Na medida em que cresce o volume de funcionários com acesso à web, aumenta a dúvida do que é aceitável ser feito no ambiente do trabalho. Você sabe que tudo o que faz e escreve pode ser controlado, já que é a empresa a fornecedora dos recursos de acesso à rede mundial de computadores?
Para explicar o que e como as companhias controlam seus funcionários, falamos com o consultor em segurança e autor de livros como “Segurança Sem Fio” e “Segurança Nacional”, Nelson Murilo.
O especialista ainda é responsável pela elaboração de políticas de segurança em órgãos governamentais, realiza testes de vulnerabilidade e investigação forense em bancos, financeiras, empresas aéreas e órgãos federais. Atualmente é diretor da Pangéia Informática.
As empresas têm ferramentas para controlar o que os funcionários fazem na web? Quais são as mais comuns?
Murilo - Existem ferramentas para controlar o que o funcionário faz na internet, como programas que monitoram ou bloqueiam acesso a redes sociais, webmails, sites de compartilhamento de arquivos entre outros. Existem também os que monitoram/bloqueiam a comunicação por meio de bate-papo, e-mails e voz sobre IP.
Estes controles são possíveis no local de trabalho, porque os meios são fornecidos pela empresa. Com o advento dos dispositivos móveis, porém, este controle se torna mais difícil e ao mesmo tempo mais necessário.
Algumas empresas permitem o uso de mensagens instantâneas. Elas podem controlar o conteúdo de bate-papo?
Murilo - Tecnicamente sim. E em geral as empresas estão amparadas legalmente para isso, já que fornecem os recursos de acesso ao funcionário. Sendo assim, a companhia espera que esses recursos sejam usados exclusivamente para trabalho.
O senhor sabe se as empresas controlam acessos a sites e o tempo que seus funcionários passam em cada um deles?
Murilo - Sim, algumas fazem isso. Normalmente não como uma forma de controle por si só, mas para poder negociar horas extras, por exemplo. Se um funcionário gasta mais tempo em sites considerados não relacionados ao trabalho será mais difícil convencer o chefe a aprovar horas extras, por exemplo.
O que os funcionários escrevem nos e-mails corporativos pode ser controlado?
Murilo - Sim, pois os recursos (equipamentos, link, conectividade etc) são fornecidos pela empresa. Porém, os profissionais precisam ser avisados dessa possibilidade. Eles normalmente assinam um termo aceitando essa condição na hora da contratação.
Em sua opinião, como os funcionários devem fazer para evitar problemas?
Murilo - Existem vários tipos de problemas em que um funcionário pode se envolver, como vazar informações sigilosas ou comprometer a imagem da empresa. A maneira mais simples de evitar complicações é perguntar a um superior antes de divulgar qualquer informação da empresa e usar o bom senso para falar do local de trabalho.
Poderia dar exemplos de funcionários que tiverem problemas depois que as empresas "investigaram" seu histórico na internet?
Murilo - São vários os exemplos. Desde profissionais demitidos pelo vazamento de informações, até demissão por envio de pornografia pelo e-mail corporativo. Foram demissões por justa causa, inclusive.
Em períodos como o da Copa, as empresas apertam o cerco para saber o nível de produtividade de funcionários e quanto eles andam assistindo de jogos?
Murilo - Isso varia de empresa para empresa. Em minha opinião, funcionários rendem mais quando podem ter uma válvula de escape. A Copa do Mundo é um momento excelente para aproximar as pessoas e integrar áreas que, normalmente, tem pouca afinidade. Estreitar laços de relacionamento é importante não só para melhorar o ambiente de trabalho, mas também pode refletir positivamente na produtividade.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Dica de site
Esse site é só pra quem gosta de JOGOS ONLINE:
http://gotya.com/?ref=9596
Cadastre-se lá e confira.
Dica de Proezass Blogspot.
http://gotya.com/?ref=9596
Cadastre-se lá e confira.
Dica de Proezass Blogspot.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
A volta das curvas perigosas
Na falta de pessoa melhor, podemos culpar a modelo Twiggy por transformar o corpo esquelético em padrão de beleza no final dos anos 1960. Até ela aparecer divulgando a minissaia, as grandes representantes do panteão de sex symbols femininos tinham formas generosas, fartos peitos e grandes coxas. Foi a época de Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Gina Lolobrigida, Sophia Loren, Jane Mansfield, Bettie Page, Brigitte Bardot, Ava Garner, entre outras, todas com a famosa característica de "ter o que pegar".
Mesmo nos anos 1970 e 1980, mulheres como Linda Carter, a eterna Mulher-Maravilha ou a atriz Kathleen Turner de Corpos Ardentes, lutavam bravamente para preservar aquilo que serve de fantasia a quase todos os homens, as curvas femininas, perdendo cada vez mais espaço para magérrimas como Brooke Shields, Farrah Fawcett, Bo Derek, Cheryl Ladd, Jacqueline Bisset e cantoras como Debbie Harry e Joan Jett.
Tudo parecia perdido no século 21, já que os desfiles de moda são repletos de cabides que andam, Madonna e Lady Gaga dão o tom do corpo feminino na música, e até mesmo a voluptuosa Catherine Zeta-Jones aparece sem suas famosas coxas em foto recente (culpou a forma física pela preparação para o musical A Litte Night Music, em cartaz na Broadway) e, de repente, as cheinhas contra-atacam. É só ver os corpos de Beyoncé, Jessica Simpson, Scarlett Johansson, Christina Hendricks (a secretária Joan Holloway da série Mad Men), Mariah Carey, Salma Hayeck e Eva Mendes para notar aquilo que os estilistas e as revistas femininas teimam em negar: nós, homens, adoramos mulheres com um algo a mais.
