quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe suína na gravidez, previna-se!

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, dos 96 óbitos já registrados por conta da influenza A (H1N1), 52 foram do sexo feminino (54,2%) e, do total de mulheres, 14 eram gestantes.

Os números fazem com que muitas gestantes fiquem mais preocupadas. Até agora, o motivo para que elas façam parte do grupo de risco é a sua baixa imunidade no período da gestação. "Isso é algo natural na gravidez, é uma forma da mãe não criar anticorpos ao organismo estranho que recebeu, no caso, o bebê ", explica Orlando Gomes da Conceição, infectologista do hospital São Luiz.

Também nessa fase, além do sistema imunológico, coração e pulmão também são alterados para que mãe e bebê tenham plena saúde. Com o organismo mais vulnerável, as chances de contrair uma gripe comum ou mesmo o novo vírus são mais fáceis de ocorrer.

Segundo o infectologista, por enquanto somente a fragilidade no sistema de defesa da gestante é considerada como principal fator para as gestantes serem mais vulneráveis a gripe suína. "Nenhum estudo comprovou outras causas, mas ainda não é possível concluir nada porque as pesquisas continuam", acrescenta.

Outro agravante desta gripe está na capacidade do vírus atacar as células pulmonares de forma mais rápida e violenta, principalmente na gravidez. O infectologista também afirma que ainda não foi comprovado se o vírus é transmitido de mãe para filho durante a gestação, isso apenas pode ocorrer durante o parto.

Caso as futuras mamães tenham alguns dos sintomas: febre, falta de ar, tosse, dor de garganta e/ou nas articulações, elas devem procurar imediatamente auxílio médico. É importantíssimo que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, assim evitam-se complicações futuras para mãe e bebê. Se confirmada a doença, a gestante é medicada com antiviral, assim como qualquer outro paciente.

Orlando indica que as gestantes redobrem os cuidados com a higiene, entre eles, manter as mãos sempre limpas e lavá-las depois de tossir ou espirrar, cobrir a boca com um lenço também antes de tossir e espirrar, usar álcool gel, máscaras protetoras e não compartilhar toalhas e objetos de uso pessoal.
Além disso, elas devem evitar aglomerações e lugares fechados e em hipótese alguma usar medicamentos sem orientação médica. "Se ela ou o próprio filho forem detectados com esta gripe, o mais correto é os dois se manterem afastados por um tempo, para evitar complicações futuras. O próprio médico orientará quando é possível o contato", finaliza o infectologista.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dica para iniciantes em corridas

 Muitas pessoas têm vontade de correr, mas acham que cansam
só de olhar...

Na verdade acham que não conseguiriam correr por
muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza.
Se você é uma destas pessoas,
dê a "volta por cima" e insista
na procura e prática de uma atividade que lhe dê prazer.

Correr pode lhe trazer muitos benefícios, entre eles:

-Ajuda no processo de emagrecimento ou manutenção
do peso.

-Melhora o condicionamento cardiorespiratório.

 

"As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso
ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões"

-Libera o estresse acumulado.

-Prevenção de muitas doenças.
-Prevenção da insônia.

-Fortalece os ossos, músculos, tendões
e ligamentos.

-Melhora o seu estado de ânimo.


Mas, como começar?

Esta é uma pergunta que muita gente faz. Assim, apontamos abaixo, algumas dicas e sugestões para os principiantes:

- Antes de tudo, faça uma avaliação física incluindo um teste ergoespirométrico. Esta avaliação pode ser feita numa clínica ou laboratório, numa academia, clube ou através do seu médico.

- Procure um profissional que possa montar um programa de corrida para você e que possa acompanhar o seu caso.

- Faça um programa alimentar com um nutricionista, adequado as suas necessidades.

- Use um tênis apropriado para corrida com sistema de amortecedor.

- Procure saber o tipo de pisada que você tem. Desta forma, você pode compensar o problema e até comprar um tênis que possa ser mais adequado a você.

- Faça muito alongamento antes e depois da corrida.

- O descanso é tão importante quanto o treino. Preocupe-se em dormir bem, cerca de 8 horas.

- Tenha paciência e perseverança, pois o começo não é tão fácil.

- Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores.

- Faça um acompanhamento médico, tanto de um ortopedista se houverem dores, quanto de um cardiologista para exames anuais.

- As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões.

- Faça um diário de treinamento anotando o tempo de corrida, as sensações sentidas, a freqüência cardíaca etc. Anote tudo.

- Comece alternando caminhada com corrida, por exemplo:

1ª semana: caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.

2ª semana: caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente completando 30 minutos.

3ª semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

4ª semana: caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

5ª semana: caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

6ª semana: caminhe 1 minuto e corra 4 minutos alternadamente até completar 30 minutos.

7ª semana: caminhe 1 minuto e corra 5 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.

