricule-se já:
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao9248&id=9558&url=cursos/educacao-jovens-e-adultos

Curso de Educação Ambiental

APENAS
R$30,00
Sem mensalidades

A natureza precisa da nossa ajuda. Saiba como fazer sua parte e ajudá-la.
45 horas • Início imediato

• Você sabe que o mercado de trabalho na área de preservação ambiental é um dos que mais cresce no mundo?
• Quer tentar a chance neste mercado ainda pouco concorrido e construir uma sólida carreira?
• Você tem uma carreira, um emprego, mas quer se diferenciar, e incrementar seu currículo com um conhecimento e uma atitude muito valorizados pelas empresas?
• Você se preocupa com o meio-ambiente, sabe que é preciso fazer alguma coisa urgentemente para preservar o planeta, para nós mesmos e para as próximas gerações? Você quer ajudar? Mas fazendo o quê? Como?

O Curso de Educação Ambiental indica as respostas: ele é especialmente organizado para quem deseja desenvolver seus conhecimentos básicos sobre temas de meio-ambiente, tanto por questões pessoais como para trabalhar em projetos de educação ambiental, em escolas e cursos, mas também em ONGs e empresas do setor.

Pesquisas comprovam que a consciência ambiental é uma das características mais valorizadas pelas grandes empresas na hora de selecionar seus próximos funcionários.

O Curso de Educação Ambiental é inteiramente on-line, com suporte de tutores, exercícios e certificado ao final.

Matricule-se já:
http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao9248&id=9558&url=cursos/amb.asp

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dicas para ficar em paz no Pediatra

Ir ao médico com o filhote não deve e nem precisa ser uma tortura. Reunimos alguns segredos para promover a paz geral na hora de levar o seu pequeno ao consultório!

Ir ao médico com o filhote não deve e nem precisa ser uma tortura. Reunimos alguns segredos para promover a paz geral na hora de levar o seu pequeno ao consultório e para obter resultados otimizados na consulta. Veja abaixo:

Nas segundas-feiras o tempo de espera é maior
Se você está planejando levar seu filho ao consultório do pediatra logo na segunda-feira de manhã, é melhor planejar tudo novamente. Escolha outro dia da semana se não houver urgência, pois é o dia em que há mais consultas marcadas às pressas, por conta das crianças que ficam doentes no fim de semana.

Segundo a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, as sextas-feiras também costumam ser dias de consultório cheio. O ideal é escolher os outros dias da semana, em que o tempo de espera é menor e o clima na recepção se torna mais agradável, pois não há aquela pressão de correria e atrasos.

Dê preferência, marque a consulta nos primeiros horários, como logo pela manhã ou após o almoço. É comum as pessoas se atrasarem no final da tarde em razão do trânsito --e este é mais um fator de estresse!

A internet pode ser sua melhor amiga
Pesquisar sintomas na internet pode auxiliar na tomada de decisões, como, por exemplo, descobrir quão grave pode ser a situação de seu pequeno. Mas tudo precisa ser feito com muuuita cautela, para não haver pânico de diagnósticos errados e sem uma prévia consultoria médica.

Pesquisas sobre alimentação, sono e funcionamento do intestino são as mais frequentes. Auxiliam também na hora de enumerar os sintomas da criança para o pediatra, facilitando a conversa no consultório.

Lembre-se: não vá achar que é especialista, a internet é útil para eliminar dúvidas rápidas e superficiais. E nada de automedicação!

Você pode agendar uma consulta com maior duração
Se você estiver com dúvidas, ou preocupações em relação à saúde ou desenvolvimento de seu bebê, não perca tempo e tente agendar uma consulta com maior duração.

Não há nada pior do que sair do consultório com dúvidas, então adiante com seu pediatra que você precisa de um tempo extra e esclareça toda e qualquer dúvida.

Os funcionários lembrarão como é seu comportamento
Nós sabemos como é difícil manter o bom humor com um bebê chorando na sala de espera, mas não custa nada tentar manter a calma.

Quanto mais agradável for sua postura, mais ajuda você receberá da equipe de funcionários de seu pediatra. Simpatia e educação são aliadas em qualquer ambiente, principalmente em uma sala de espera.

Você não precisa ficar na sala de espera
A parte mais estressante de uma consulta médica é sobreviver à fila de espera, onde crianças cansadas e doentes se sentem irritadas por estarem naquela situação.

Se a espera for longa, informe à recepcionista que você e seu filho ficarão no corredor ou próximo do consultório. Ela poderá te ligar quando for sua vez ou você mesmo pode conferir de cinco em cinco minutos se já pode entrar na sala do médico.

Você pode levar brinquedos
Os brinquedos da sala de espera de consultórios pediátricos por mais que sejam limpos não conseguem se livrar totalmente de alguns vírus.

Criança quando brinca gosta de descobrir o objeto, e, para isso, muitas vezes colocam o brinquedo na boca --o que pode tanto transmitir doenças. Você pode levar os brinquedos de seu filho, que além de serem mais seguros, garantem a distração do pequeno enquanto vocês esperam a vez.

Desligue o celular
Você pode adorar o toque de seu celular, mas nada mais desagradável do que ouvi-lo durante a consulta, não é verdade? Se você não puder acompanhar seu filho durante a consulta, envie um acompanhante e explique o que o seu filho tem, além do básico histórico médico da criança, sem precisar telefonar de dois em dois minutos. A consulta pode acabar em vão, pois detalhes importantes podem ser perdidos no "telefone sem fio".

“A consulta dura, no mínimo, 45 minutos, é preciso que o médico e o paciente fiquem concentrados e evitem desvios. O ideal é desligar o telefone”, explica Dra. Maria Cristina Senna Duarte.

O remédio custa R$100,00?
Seu pediatra não está preocupado com o valor dos remédios prescritos, mas, sim, com a saúde de seu paciente. Mas, se a situação financeira não está muito boa em casa, não tenha vergonha de perguntar se há opções mais em conta do mesmo medicamento.

“É sempre bom discutir o custo do remédio”, explica Duarte. “Nem sempre partir para o genérico ajuda. Às vezes o medicamento genérico não corresponde ao remédio indicado para o tratamento. O ideal é conversar com o pediatra e avaliar o que é melhor para a saúde da criança”.

Você pode criar uma consulta agradável para seu filhote
Os pediatras adoram quando os pais facilitam a consulta. É normal que as crianças fiquem assustadas ao entrar no consultório. Os pais devem tentar acalmar o filho. Segurar no colo e explicar os procedimentos funciona em boa parte dos casos. Nada melhor do que carinho e uma boa comunicação.

Leve na bolsa
Antecipe a consulta: Você acha que demorará mais do que o usual? Se a resposta for sim, não esqueça de colocar brinquedos e livro na bolsa, para acalmar o pequeno, além de lanchinhos, como suco e bolachas, para aliviar a fome enquanto esperam a vez.