E é só a gente dizer isso para as garotas começarem a reclamar que isso não acontece na vida real e que ainda vamos atrás das magrinhas. O que buscamos mesmo é proporção no corpo. Obviamente que mulheres muito acima do peso não estão em harmonia e acabam tendo maior rejeição. Agora aquelas que possuem proporção nas suas formas, mesmo que o número na balança não seja o padrão instituído pela moda, ainda são bem mais atraentes que as chamadas ¿vara-pau¿.
E as brasileiras não podem reclamar já que aqui um dos padrões de beleza é justamente a coxa e a bunda grande. Scheila Carvalho foi escolhida a mulher mais sensual do Brasil tantas vezes pelos leitores da revista VIP que eles deram um prêmio honorário à menina e a tiraram das competições futuras e ainda temos a Mulher-Melancia, a Mulher-Samambaia e Preta Gil. E convenhamos, nenhuma das duas têm exatamente um corpinho de Audrey Hepburn. O que é interessante, porém, é que lá fora a sensação é a mesma.
A Universidade de St Andrews na Escócia soltou um relatório no ano passado mostrando que os rapazes de lá preferem uma Kate Winslet a uma Victoria Beckham. Um bando de jovens entre 18 e 26 anos tiveram que dar notas em relação à saúde, peso e atratividade de 84 fotos de rostos de garotas da universidade. As meninas em peso normal foram consideradas mais saudáveis e atraentes que aquelas que estavam abaixo do peso ou muito acima.
Ainda no campo científico, pesquisadores do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, provaram que garotas com curvas ativam as mesmas áreas do cérebro masculino que trabalham com "recompensas" e que também são acionadas por álcool ou drogas. Ou seja, as curvas nos deixam viciados e mais tontos ainda.
E enquanto elas se matam de fazer dieta para atender a algum clamor psicológico acabam ficando sem saber que ter um bumbum grande é bom para a saúde. Pelo menos foi o que apareceu no começo deste ano no International Journal of Obesity, quando um time de Oxford mostrou que a gordura no traseiro e nas coxas acaba limpando o corpo de ácidos danosos e age como um antiinflamatório, prevenindo as artérias de se entupirem. O mesmo não acontece se a gordura se acumular na cintura, fato danoso à saúde por poder causar problemas cardíacos e diabetes.
Com tudo isso em mente, só podemos fazer como os pintores renascentistas, o sabonete Dove e a Vogue italiana, que lançou recentemente o site Vogue Curvy devotado ás musas e à moda das moças com forte silhueta: louvar o corpo feminino do jeito que ele é e nos perder nas suas maravilhosas curvas perigosas. E que atire um comprimido de Herbalife aquele que não gosta disso.
Mesmo nos anos 1970 e 1980, mulheres como Linda Carter, a eterna Mulher-Maravilha ou a atriz Kathleen Turner de Corpos Ardentes, lutavam bravamente para preservar aquilo que serve de fantasia a quase todos os homens, as curvas femininas, perdendo cada vez mais espaço para magérrimas como Brooke Shields, Farrah Fawcett, Bo Derek, Cheryl Ladd, Jacqueline Bisset e cantoras como Debbie Harry e Joan Jett.
Tudo parecia perdido no século 21, já que os desfiles de moda são repletos de cabides que andam, Madonna e Lady Gaga dão o tom do corpo feminino na música, e até mesmo a voluptuosa Catherine Zeta-Jones aparece sem suas famosas coxas em foto recente (culpou a forma física pela preparação para o musical A Litte Night Music, em cartaz na Broadway) e, de repente, as cheinhas contra-atacam. É só ver os corpos de Beyoncé, Jessica Simpson, Scarlett Johansson, Christina Hendricks (a secretária Joan Holloway da série Mad Men), Mariah Carey, Salma Hayeck e Eva Mendes para notar aquilo que os estilistas e as revistas femininas teimam em negar: nós, homens, adoramos mulheres com um algo a mais.
E é só a gente dizer isso para as garotas começarem a reclamar que isso não acontece na vida real e que ainda vamos atrás das magrinhas. O que buscamos mesmo é proporção no corpo. Obviamente que mulheres muito acima do peso não estão em harmonia e acabam tendo maior rejeição. Agora aquelas que possuem proporção nas suas formas, mesmo que o número na balança não seja o padrão instituído pela moda, ainda são bem mais atraentes que as chamadas ¿vara-pau¿.
E as brasileiras não podem reclamar já que aqui um dos padrões de beleza é justamente a coxa e a bunda grande. Scheila Carvalho foi escolhida a mulher mais sensual do Brasil tantas vezes pelos leitores da revista VIP que eles deram um prêmio honorário à menina e a tiraram das competições futuras e ainda temos a Mulher-Melancia, a Mulher-Samambaia e Preta Gil. E convenhamos, nenhuma das duas têm exatamente um corpinho de Audrey Hepburn. O que é interessante, porém, é que lá fora a sensação é a mesma.