8ª semana: caminhe 3 minutos e corra 7 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.

9ª semana: caminhe 5 minutos corra 10 minutos e caminhe 5 minutos.

10ª semana: caminhe 5 minutos, corra 15 minutos e caminhe
5 minutos.

11ª semana: caminhe 5 minutos, corra 20 minutos e caminhe 5 minutos.

12ª semana: caminhe 5 minutos, corra 25 minutos e caminhe 5 minutos.

13ª semana: caminhe 5 minutos, corra 30 minutos e caminhe 5 minutos.

- Faça este treino três vezes por semana.

- Depois que você estiver correndo por 30 minutos, poderá fazer outra atividade aeróbia como a natação ou a bicicleta mais duas vezes por semana em dias alternados a este treino.

- Faça musculação de duas a três vezes por semana em dias alternados a este treino para fortalecer os ossos, músculos,
tendões e ligamentos.

- Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira.
Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares, calçadas etc.

- No começo é mais fácil respirar pela boca.

- Para evitar o flato, tente não comer durante as duas horas anteriores ao treino, evite alimentos e bebidas como água com
gás, doces etc. Não comece a correr rápido demais, inicie a corrida devagar ou trotando.

- Tire sempre as suas dúvidas com bons profissionais.

Mantenha a forma neste inverno!

Atenção às tentações da estação. Comer é ótimo; as guloseimas parecem ainda mais tentadoras do que de costume no inverno; e, ainda por cima, aquele chocolate quente está piscando pra você.

Pois calma, muita calma. Respire fundo e leia as nossas dicas. Você pode, sim, matar a vontade de um monte de maravilhas invernais, mas há sempre uma opção que dá menos culpa no final.

Emagreça a pipoca
Ela é a companheira ideal daqueles momentos em frente da TV - momentos que se multiplicam no inverno. Portanto, tome nota: se estourada no óleo vegetal, ao invés de margarina ou manteiga, mantêm-se as propriedades do milho e diminuem-se as calorias. Outra dica é não carregar no sal, pois ele ajuda o corpo a reter líquido.

Chocolate quente sem culpa
Não dá para passar pelo inverno sem esse blockbuster da estação. Mas ele engorda... então, uma dica é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó, que, diferentemente dos achocolatados, não contém açúcar. Adoce com adoçantes dietéticos.

Atenção às sopas
Elas podem se transformar em inimigas da sua balança. Principalmente porque dão aquela sensação de que são levinhas... Mas, acredite, as sopas são perigosas no inverno. Principalmente as que precisam ser engrossadas. Boas opções são as que levam palmito, aspargos, abóbora ou milho (mais cremosas). Coloque no cardápio também as sopas sem creme de leite, principalmente as de legumes. Além de saborosas, são mais saudáveis.

Torradas e pães
Aí é complicado, né? Quem não curte um pãozinho recém-saído do forno no café-da-manhã (ou naquele lanchinho da tarde)? A dica, aqui, é optar pelos pães integrais; para acompanhá-los, prefira geleias naturais ou diet, patê de peru ou cream cheese light. Evite (ou tente evitar) o requeijão; mesmo na versão light, ele é uma bomba calórica.

Queijo e vinho
Outro item indispensável da lista de inverno - até porque tem tudo a ver com a estação. Mas é preciso ter cuidado. O ideal é dar preferência a queijos brancos. Uma dica é consumi-los com orégano e azeite de oliva extravirgem. Já no quesito vinhos, estabeleça uma ou duas taças por dia. E prefira, quando possível, os tintos, que são menos calóricos que os brancos ou rosés.

Bebidas quentinhas
Uma boa notícia: o café tem teor calórico baixíssimo. Portanto, invista nele, mas cuidado para não tomá-lo somente com leite integral. Prefira os desnatados. E troque o açúcar e o mel pelo adoçante dietético. Outra boa dica são os chás de ervas.

Mais é menos
Uma dica fundamental nesta estação é comer mais vezes durante o dia. Para isso, diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal no inverno e aumente a ingestão de lanches durante seu dia - mas siga as dicas acima, hein?

Almoço e jantar
Não é a coisa mais fácil do mundo de se fazer, mas vale a pena. Durante o inverno, nas principais refeições diárias, substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados e inclua saladas em pelo menos uma delas para aumentar o contato do organismo com vitaminas e sais minerais.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O dia de princesa das "gordinhas"

"Só no carão, gente! Poderosas, que arraso!" Palmas e depois um abraço forte na amiga ao lado. Foi no melhor clima "eu me amo", que um grupo de 12 mulheres acima do peso - do manequim 44 ao 54 - encerrou uma sessão de fotos durante um dia inteiro. Detalhe: o figurino, comum entre elas, era uma camisola sexy que evidenciava bem a silhueta.