A Universidade de St Andrews na Escócia soltou um relatório no ano passado mostrando que os rapazes de lá preferem uma Kate Winslet a uma Victoria Beckham. Um bando de jovens entre 18 e 26 anos tiveram que dar notas em relação à saúde, peso e atratividade de 84 fotos de rostos de garotas da universidade. As meninas em peso normal foram consideradas mais saudáveis e atraentes que aquelas que estavam abaixo do peso ou muito acima.
Ainda no campo científico, pesquisadores do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, provaram que garotas com curvas ativam as mesmas áreas do cérebro masculino que trabalham com "recompensas" e que também são acionadas por álcool ou drogas. Ou seja, as curvas nos deixam viciados e mais tontos ainda.
E enquanto elas se matam de fazer dieta para atender a algum clamor psicológico acabam ficando sem saber que ter um bumbum grande é bom para a saúde. Pelo menos foi o que apareceu no começo deste ano no International Journal of Obesity, quando um time de Oxford mostrou que a gordura no traseiro e nas coxas acaba limpando o corpo de ácidos danosos e age como um antiinflamatório, prevenindo as artérias de se entupirem. O mesmo não acontece se a gordura se acumular na cintura, fato danoso à saúde por poder causar problemas cardíacos e diabetes.
Com tudo isso em mente, só podemos fazer como os pintores renascentistas, o sabonete Dove e a Vogue italiana, que lançou recentemente o site Vogue Curvy devotado ás musas e à moda das moças com forte silhueta: louvar o corpo feminino do jeito que ele é e nos perder nas suas maravilhosas curvas perigosas. E que atire um comprimido de Herbalife aquele que não gosta disso.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
As coisas mais caras do mundo
O ator mais caro do mundo
Segundo a Forbes, entre junho de 2004 a junho de 2005, Mel Gibson embolsou mais de 185 milhões de dólares, cifra que o converteu no ator com maiores rendimentos durante um ano.
Já o ator mais bem pago num único filme é difícil de precisar, pois além do salário, alguns atores recebem uma parte proporcional dos rendimentos do filme. Neste sentido, possivelmente seja Tom Cruise o ator mais caro. Ainda que não tenha recebido nem um só dólar como salário, tinha direito a 20% dos rendimentos do filme A Guerra dos Mundos (que já deve ter arrecadado uns 600 milhões de dólares em todo o mundo).
A atriz mais cara do mundo
Surpresa! Não é Julia Roberts, que está em segundo lugar pelos 24 milhões de dólares que embolsou pelo Sorriso de MonaLisa. Na atualidade a atriz mais bem paga do mundo é Reese Witherspoon, que cobrou 29 milhões de dólares por Our Family Trouble, um filme de terror atualmente em desenvolvimento.
Ainda que algumas atrizes também recebam em função dos rendimentos obtidos pelo filme, nenhuma superou estes valores.
O filme mais caro da História:
O dinheiro não traz a felicidade e também não garante um sucesso. Isso pode ser certamente afirmado ao ver a lista dos filmes com maiores custos de produção da história (gastos que não incluem publicidade, anúncios, posters, etc). Muitas dessas fitas tornaram-se depois estrondosos fracassos. Há 2 rankings diferentes, em função da existência ou não de inflação no período. Os 5 filmes mais caros tendo em conta a inflação:
* Guerra e Paz (1968): 560 milhões de dólares;
* Cleopatra (1963): 286 milhões de dólares;
* Titanic (1997): 247 milhões de dólares;
* Waterworld (1995): 229 milhões de dólares;
* Terminator 3 (2003): 216 milhões.
Os 5 filmes mais caros sem contar a inflação:
* King Kong (2005): 207 milhões de dólares;
* Superman Returns (2006): 204 milhões de dólares;
* Titanic (1997): 200 milhões de dólares;
* Spider-Man 2 (2004): 200 milhões de dólares;
* As Crônicas de Narnia (2005): 180 milhões de dólares;
O maior roubo a banco
Só umas poucas horas antes de que as bombas caíssem sobre o Iraque, Saddam Hussein ordenou a seu filho sacar 1 bilhão de dólares do Banco Central Iraquiano. Este é, de longe, o maior roubo a um banco jamais registado. 650 destes milhões apareceram mais tarde ocultos nas paredes do Palácio Imperial. Mas se nos restringirmos a um assalto "tradicional" de banco, o recorde é de um bando de 10 a 20 ladrões, que em Agosto de 2005, e depois de 3 longos meses preparando um túnel subterrâneo, conseguiram levar quase 165 milhões de reais do Banco Central de Fortaleza sem dar um tiro.
A Barbie mais cara do mundo
Trata-se da Barbie Diamante, co-desenhada pela Mattel
O carro mais caro do mundo. Mas alguns colecionadores já nem consideram o primeiro por ser hoje de propriedade da própria fábrica e consideram com sendo o mais caro o Bugatti Type 41 Royale. Também o mais exclusivo, já que foram produzidos somente 6 unidades (entre 1927 e 1933). Em 1990 um destes Bugattis foi vendido por 15 milhões de dólares no Japão.
Por sua vez o Bugatti Veyron 16.4 é atualmente o mais poderoso (1.001 cavalos de potência), caro (1,5 milhões de dólares), e veloz (até 407 km/h) carro do mundo em produção (dos que podem circular legalmente por estradas). O carro é construído pela Volkswagen AG, proprietária da Bugatti Automobiles SAS, que planeja fabricar somente 300 unidades.
Tom Cruise (que todo poderoso chegou num à estréia de Missão Impossível 3) e Ralph Lauren são alguns de seus poucos afortunados proprietários.
O celular mais caro do mundo
A companhia suiça fabricante de telefones celulares de luxo Goldvish apresentou em março um novo modelo de edição limitada, pertencente à linha Illusion, que teria em sua carcaça incrustações de ouro e platina e 120 quilates de diamantes. O preço final é de 1 milhão de dólares. O celular tem rádio Bluetooth, reprodutor de MP3, um cartão de memória de 2 GB, conexão Edge e uma câmara fotográfica de 8 megapíxels.
Em Maio de 2006, em um leilão beneficiente no Qatar, vendeu-se um aparelho com o número 666-6666, por um total de 2,8 milhões de dólares.
O video jogo mais caro do mundo
7 anos de desenvolvimento, e quase 20 milhões de dólares investidos, converteram o Shenmue, um título para a Dreamcast de Sega, no mais caro da história dos jogos. Apesar de seu altíssimo custo o jogo não impressionou muito e teve vendas medíocres. Na atualidade lançar um jogo de primeiro nível implica o trabalho de centenas de pessoas, uns 5 anos de esforço e 10 milhões de dólares. Em 1993 o aclamado Doom foi criado por 11 pessoas e um orçamento de 200.000 dólares.
O divórcio mais caro do mundo
Rupert Murdoch, dono do grupo de comunicação News Corporation (20th Century Fox, Sky, New York Post, MySpace.com, etc?) protagonizou o divórcio mais caro da história ao separar-se de Anna Murdoch. Estiveram casados durante 32 anos, e tiveram 3 filhos. Em 1998 ela pediu a separação e Rupert aceitou pagar a sua até então esposa 1,7 bilhões de dólares. 17 dias depois (já com 70 anos) se casava com uma de suas empregadas, a chinesa Wendi Deng (de 30 anos). Alguns nunca aprendem.
Recentemente há rumores que o bilionário presidente do Chelsea, o magnata russo do petróleo Roman Abramovich, enfrenta o pedido de divórcio mais custoso da história. Sua esposa, Irina (39 anos e 5 filhos), teria pedido 1,8 bilhões de dólares ao tornar-se público o romance deste com uma modelo de 23 anos.
O domínio da Internet mais caro:
Em 18 de Janeiro de 2006 a Escom LLC bateu o recorde, ao comprar de Gary Kremen, o por muitos desejado "sex.com"; o domínio da internet mais valioso: pagou-se a bagatela de 14 milhões de dólares. O segundo posto foi atingido também em 2006 pelo domínio "diamond.com", vendido por 7,5 milhões de dólares. Os demais da lista são:
* business.com (7,5 milhões de dólares);
* AsSeenOnTv.com (5,1 milhões);
* Altavista.com (3,3 milhões);
* Wine.com (2,9 milhões);
* Autos.com (2,2 milhões)
O hotel mais caro do mundo
O aposento de hotel mais caro do mundo é a Bridge Suite, do Hotel Atlantis, nas Bahamas. Esta original suite encontra-se situada na ponte que une as duas torres do centro, pelo que conta com uma vista inigualável. É decorada de vermelho, negro e ouro (muito ouro) e entre os convidados mais conhecidos que costumam frequentá-la está Michael Jackson. Uma estadia de um dia custa 25.000 dólares, isto é, mais de 1.000 dólares à hora.
Já o hotel mais caro construído é o Emirates Palace, em Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos). Custou 3 bilhões de dólares. O aposento mais barata sai por 773 dólares e o mais caro por 11.200 dólares.
O clip mais caro do mundo.
Com 7 milhões de dólares, Scream do Michael Jackson, é, de longe, o vídeo clip mais custoso jamais produzido. Levou 11 dias para ser rodado, e só a maquilagem de Michael custou 3.000 dólares.
Na lista seguem-lhe Victory de Puff Daddy (2,7 milhões) e Heartbreaker da inefável Mariah Carey (2,5 milhões).
O quadro mais caro do mundo
A maioria dos quadros mais famosos do mundo pertencem a museus, que raramente os vendem. É por isso que este preço é simbólico e representa o último valor pelo que foi adquirido. Se um quadro, como por exemplo a Mona Lisa, estivesse disponível, seria vendido sem sombra de dúvidas por qualquer cifra maior que as indicadas nesta lista. No Livro Guinness de Recordes aparece que a Mona Lisa tem o seguro com maior valor de toda a história da pintura. Foi taxado em mais de 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962, antes que o quadro percorresse os Estados Unidos durante alguns meses. Tendo em conta a inflação, o valor aproximado do quadro seria em 2007 de aproximadamente 670 milhões de dólares.
A lista dos maiores preços pagos em leilão (tendo em conta a inflação desde a compra):
* Retrato de Adele Bloch-Bauer (Gustav Klimt), vendido por 135 milhões de dólares em 2006.
* Retrato do Dr. Gachet (Vincent van Gogh), vendido por 82,5 milhões de dólares em 15 de maio de 1990 na Christie's (valor atual: 117 milhões de dólares).
* Bal au moulin da Galette, Montmartre (Pierre-Auguste Renoir), por 78 milhões em 1990 (valor atual: 110 milhões de dólares).