As lingeries fizeram parte de apenas um pedaço da sessão. Durante sete horas, o fotógrafo Hilton Costa, usou toda a sua bagagem em clicar modelos profissionais, e tirou o melhor de 12 mulheres aparentemente tímidas. Depois dos primeiros cliques, algumas já mostraram total desprendimento. "Quero uma foto deitada. Mas veja o melhor ângulo, hein?", disse Neilane Silva. Com peças íntimas ou looks sensuais, a proposta era ousar na atitude e provar que toda mulher tem seu lado fatal, independente do número do manequim.

O encontro, batizado de Dia da Modelo Plus Size, foi uma iniciativa do blog Mulherão da jornalista Renata Poskus, que por um ano, divide sonhos e experiências e alavanca a auto-estima de mulheres nem um pouco esquálidas ou insatisfeitas com suas curvas. Aliás, tipos Bündchen, não são exemplos a serem seguidos ou corpos a serem copiados. "Quis mostrar que também somos capazes de ficarmos sensuais, bonitas, mesmo com quilinhos a mais", disse Renata, que não parece desagradar à balança depois de perder oito quilos.

Depois de uma farta vaquinha, mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e São Bernardo do Campo bancaram o "Dia de Princesa", que aconteceu essa semana, na capital paulista. Às nove da manhã, elas já ganharam make e penteados dignos de um verdadeiro editorial de moda para ninguém botar defeito. Três marcas especializadas emprestaram peças e acessórios para a tão esperada sessão de fotos. Interessada na proposta das meninas, a direção da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) cedeu o estúdio fotográfico, uma de suas salas e acompanhou todo o processo para o vídeo documentário Ditadura da Magreza.

Teve até modelo profissional "plus size" para auxiliar nas produções e a fazer olhar 43. "Foi um encontro muito bacana e fiz questão de estar aqui para mostrar que não é preciso se esconder atrás de roupas escuras ou largas. O que conta mesmo é a atitude", disse Andrea Boschim, que já atua como modelo há seis anos.

Um espectador bastante interessado no movimento destoava da composição feminina. O gerente de marketing Rafael Steinhoff, de 27 anos, não só acompanhava o vai e vêm das moças como ajudava em particular uma delas, Rebecca Steinhoff. Casados há três anos, Rafael esteve com a mulher o dia todo e a auxiliava na hora de compor os looks. "Acho essa ideia ótima. Não existe mulher mais linda do que aquela que gosta dela mesma", disse, parabenizando a ação da mulher. "Eu estou me achando linda. Não me maquiava desde o dia do meu casamento há três anos, agora vou adotar essa prática", disse a mulher.

"Eu mesma desencanei. Sou a mais velha da turma, com 42 anos, e acho que a gente tem mais é que brincar, se divertir e se amar. A gente amaciou bastante o ego com toda essa produção e sessão de fotos", disse Roberta Bittencourt. O culto às reais formas chamou a atenção de programas como Domingo Espetacular, da Record, e A Noite É uma Criança, da Band, a revista feminina AnaMaria e o site Terra (o único portal a cobrir o encontro). A proposta agora é dar continuidade aos encontros e levantar sempre a bandeira da real beleza. "Essa foi uma oportunidade de fortalecermos os laços e discutirmos sobre problemas como a diferença de numeração dos manequins, que oscilam muito de uma marca para outra. Não achei que essa iniciativa tomaria proporções tão importantes e estou muito feliz com o resultado", disse Renata.

Perfumes inspirados em "Jornadas nas Estrelas"


Parece que o universo geek está mesmo se tornando coisa fashion. Depois de os óculos estilo nerd virarem moda, agora chega ao mercado uma linha de perfumes inspirada na série Star Trek, traduzida para Jornada nas Estrelas no Brasil.

Para as mulheres, o perfume foi batizado de Pon Farr e, pelo nome, deve ser mesmo eficiente para atrair o sexo oposto. No seriado, era um evento que acontecia a cada sete anos em que os "vulcanos", nome dados a seres de outro planeta, deveriam encontrar um par. Se isso não acontecesse, tornavam-se violentos e morriam.

Apesar de parecer do espaço, o perfume Pon Farr traz elementos bem conhecidos dos terráqueos: limão, flor de lótus, lírios, sândalo, pêssego e amora silvestre. O produto é da empresa americana Genki Wear, que possui outros licenciamentos de séries como Buffy, a Caça-Vampiros.

Para comemorar a Comic Com 2009, um dos principais eventos da cultura pop mundial, a empresa lançou uma colônia masculina de edição limitada chamada de KHAAANN!!, referência ao vilão Khan Noonien Singh. Ainda na linha, há o Tiberius, em referência ao capitão James Tiberius Kirk, e o Red Shirt, uniforme de alguns personagens da série. Os perfumes são vendidos no site da empresa.