* Garçon à la pipe (Pablo Picasso), por 104,1 milhões de dólares em 2004 (valor atual: 107 milhões de dólares).
O objeto mais caro do mundo
O objeto mais caro não está na Terra, senão orbitando a 360 quilômetros acima desta. É a Estação Espacial Internacional. O custo estimado da ISS é de 100 bilhões de dólares, ainda que previsível que essa cifra seja maior. Sua construção estará completa em 2010, quando então será visível da Terra.
Segundo a Forbes, entre junho de 2004 a junho de 2005, Mel Gibson embolsou mais de 185 milhões de dólares, cifra que o converteu no ator com maiores rendimentos durante um ano.
Já o ator mais bem pago num único filme é difícil de precisar, pois além do salário, alguns atores recebem uma parte proporcional dos rendimentos do filme. Neste sentido, possivelmente seja Tom Cruise o ator mais caro. Ainda que não tenha recebido nem um só dólar como salário, tinha direito a 20% dos rendimentos do filme A Guerra dos Mundos (que já deve ter arrecadado uns 600 milhões de dólares em todo o mundo).
A atriz mais cara do mundo
Surpresa! Não é Julia Roberts, que está em segundo lugar pelos 24 milhões de dólares que embolsou pelo Sorriso de MonaLisa. Na atualidade a atriz mais bem paga do mundo é Reese Witherspoon, que cobrou 29 milhões de dólares por Our Family Trouble, um filme de terror atualmente em desenvolvimento.
Ainda que algumas atrizes também recebam em função dos rendimentos obtidos pelo filme, nenhuma superou estes valores.
O filme mais caro da História:
O dinheiro não traz a felicidade e também não garante um sucesso. Isso pode ser certamente afirmado ao ver a lista dos filmes com maiores custos de produção da história (gastos que não incluem publicidade, anúncios, posters, etc). Muitas dessas fitas tornaram-se depois estrondosos fracassos. Há 2 rankings diferentes, em função da existência ou não de inflação no período. Os 5 filmes mais caros tendo em conta a inflação:
* Guerra e Paz (1968): 560 milhões de dólares;
* Cleopatra (1963): 286 milhões de dólares;
* Titanic (1997): 247 milhões de dólares;
* Waterworld (1995): 229 milhões de dólares;
* Terminator 3 (2003): 216 milhões.
Os 5 filmes mais caros sem contar a inflação:
* King Kong (2005): 207 milhões de dólares;
* Superman Returns (2006): 204 milhões de dólares;
* Titanic (1997): 200 milhões de dólares;
* Spider-Man 2 (2004): 200 milhões de dólares;
* As Crônicas de Narnia (2005): 180 milhões de dólares;
O maior roubo a banco
Só umas poucas horas antes de que as bombas caíssem sobre o Iraque, Saddam Hussein ordenou a seu filho sacar 1 bilhão de dólares do Banco Central Iraquiano. Este é, de longe, o maior roubo a um banco jamais registado. 650 destes milhões apareceram mais tarde ocultos nas paredes do Palácio Imperial. Mas se nos restringirmos a um assalto "tradicional" de banco, o recorde é de um bando de 10 a 20 ladrões, que em Agosto de 2005, e depois de 3 longos meses preparando um túnel subterrâneo, conseguiram levar quase 165 milhões de reais do Banco Central de Fortaleza sem dar um tiro.
A Barbie mais cara do mundo
Trata-se da Barbie Diamante, co-desenhada pela Mattel
O carro mais caro do mundo. Mas alguns colecionadores já nem consideram o primeiro por ser hoje de propriedade da própria fábrica e consideram com sendo o mais caro o Bugatti Type 41 Royale. Também o mais exclusivo, já que foram produzidos somente 6 unidades (entre 1927 e 1933). Em 1990 um destes Bugattis foi vendido por 15 milhões de dólares no Japão.
Por sua vez o Bugatti Veyron 16.4 é atualmente o mais poderoso (1.001 cavalos de potência), caro (1,5 milhões de dólares), e veloz (até 407 km/h) carro do mundo em produção (dos que podem circular legalmente por estradas). O carro é construído pela Volkswagen AG, proprietária da Bugatti Automobiles SAS, que planeja fabricar somente 300 unidades.
Tom Cruise (que todo poderoso chegou num à estréia de Missão Impossível 3) e Ralph Lauren são alguns de seus poucos afortunados proprietários.
O celular mais caro do mundo
A companhia suiça fabricante de telefones celulares de luxo Goldvish apresentou em março um novo modelo de edição limitada, pertencente à linha Illusion, que teria em sua carcaça incrustações de ouro e platina e 120 quilates de diamantes. O preço final é de 1 milhão de dólares. O celular tem rádio Bluetooth, reprodutor de MP3, um cartão de memória de 2 GB, conexão Edge e uma câmara fotográfica de 8 megapíxels.
Em Maio de 2006, em um leilão beneficiente no Qatar, vendeu-se um aparelho com o número 666-6666, por um total de 2,8 milhões de dólares.
O video jogo mais caro do mundo
7 anos de desenvolvimento, e quase 20 milhões de dólares investidos, converteram o Shenmue, um título para a Dreamcast de Sega, no mais caro da história dos jogos. Apesar de seu altíssimo custo o jogo não impressionou muito e teve vendas medíocres. Na atualidade lançar um jogo de primeiro nível implica o trabalho de centenas de pessoas, uns 5 anos de esforço e 10 milhões de dólares. Em 1993 o aclamado Doom foi criado por 11 pessoas e um orçamento de 200.000 dólares.
O divórcio mais caro do mundo
Rupert Murdoch, dono do grupo de comunicação News Corporation (20th Century Fox, Sky, New York Post, MySpace.com, etc?) protagonizou o divórcio mais caro da história ao separar-se de Anna Murdoch. Estiveram casados durante 32 anos, e tiveram 3 filhos. Em 1998 ela pediu a separação e Rupert aceitou pagar a sua até então esposa 1,7 bilhões de dólares. 17 dias depois (já com 70 anos) se casava com uma de suas empregadas, a chinesa Wendi Deng (de 30 anos). Alguns nunca aprendem.
Recentemente há rumores que o bilionário presidente do Chelsea, o magnata russo do petróleo Roman Abramovich, enfrenta o pedido de divórcio mais custoso da história. Sua esposa, Irina (39 anos e 5 filhos), teria pedido 1,8 bilhões de dólares ao tornar-se público o romance deste com uma modelo de 23 anos.
O domínio da Internet mais caro:
Em 18 de Janeiro de 2006 a Escom LLC bateu o recorde, ao comprar de Gary Kremen, o por muitos desejado "sex.com"; o domínio da internet mais valioso: pagou-se a bagatela de 14 milhões de dólares. O segundo posto foi atingido também em 2006 pelo domínio "diamond.com", vendido por 7,5 milhões de dólares. Os demais da lista são:
* business.com (7,5 milhões de dólares);
* AsSeenOnTv.com (5,1 milhões);
* Altavista.com (3,3 milhões);
* Wine.com (2,9 milhões);
* Autos.com (2,2 milhões)
O hotel mais caro do mundo
O aposento de hotel mais caro do mundo é a Bridge Suite, do Hotel Atlantis, nas Bahamas. Esta original suite encontra-se situada na ponte que une as duas torres do centro, pelo que conta com uma vista inigualável. É decorada de vermelho, negro e ouro (muito ouro) e entre os convidados mais conhecidos que costumam frequentá-la está Michael Jackson. Uma estadia de um dia custa 25.000 dólares, isto é, mais de 1.000 dólares à hora.
Já o hotel mais caro construído é o Emirates Palace, em Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos). Custou 3 bilhões de dólares. O aposento mais barata sai por 773 dólares e o mais caro por 11.200 dólares.
O clip mais caro do mundo.
Com 7 milhões de dólares, Scream do Michael Jackson, é, de longe, o vídeo clip mais custoso jamais produzido. Levou 11 dias para ser rodado, e só a maquilagem de Michael custou 3.000 dólares.
Na lista seguem-lhe Victory de Puff Daddy (2,7 milhões) e Heartbreaker da inefável Mariah Carey (2,5 milhões).
O quadro mais caro do mundo
A maioria dos quadros mais famosos do mundo pertencem a museus, que raramente os vendem. É por isso que este preço é simbólico e representa o último valor pelo que foi adquirido. Se um quadro, como por exemplo a Mona Lisa, estivesse disponível, seria vendido sem sombra de dúvidas por qualquer cifra maior que as indicadas nesta lista. No Livro Guinness de Recordes aparece que a Mona Lisa tem o seguro com maior valor de toda a história da pintura. Foi taxado em mais de 100 milhões de dólares em 14 de dezembro de 1962, antes que o quadro percorresse os Estados Unidos durante alguns meses. Tendo em conta a inflação, o valor aproximado do quadro seria em 2007 de aproximadamente 670 milhões de dólares.
A lista dos maiores preços pagos em leilão (tendo em conta a inflação desde a compra):
* Retrato de Adele Bloch-Bauer (Gustav Klimt), vendido por 135 milhões de dólares em 2006.
* Retrato do Dr. Gachet (Vincent van Gogh), vendido por 82,5 milhões de dólares em 15 de maio de 1990 na Christie's (valor atual: 117 milhões de dólares).
* Bal au moulin da Galette, Montmartre (Pierre-Auguste Renoir), por 78 milhões em 1990 (valor atual: 110 milhões de dólares).
* Garçon à la pipe (Pablo Picasso), por 104,1 milhões de dólares em 2004 (valor atual: 107 milhões de dólares).
O objeto mais caro do mundo
O objeto mais caro não está na Terra, senão orbitando a 360 quilômetros acima desta. É a Estação Espacial Internacional. O custo estimado da ISS é de 100 bilhões de dólares, ainda que previsível que essa cifra seja maior. Sua construção estará completa em 2010, quando então será visível da Terra.
terça-feira, 6 de abril de 2010
MITO: Parar de comer NÃO emagrece.
Quem nunca ouviu que "queijo amarelo tem mais gordura que o branco", "beber líquido durante a refeição aumenta a barriga", "comer à noite engorda", "deixar de comer emagrece"? Mas, afinal, o que realmente é verdade ou não passa de mito? Esclareça sete questões, de acordo com informações listadas pela nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo:
1) Queijo amarelo tem mais gordura que o branco: Verdade
A cor amarela está ligada ao alto teor de gordura do leite. Sendo assim, os queijos amarelos também são mais calóricos em comparação com os brancos. Confira as calorias fornecidas por 30g de opções do produto: uma fatia do queijo minas frescal tem 79; duas colheres de sopa do cottage, 30; uma fatia de ricota, 50; uma fatia de parmesão, 118; e uma porção de gorgonzola, 144.
Rico em proteínas, gorduras, carboidratos, sais minerais (sódio, potássio, magnésio, cobre, cálcio e fósforo) e vitaminas (A, B e D), o queijo é considerado um dos alimentos mais nutritivos que se conhece. Assim como os outros derivados do leite, a recomendação, segundo o Guia Brasileiro Alimentar (2005), é de três porções ao dia, que devem ser consumidas no café-da-manhã ou nos intervalos das grandes refeições (lanche da manhã, lanche da tarde ou ceia).
2) Comida japonesa não engorda: Mito
Como qualquer comida, a japonesa pode engordar se for consumida em excesso. Pode-se saboreá-la até mesmo todos os dias, desde que fique atento às quantidades e à forma de preparo dos alimentos (fuja das frituras).
O sashimi (150g) de salmão traz 316,5 calorias, enquanto o de atum, 219. Cada oito unidades de sushi acrescentam 240 calorias à refeição. O shoyu não tem valor calórico alarmante (1 colher de sopa proporciona 9 calorias), mas isso não significa que deve se empolgar e pecar pelo excesso, até porque apresenta alto índice de sódio.
A culinária japonesa é bastante saudável por fornecer proteínas e ômega 3. É rica também em produtos feitos a partir da soja, que reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. No entanto, é deficiente em ferro, já que o cardápio não conta com carne vermelha.
Os antioxidantes, que ajudam no combate ao envelhecimento, estão presentes em alimentos amplamente utilizados nas iguarias orientais, como no gengibre (que facilita a digestão), nos cogumelos (cujo ácido glutâmico auxilia o sistema imunológico) e no chá-verde (fonte de vitamina K, necessária à coagulação normal do sangue).
3) Beber líquido durante a refeição aumenta a barriga: Mito
Esse mito provavelmente surgiu pelo fato de que, quando se ingere alguma bebida, acontece uma dilatação momentânea do estômago. Além disso, o líquido pode comprometer a acidez gástrica necessária a uma boa digestão e absorção de nutrientes, o que leva à possibilidade de fermentação de carboidratos, processo que causa aumento na formação de gases e dá a sensação de distensão abdominal.
Para evitar problemas digestivos, não exagere na quantidade e prefira um copo pequeno de água ou de suco de frutas cítricas, que são fontes de vitamina C e ajudam na absorção do ferro presente em leguminosas e verduras escuras. Deixe de lado os líquidos gaseificados, como refrigerantes, e os sucos artificiais, porque não contêm nutrientes importantes e ainda são ricos em açúcar.
4) Deixar de comer emagrece: Mito
Quem deixa de comer com o intuito de diminuir o peso está para lá de equivocado. Pode até achar que perdeu alguns quilinhos indesejáveis com esse sacrifício, mas longos períodos sem se alimentar levam à redução do funcionamento do metabolismo e a consequência é que o corpo não queima as calorias devidamente. Portanto, o efeito é o inverso do esperado.
As pessoas que limitam drasticamente as refeições ou até mesmo acabam com elas ainda sofrem com fraqueza, cansaço, desconforto gástrico e carência de alguns nutrientes importantes ao organismo. Se quiser ficar de bem com a balança, nada melhor do que apostar em uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Vamos lá, afaste a fadiga e mexa-se!
5) Beber água gelada em jejum emagrece: Mito
Não há comprovação de que consumir água gelada em jejum emagrece, uma vez que a água em si não tem o poder de queimar calorias e nem de reduzir medidas. O líquido, no entanto, pode contribuir com o emagrecimento de outras formas.
Ingeri-lo e realizar pequenas refeições entre as principais ajuda a se sentir mais saciado no almoço ou jantar. "Nosso estômago tem a capacidade limitada de dilatar até dois litros. Com a ingestão de líquidos ao longo do dia, é relativamente preenchido, diminuindo a necessidade de ingestão de alimentos." Além disso, água e alimentos ricos em fibras aumentam a formação do bolo fecal, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.
6) Alimentos diet são menos calóricos que os convencionais: Mito
Produtos diet são aqueles que restringem completamente algum tipo de nutriente, como açúcar, proteínas, gordura e sódio. O chocolate dietético, por exemplo, não tem açúcar, mas é mais calórico que o tradicional devido à maior adição de gordura. "Com a retirada de algum nutriente, o alimento pode até apresentar uma diminuição nas calorias, mas isso não quer dizer que seja menos calórico do que o convencional. Deve-se verificar se essa redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet."
7) Comer antes de deitar engorda: Mito
O metabolismo realmente fica mais lento à noite, mas isso não significa que comer nesse período vai levar a um aumento de peso. Basta tomar alguns cuidados para afastar o risco. A refeição noturna, realizada após o jantar (cerca de três horas depois), deve ser mais leve e em pouca quantidade. Esqueça salgadinhos, frituras, refrigerantes. A sugestão da nutricionista Alessandra Paula Nunes é consumir uma das seguintes opções: fruta, leite desnatado batido com fruta, iogurte desnatado natural ou de frutas, aveia com alguma fruta e mel, suco de fruta.
1) Queijo amarelo tem mais gordura que o branco: Verdade
A cor amarela está ligada ao alto teor de gordura do leite. Sendo assim, os queijos amarelos também são mais calóricos em comparação com os brancos. Confira as calorias fornecidas por 30g de opções do produto: uma fatia do queijo minas frescal tem 79; duas colheres de sopa do cottage, 30; uma fatia de ricota, 50; uma fatia de parmesão, 118; e uma porção de gorgonzola, 144.
Rico em proteínas, gorduras, carboidratos, sais minerais (sódio, potássio, magnésio, cobre, cálcio e fósforo) e vitaminas (A, B e D), o queijo é considerado um dos alimentos mais nutritivos que se conhece. Assim como os outros derivados do leite, a recomendação, segundo o Guia Brasileiro Alimentar (2005), é de três porções ao dia, que devem ser consumidas no café-da-manhã ou nos intervalos das grandes refeições (lanche da manhã, lanche da tarde ou ceia).
2) Comida japonesa não engorda: Mito
Como qualquer comida, a japonesa pode engordar se for consumida em excesso. Pode-se saboreá-la até mesmo todos os dias, desde que fique atento às quantidades e à forma de preparo dos alimentos (fuja das frituras).
O sashimi (150g) de salmão traz 316,5 calorias, enquanto o de atum, 219. Cada oito unidades de sushi acrescentam 240 calorias à refeição. O shoyu não tem valor calórico alarmante (1 colher de sopa proporciona 9 calorias), mas isso não significa que deve se empolgar e pecar pelo excesso, até porque apresenta alto índice de sódio.
A culinária japonesa é bastante saudável por fornecer proteínas e ômega 3. É rica também em produtos feitos a partir da soja, que reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. No entanto, é deficiente em ferro, já que o cardápio não conta com carne vermelha.
Os antioxidantes, que ajudam no combate ao envelhecimento, estão presentes em alimentos amplamente utilizados nas iguarias orientais, como no gengibre (que facilita a digestão), nos cogumelos (cujo ácido glutâmico auxilia o sistema imunológico) e no chá-verde (fonte de vitamina K, necessária à coagulação normal do sangue).
3) Beber líquido durante a refeição aumenta a barriga: Mito
Esse mito provavelmente surgiu pelo fato de que, quando se ingere alguma bebida, acontece uma dilatação momentânea do estômago. Além disso, o líquido pode comprometer a acidez gástrica necessária a uma boa digestão e absorção de nutrientes, o que leva à possibilidade de fermentação de carboidratos, processo que causa aumento na formação de gases e dá a sensação de distensão abdominal.
Para evitar problemas digestivos, não exagere na quantidade e prefira um copo pequeno de água ou de suco de frutas cítricas, que são fontes de vitamina C e ajudam na absorção do ferro presente em leguminosas e verduras escuras. Deixe de lado os líquidos gaseificados, como refrigerantes, e os sucos artificiais, porque não contêm nutrientes importantes e ainda são ricos em açúcar.
4) Deixar de comer emagrece: Mito
Quem deixa de comer com o intuito de diminuir o peso está para lá de equivocado. Pode até achar que perdeu alguns quilinhos indesejáveis com esse sacrifício, mas longos períodos sem se alimentar levam à redução do funcionamento do metabolismo e a consequência é que o corpo não queima as calorias devidamente. Portanto, o efeito é o inverso do esperado.
As pessoas que limitam drasticamente as refeições ou até mesmo acabam com elas ainda sofrem com fraqueza, cansaço, desconforto gástrico e carência de alguns nutrientes importantes ao organismo. Se quiser ficar de bem com a balança, nada melhor do que apostar em uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Vamos lá, afaste a fadiga e mexa-se!
5) Beber água gelada em jejum emagrece: Mito
Não há comprovação de que consumir água gelada em jejum emagrece, uma vez que a água em si não tem o poder de queimar calorias e nem de reduzir medidas. O líquido, no entanto, pode contribuir com o emagrecimento de outras formas.
Ingeri-lo e realizar pequenas refeições entre as principais ajuda a se sentir mais saciado no almoço ou jantar. "Nosso estômago tem a capacidade limitada de dilatar até dois litros. Com a ingestão de líquidos ao longo do dia, é relativamente preenchido, diminuindo a necessidade de ingestão de alimentos." Além disso, água e alimentos ricos em fibras aumentam a formação do bolo fecal, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.
6) Alimentos diet são menos calóricos que os convencionais: Mito
Produtos diet são aqueles que restringem completamente algum tipo de nutriente, como açúcar, proteínas, gordura e sódio. O chocolate dietético, por exemplo, não tem açúcar, mas é mais calórico que o tradicional devido à maior adição de gordura. "Com a retirada de algum nutriente, o alimento pode até apresentar uma diminuição nas calorias, mas isso não quer dizer que seja menos calórico do que o convencional. Deve-se verificar se essa redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet."
7) Comer antes de deitar engorda: Mito
O metabolismo realmente fica mais lento à noite, mas isso não significa que comer nesse período vai levar a um aumento de peso. Basta tomar alguns cuidados para afastar o risco. A refeição noturna, realizada após o jantar (cerca de três horas depois), deve ser mais leve e em pouca quantidade. Esqueça salgadinhos, frituras, refrigerantes. A sugestão da nutricionista Alessandra Paula Nunes é consumir uma das seguintes opções: fruta, leite desnatado batido com fruta, iogurte desnatado natural ou de frutas, aveia com alguma fruta e mel, suco de fruta.
Assinar:
Postagens (Atom)